Olá! Para começar este artigo de primeiras impressões já começo escrevendo que acompanho o mangá desta obra tem um tempo, então foi bem mais fácil conseguir acompanhar a ordem dos fatos. O mangá em si é um 4-koma, ou seja, formato em quatro quadros, mas quando algo é levado em consideração na história, os capítulos se tornam em formato serializado, ou seja, o formato que normalmente estamos acostumados a ler.

Comecei escrevendo dessa forma, pois para algumas pessoas o formato de contar a história tenha sido um pouco complicada para o anime, mas os eventos se ligam de alguma forma ou de outra. Como são histórias curtas, conseguiram condensar 3 capítulos em 1 episódio, então conseguiram mostrar em detalhes algo que no mangá talvez algumas pessoas não tenham percebido.

Eu não gosto do estúdio em si, mas no primeiro episódio eles conseguiram dar um esmero em algumas cenas, porém em outras, nem tanto…

Sasaki to Miyano é a adaptação do mangá de mesmo nome, escrito e desenhado por Harusono Shou (também autora de Hirano to Kagiura e de Butai ni Sake), é publicado em uma revista considerada shoujo, a Gene Pixiv, e conta a história de dois garotos que se conhecem em um evento um pouco inusitado.

Sasaki Shuumei, aluno do segundo ano, vê que Miyano Yoshikazu, do primeiro ano, está afoito por causa de uma briga. Até chega a tentar um contato telefônico com outro veterano, mas Sasaki já tinha aparecido para resolver. O fato é que este se apaixonou à primeira vista por seu novato, e mesmo ambos estudando em um colégio masculino, Sasaki chega a se perguntar se Miayno realmente era um menino.

Sasaki nem tinha pensado direito, na verdade, só sabia que tinha que fazer algo.

Com o passar do tempo, Sasaki confirma que, sim, Miyano era mesmo um garoto, pelo formato dos ossos, tanto das mãos, quanto dos ombros, e principalmente pela sua voz também. Como o veterano começou a prestar mais atenção aos papos do amado, resolveu perguntar casualmente sobre coisas que otakus falam normalmente, mas que qualquer outra pessoa não entenderia.

Nisso, Sasaki pergunta sobre mangás, e nisso conseguiu ler seu primeiro BL. Antigamente tinha uma discussão sobre Yaoi e Shounen Ai, que um seria um amor mais avassalador e com sexo presente, e o outro só com beijos e carinho, mas atualmente, seja algo mais forte, quanto mais fofinho, ambos são BL (Boys Love, sem apóstrofe). Sasaki é uma pessoa que gosta de falar o que dá na telha, enquanto Miyano é mais contido, porém, quando alguém fala do que ele mais gosta, fala pelos cotovelos.

Além de suas feições femininas, Sasaki também gosta do entusiasmo de Miyano, e isso o faz querer saber mais coisas sobre o garoto. Nisso, também acabou descobrindo que seu novato não gosta tanto de doces, porém não vê tanto problema em beber refrigerantes. Já Sasaki adora coisas doces, mas não é muito bom com bebidas alcoólicas.

A cara dele é igual à minha quando ingiro algo alcoólico.

Nessas descobertas um sobre o outro é que o anime vai caminhando a passos curtos sobre a vida dos dois, e a o amor de Sasaki por Miyano só aumenta cada vez mais, principalmente quando o novato entregou o band-aid ao seu veterano. Isso inclusive aconteceu antes de Miyano oferecer aquela bebida super doce que estava bebendo em uma das esquetes. Sasaki inclusive chegou a pensar sobre beijo indireto, mas resolveu não falar nada, pois o próprio Miyano nem percebeu.

Achei o anime uma fofura, principalmente em determinadas cenas, quando aparecem aquelas formas geométricas para acompanhar o clima da cena. A animação até que está boa em certas partes, como a de quando Sasaki pega no ombro de Miyano e o vira, mas em outras deixou a desejar, o que é normal do estúdio Deen mesmo, porém como é slice-of-life e bastante parado, não tem tanto problema.

A música de encerramento foi uma ótima escolha, embora as imagens não sejam tão boas assim, mas mostra que os dois vivem em um mundo deles e os outros só vão acompanhando, então, de certa forma, está no contexto, mas meio mal utilizado.

No geral, gostei bastante do anime, porém acredito que no formato que o mangá se encontra, talvez fique meio difícil de pegar algumas partes.


VOCABULÁRIO FUJODANSHI:

Uke: como disse Miyano, é o “passivo”. Muito se questionou sobre como seria o estereótipo de um uke, pois sempre tinha que ser o cara que tem feições femininas, o mais fraco, o mais tímido, e etc, e hoje em dia tem obras que você nem consegue distinguir qual dos dois é o uke. E às vezes a surpresa vem, quando o uke é um cara musculoso, por exemplo.

Seme: ele é o “ativo”. Também muito se questionou sobre seu estereótipo, já que anteriormente era o “macho-alfa” da relação, o cara másculo e viril, mas hoje tem obras surpreendentes que as fisionomias invertem e acho maravilhoso.

Seke: este não foi citado na obra, mas é o que podemos chamar de “flex”? Quando troca a posição, dependendo do par. Pode ser tanto o ativo, quanto o passivo. Infelizmente, não conheço muitas obras em que isso aconteça, mas aceito recomendações!

Pesquisa sobre, uke, seme e seke (apesar de yaoi estar em desuso hoje em dia), aqui.

Fudanshi: homem que gosta de anime/mangá BL. Miyano se autodenomina dessa forma, e os outros apenas acompanham. Inclusive, está doido para conhecer o companheiro de quarto de Hirano para ficar fantasiando os dois juntos (não que ele já não fique antes de conhecer). Fujoshi é mulher que gosta de anime/mangá BL, mas até hoje há discussão envolvendo a denominação no Brasil e em outras partes do mundo. Quando tiver tampo, desenvolvo mais sobre o assunto.

Obrigada por proporcionar mais um dia de imaginação fértil na cabeça de um fudanshi.

Moe: você não precisa ser exatamente fujoshi ou fudanshi para entender esta, mas se refere a personagens adoráveis, geralmente femininas.

Doujinshi: são mangás feitos por hobby, sem direitos autorais, geralmente para parodiar diversas obras já existentes. Pode envolver qualquer coisa, e tem vários que envolvem a relação de casais que nunca ocorreram ou nunca ocorrerão nas obras originais. Miyano disse que faria um mangá doujinshi de Sasaki, mas como este não sabe nem o que é isso, o fudanshi logo se retratou.


Muito obrigada por acompanhar este artigo até o final! o/

Comentários