O anime em si não foi difícil de entender, já que o enredo principal já foi entregue: o protagonista, Tsuji Hideto, tem um trauma que lhe impede voltar a jogar futebol, mas tudo o que ele faz, o passado vem à tona, mostrando que tinha um garoto com quem fazia dupla e ajudava a fazer gols e, por algum motivo, este menino sumiu do mapa. A primeira pergunta que surgiu na minha cabeça foi: “Será que o garoto morreu, meu Deus? Sempre quando Hideto pensa no passado, começa a se sentir triste e passar mal.”

O fato é que Tsuji parou de fazer gols assim que esse garoto sumiu, e toda a história é contada no anime anterior a este, intitulado como “Aoki Densetus Shoot!” (ou “Blue Legend Shoot!”, ou até mesmo “Shoot, a Lenda Azul” (acho que é para permanecer como “Shoot” mesmo, porque o garoto chamava o Hideto de “Shoot”, e o protagonista deve ser comparado com o melhor jogador da época e que também tinha apelido de “Shoot”)), que foi adaptado do mangá “Shoot!”, e tem um total de 58 episódios. É um anime que começou a ser adaptado em novembro de 1993, então quem assistiu a esta temporada ficou com as emoções guardadas na geladeira por 28 anos e 8 meses.

Na verdade, eu soube que era continuação após ler a sinopse. E aí fui perguntar no Twitter se não havia problema algum assistir sem nem ter visto à última adaptação do anime. A resposta que recebi foi que poderia assistir tranquilamente, mas ficaram confusos porque apareciam umas imagens muito diferente do anime atual. Só disso dá para perceber que é a continuação do que já havia sido adaptado.

Outra coisa também é que Hideto e Kouhei (a dupla do protagonista) eram muito próximos. Eles eram tão próximos que passaram muito tempo abraçados. Parecia que um fazia o outro de árvore e ficavam lá, agarrados por um tempo. Eu gostei muito desse tipo de relação entre os personagens, mas parece que uma certa parte não gostou, e a retratação disso com a realidade não está tão longe, não. Sempre tem um jogador que se agarra com o outro ali, como se não houvesse amanhã e é problema de quem se incomodou.

Só sei que Hideto fica totalmente arrasado quando se lembra das glórias do passado e que não consegue mais conseguir colocar em prótica, já que seu amigo foi embora da vida dele. No entanto, parece que seus pensamentos se externaram quando avistou o time do seu colégio jogando em uma pelada. O protagonista deu um risinho enquanto pensava que os colegas eram um tipo de “lixo” que nem ele por não conseguirem fazer um gol sequer.

Jou, que parece ser o capitão do time do colégio em que estudam (a única certeza que tenho é que ele é goleiro), ficou terrivelmente zangado com isso e quis dar uns sopapos no protagonista, mas entendi as emoções dele, já que eles fazem parte do time de futebol mais poderosa do passado e quer passar isso para frente.

Kabedon!

Em uma parte do anime, o protagonista ficou triste à beça e resolveu ficar cabisbaixo em um parque. Nisso, um cara que vai ser o treinador do colégio de Hideto e apareceu, dizendo para largar o passado e seguir em frente. Parece aquele conselho do Timão quando ele fala para o Simba: “quando o mundo vira as costas para você, você vira as costas para o mundo”, ou algo assim. E, no dia seguinte, Tsuji faz uma disputa de pênaltis, já que o seu conceito de futebol foi para o ralo com tanto tempo sem jogar (eu acho).

Claro que Hideto venceu, mas parece que ele tem uma espécie de poder que facilita o processo para onde a bola tem que ir para acertar o gol. Claro, os defeitos especiais ajudaram na empreitada. E isso ajudou com que o treinador conseguisse uma partida treino com um colégio que tinha cancelado tudo. Aí tem duas respostas neste caso: uma porque o treinador foi um jogador muito excelente no passado, e outra porque Hideto finalmente foi recrutado para a nova equipe.

Por que não usou esses olhos depois da época que seu amigo lhe deixou? Ou tentou usar e não estou sabendo?

A resposta para a pergunta acima é que NÃO, o garoto que fazia dupla com Hideto não morreu (solto um suspiro de alívio). Ele simplesmente mudou de colégio, pelo que entendi, ou até mesmo de prefeitura. Sinceramente, só saberei esta resposta quando vir ao anime anterior, o que me dá grande preguiça, já que são 58 episódios. Só sei que Kouhei apareceu ao final e, como todos sabem, quem é vivo, sempre aparece.

Comentários