Que está na moda animes protagonizados por animais antropomorfizados já ficou bem claro. Vimos animes desse tipo saírem temporada atrás de temporada, e nada leva a crer que a moda irá acabar tão rápido.

Mas acho que entre todos eles, que eu me recorde ao menos, não tivemos nenhum com o foco principal no mistério. Porque sim, “Odd Taxi” é um mistério e tem tudo para ser um dos bons.

O protagonista do anime se chama Odokawa, uma morsa excêntrica que trabalha como taxista. Logo quando vi o anime imaginei aquilo que ele bem poderia ser. Isto é, um slice of life descontraído onde veríamos pequenas histórias dos diferentes passageiros daquele táxi.

Mas quando me deparei com a sinopse constatei, o que se confirmou no próprio episódio, que a ideia do anime seria bem mais ousada. Ainda assim resolvi dar uma chance, e valeu a pena.

O anime é de fato um mistério, com direito a investigação e tudo. Embora não seja uma investigação focada num personagem-investigador (figura esta que em muitas história é literalmente um detetive) mas sim em diferentes núcleos narrativos que se complementam e que juntos revelam o mistério abordado pelo anime.

Além de dar um clima investigativo muito interessante ao anime. Isso só é possível pois “Odd Taxi” não se resume ao seu protagonista e aos passageiros de seu taxi. Há mais personagens, e que devem ser melhor explorados futuramente.

Mas talvez você esteja confuso sobre o motivo de eu não me interessar pela ideia do anime a princípio. E de fato isso nada mais é que um pré-conceito com animes de animais antropomorfizados. Acho até legal para uma comédia, ou um slice of life descontraído, mas qualquer coisa além disso começo a desconfiar.

E ao olhar essa ideia aliada a um estilo de animação simples via ambos desarmonizarem com um mistério-investigativo, tipo de história que geralmente pede por um texto denso e uma narrativa cativante. E para a minha surpresa o anime entregou estas duas coisas, pelo menos nesse primeiro episódio.

E sim, não direi que isso casou “perfeitamente” com a parte estética do anime, mas ao menos ambos estão em harmonia. E dependendo do que o anime busque dizer (se tiver alguma pretensão, é claro) talvez isso se mostre uma escolha interessante.

Sobre esse episódio, bem, acho que você deve tomar cuidado com o seu começo. Pessoalmente eu fui captado por ele logo em seu início, onde ouvimos um rádio soltando informações ao fundo, algo que quase nunca é sem significado.

Então logo de início eu já me atentei a esse tipo de diálogo e informação que são soltas como se nada fossem, mas que bem podem ser cruciais para a resolução do mistério. E o episódio inteiro teve um ritmo muito bom, leve e bastante intrigante.

Enfim, o ponto é que mesmo assim os primeiros minutos talvez sejam chatos e não cativem imediatamente. Todas as temporadas estão cheias de animes, com uma concorrência tão grade é natural que as pessoas se deixem levar por impressões tomadas às pressas. Muitas vezes certas, outras vezes injustas.

Mas gostaria de lembrá-los que esse tipo de história pede por um pouco mais de tempo e paciência para que possa ser apreciada. E geralmente, quando você se permite captar por ela pode perceber que na realidade ela já era interessante desde o seu início.

O anime tem sim uma atmosfera séria, aliada a um sentimento de desconforto, é como se o anime nos fizesse sentir que há algo de errado naquilo tudo. Mesmo que não sejamos capazes de perceber o que exatamente está fora do lugar, sabemos que há algo errado.

Ainda assim, o anime tem um clima leve que abre espaço para um humor muito bem colocado. A comédia por sinal esteve presente nesse episódio e gostei bastante do seu uso. Mas novamente, o anime é um mistério.

E a sua grande sacada está em saber aproveitar bem o foco narrativo. Adolescentes idiotas, policiais corruptos, valentões, idols, médicos dedicados, trabalhadores mal remunerados, e no meio disso tudo um taxista estranho e um mistério que se esconde nas sombras de uma cidade escura.

Claro, alguém desapareceu, esse vai ser o foco, o imã que atrairá todas as respostas para as questões que o anime irá levantar. Mas os núcleos são relevantes por si mesmos.

E “Odd Taxi” não apenas teve um primeiro episódio interessante devido ao seu mistério mas principalmente pela forma como ele revelou os seus elementos ao longo do episódio. O mistério tradicional focado em um personagem é como naquele conto de João e Maria, é apenas seguir a trilha de pão e chegar até a resposta.

Mas nesse tipo é mais como uma teia de aranha, isto é, todas as linhas parecem interligadas. E desatar estas linhas como se desata um nó é diferente de seguir os passos de um detetive investigador.

Enfim, é uma ideia interessante e que ao menos nesse primeiro episódio foi muito bem executada. Talvez ele mude o foco com a chegada de um personagem-investigador, mas esses dois tipos narrativos não são excludentes e podem sim colaborar em conjunto.

Mas gostei do que vi e se mantiver a qualidade deve ser um excelente mistério. Para quem se interessa pelo gênero eu recomendo dar uma chance. Até mais.

Comentários