Em um ano que vai ter não só as Olimpíadas, como também a Copa do Mundo, o Japão decide nos presentear com uma adaptação sobre futsal – ou ao menos é o que parece, considerando que pouco entendo do esporte. Para quem sentia falta de um anime desse estilo para se divertir, acho que temos aqui um representante singular e que se falha na seriedade, acerta na diversão.

Futsal Boys!!!!! é uma obra original encabeçada pela Diomedéa, que desde o estranho Ahiru no Sora em 2019, não deu mais as caras até trazer em 2021, o isekai The Saint’s Magic Power is Omnipotent. Como o último trabalho na área do esporte não foi dos melhores, confesso que minha expectativa para esse aqui não estava muito favorável, mas não é que ao fim do dia, achei uma pérola?

A história em si reúne um grupo de garotos que só querem jogar futsal e é isso. O que parece ser o protagonista “maior”, o Haru, ainda tem o clichê da pessoa que admira outra que viu jogar e ficou encantado, querendo ser igual a ele. Mas salve esse, não faço ideia de que proposito os demais tem para jogar isso.

Um conselho que dou para quem for assistir, é que vá com o pensamento correto quanto a obra, porque quanto menos você tentar se enganar, melhor será a sua experiência geral. Digo isso porque logo nos primeiros minutos, o anime deixa claro que não pretende ser um Haikyuu, Giant Killing, Slam Dunk, ou qualquer outro nome de peso semelhante.

Ao contrário, diria que ele almeja ser um primo de segundo grau de Kuroko no Basket, Inazuma Eleven e outros que apresentam o esporte que referenciam, mas a sua própria maneira e acho que é esse o acerto da estreia, entender o que quer e mostrar.

A sequência inicial nos mostra o flashback de um jogo entre Brasil e Japão, onde um jogador chamado Tennouji impressiona Haru, que literalmente não se importava nem um pouco com futsal ou qualquer coisa parecida, até vê-lo. No dito momento o tal jogador já nos dá uma mostra do que podemos esperar com um chute especial com direito a nome e tudo. Só por aqui já tive uma noção do que poderia esperar.

Daqui em diante é uma sequência de eventos caóticos e aleatórios, com direito até a delinquentes “bullynando” crianças que querem jogar bola. A série de conveniências também se soma a isso, apartir do momento que os protagonistas vão se conhecendo conforme “passam na rua”, e vão se juntando no time da escola sem qualquer preparo, discussão, soando como se já jogassem juntos antes e pronto.

Engraçado que esse povo mal foi apresentado, e já estava lá querendo impressionar como se estivessemos por dentro de suas histórias, ambições e etc. As próprias partidas também são dinâmicas e acontecem sem qualquer aviso prévio, não a toa já começamos com duas delas.

Falando dos personagens, preciso dizer que simpatizei com elenco de forma geral, pois todos são bobos como tinham que ser, o mais destoante é o Sakaki, porém ele preenche a cota do talentoso aborrecente que joga sozinho até se misturar com os novos amigos, então passa.

O potencial rival do protagonista tem heterocromia e a personalidade má de uma pessoa que humilha todos porque é bom, dando o ar da graça mais para o final, para causar aquela impressão. Fora ele, os delinquentes que introduziram as dinâmicas do time, os forçando a jogarem juntos, são uma verdadeira piada e o anime não esconde já que até a trilha sonora debocha deles – e isso é esquisitamente bom.

Se tem alguém que parece ter alguma ponta de profundidade, esse é o Tennouji que fizeram um mistério sobre o status atual dele como se tivesse algo grave – mas talvez isso só fosse servir para o Haru -, e o loiro amigo do Ryu, que parece ter algum ressentimento da época do ginásio. Vamos acompanhando para ver como as coisas vão se contornando no quesito “desenrolo” desse pessoal.

Falando assim, parece que odiei Futsal Boys!!!!! e que ele é uma droga que você deve passar direto? De forma alguma, não se enganem. Apenas pontuei o que o anime me entregou e a consciência que ele parece ter de si mesmo, dito isso, achei a estreia boa, divertida, enérgica e porque não, engraçada.

As pessoas tem uma mania muito grande de querer que tudo seja sempre muito sério, muito real, muito isso e aquilo, e quando não é vem o “nossa que lixo”. Mas pessoalmente dou muito valor a produções que fazem uma galhofa de vez em quando e não tem medo de ser isso, por vezes acertando exatamente em abraçar a sua identidade. Não vejo razão para um anime de esporte não ter exageros e maluquices, desde que saibam o que querem atingir e como fazer isso, não a toa os dois que citei lá em cima são populares e divertidos em suas respectivas propostas.

A obra ainda tem consigo um extra que me agradou, que é a sua animação, pois depois de algumas bombas recentes, eu esperava vários quadros estáticos, câmeras que não se movem e coisas do tipo, só que o estúdio virou o jogo e me entregou uma boa movimentação, alguns cortes com uma fluidez minimamente decente, em um resultado que não compromete as partidas nem um pouco – diferente de uns, né Cramer.

Sinceramente não consigo prever o que virá pela frente, mas se não tentar se desviar do que realmente é e trabalhar direitinho na animação, acho que Futsal Boys!!!!! tem um bom caminho pela frente, fazendo uso da sua atmosfera leve, colorida e da sua energia caótica. Se está atrás de algo sério? Dê meia volta, mas se quer apenas uma diversão descompromissada e viajada, esse aqui é uma recomendação.

Agradeço a quem leu e até a próxima!

Comentários