Este episódio deu continuidade ao plano do Moriaty, saindo exatamente da forma como ele o planejou. Um plano muito complexo embora bastante simples em seus elementos. O problema é que juntar cada um dos pontos e fazer com que eles ocorram da forma esperada é praticamente impossível. Mas deu certo. E muito certo.

O plano parece impossível de ser colocado em prática quando refletimos melhor sobre ele. Contudo ele foi aplicado com perfeição, parabéns ao Moriarty por ter colocado em prática uma ideia impraticável. Porém, mesmo ele acontecendo exatamente como planejado não muda o fato do plano em si ser imperfeito.

O Moriarty conseguiu com perfeição apresentar o seu “show” para toda uma sociedade. Mas a sua imperfeição estava no fato de exclamar com todas as forças a presença de um terceiro indivíduo naqueles acontecimentos. O Sherlock obviamente não deixou isso passar e logo percebeu que havia algo por trás daquele “simples” caso. Isso por si só mostra uma grande falha do plano.

Antes que se argumente com o fato de ter sido o Sherlock Holmes quem percebeu as incoerências do caso, sem dúvidas a exceção das exceções, tenho que lembra-lo de dois pontos. O primeiro é que o Moriarty sabia da presença dele no navio. E segundo é que as pontas soltas deixadas pelo Moriarty são visíveis demais, mesmo para amadores.

Vou focar em dois pontos para provar, dois que já valem por dez. O primeiro é o fato da situação como um todo ser absurda. O que um assassino estaria fazendo no lugar em que estava e como acabou lá? Além de que ele foi puxado da parte de baixo do palco, o local mais improvável para ele estar. Mais improvável que o lugar apenas o momento. É tanta coisa estranha que é impossível não suspeitar que há alguma coisa errada. E só isso já colocaria o detetive do caso na trilha correta.

“Eliminado o impossível, o que fica, por mais improvável que seja, deve ser a verdade”

E o outro ponto é o fato do homem já estar morto faz muitas horas. Esse é ainda mais intrigante que o anterior. Além de toda a estranheza da situação temos um assassino que esfaqueia cadáveres em decomposição. E quando o detetive perguntasse para as testemunhas elas falariam que viram o tal homem e confirmariam que o conde estava o procurando. Sim, todos eles viram um homem que já estava morto! Pergunta “então quem era o homem que eles viram?”. Resposta “era uma terceira pessoa envolvida no assassinato”.

Todos esses pontos levam até uma conspiração, provavelmente a primeira coisa que viria à mente seria uma conspiração entre nobres. O homem que o conde tentou esfaquear seria uma grande suspeita. Eles se conheciam, ele saiu do seu camarote e foi até as primeiras fileiras justo antes do ocorrido. Entre outras ideias, muitas que poderiam levar a um beco sem saída ou a erros dos mais diversos. Mas enfim, só estou fazendo suposições de possibilidades.

Esse é o tipo de coisas que saem nos jornais e que uma nação inteira toma conhecimento. Não por coincidência, era exatamente isso que o Moriarty queria. Mas seu plano tem muitos buracos, e um detetive atencioso com toda certeza os notaria. O próprio Holmes em suas histórias fica sabendo sobre muitos mistérios pelos jornais, e o conhecendo tenho certeza que ficaria extremamente animado para o solucionar. Assim como aconteceu aqui.

Aliás, Holmes não só percebeu isso como já colocou as cartas na mesa. É obvio que ele já foi falar com o Moriarty porque desconfia dele. Ele exaltou como esse mistério foi muito bem elaborado, então ele sabe que apenas uma grande mente é capaz de conceber tal plano. E grandes mentes não se acham em qualquer esquina, quando se vê uma ela logo fica marcada em sua mente. E o breve encontro no navio entre os dois deve ter sido mais que o suficiente para transformar o Moriarty no principal suspeito.

Eu estou gostando bastante do Holmes do anime, mesmo as adaptações e peculiaridades do personagem tem me agradado. Ou ao menos não me incomodaram de forma alguma. Então posso dizer com segurança que conhecendo o Holmes ele não vai sair do pé do professor. Holmes é como um cão que persegue implacavelmente o seu alvo até o capturar. E já deve ter começado a sua busca.

Enfim, esse foi o primeiro episódio do anime que realmente gostei. Não digo que todos os outros eram ruins, pelo menos não de todo ruim. Os anteriores me deixaram bastante curiosos, mesmo com suas coleções de defeitos ainda tinham pontos para serem destacados. E todos demonstravam um grande potencial futuro. Não irei me iludir e dizer que esse potencial foi ou será aproveitado. Ainda é muito cedo, esse foi apenas um primeiro passo.

Até mais.

Comentários