Depois de 6 anos desde sua última temporada, Utawarerumono está retornando para sua terceira temporada. Apesar de sua história complexa, talvez o grande problema aqui seja a questão da continuidade que a história está tendo (o que é ótimo), mas que o tempo atrapalha. Vale destacar que esse artigo não contém spoilers ou algo do tipo, afinal, eles podem estragar seriamente sua experiência em caso de ser seu primeiro contato com a franquia.

Utawarerumono é uma franquia bem forte no Japão e até daria para dizer que é nichada. Oriunda de uma franquia de visual novels, a obra conta com alguns jogos para mobile, pc, ps vita, Switch e consoles de mesa da Playstation. E assim, é uma franquia que conseguiu manter um público fiel por décadas.

Sim, décadas. O primeiro jogo de Utawarerumono foi lançado em 2002, ou seja, a franquia está fazendo 20 anos neste ano. Só que eu mencionei sobre ela ser bem forte no Japão, certo? Pois bem, os jogos demoraram demais para chegar no Ocidente… Aliás, tudo é muito demorado nessa franquia que eu como um ótimo trouxa, amo tanto.

O primeiro anime de Utawarerumono foi lançado em 2006 e sua segunda temporada em 2016. 10 anos de espera para quem viu no lançamento… Como alguém vai lembrar de tudo o que aconteceu? E aqui na terceira temporada temos um caso parecido, só que menos ruim, afinal, foram “apenas” 6 anos de espera.

Enfim, fato é que apesar da demora, finalmente temos aquela que provavelmente será a última temporada da obra. O motivo é simples: a cronologia principal possui apenas 3 jogos (que possuem o mesmo nome das adaptações para anime – exceto o primeiro anime/jogo).

Nos próximos 26 episódios (visto que já lançaram dois – os quais serão comentados aqui) veremos o desfecho final de tudo aquilo que vem sendo construído nos últimos 16 anos. Como um fã da série eu confesso que tenho sentimentos mistos.

Ah, já deixo bem claro: é extremamente necessário que você assista as outras temporadas para acompanhar essa. Jogar os jogos é uma opção também, inclusive. Sem ter um conhecimento prévio, a segunda temporada perde o sentido e essa aqui fica impossível de entender devidamente.

Utawarerumono é uma obra que possui uma história “normal” num primeiro momento, mas que esconde toda a verdade e o potencial, revelando tudo apenas no final. É o tipo de obra que recompensa quem fica até o final.

Tudo já começa de onde a segunda temporada parou. Haku herda a máscara de Oshutoru, engana todos ao seu redor e assume a grande responsabilidade de proteger a princesa e Yamato. Para alguém que não tem essa experiência toda, é uma missão de extremo risco e dificuldade.

Mas é um mal necessário. De certa forma ele sente que tem uma responsabilidade nisso tudo e por isso se agarra nessa missão ao ponto de enganar quem mais confia. Inclusive isso vai ser um ponto bem interessante para desenvolver, visto que não envolve apenas a questão do disfarce, mas sim, de sua “morte”.

Alguns não sabem nada da verdade e os mais próximos têm ciência de que Haku “morreu”. Porém, nem isso está certo, visto que ele está ali fazendo o papel de seu falecido amigo. Talvez isso e o retorno da Kuon sejam as coisas que eu mais espero nessa temporada, além, é claro, do final que deverá ser épico (seguindo as temporadas anteriores).

Já a situação atual não poderia ser pior. Haku está tendo que liderar suas tropas em uma missão insana: lutar contra o império de Yamato. Uma guerra civil é sempre complicada, mas quando você não tem nenhum aliado de peso, seja ele um general ou o apoio popular, seus números certamente estarão comprometidos em cada batalha.

E aqui vimos que a situação tende a piorar cada vez mais. Enfrentar 2000 soldados tendo apenas 500 era ok (considerando certos combatentes aliados). Só que agora são 20000 contra sei lá, uns 1000. Enfim, ainda que tenha alguns detalhes que aumentam as chances, elas ainda são ruins e a batalha deverá ser difícil (e isso é só o começo).

Mas difícil ainda deve ser manter a pose do falecido general, afinal, Haku não tem experiência e nem a maturidade (sempre bom deixar isso claro) que precisaria para substituir alguém tão importante. Mas sinceramente eu torço para que dê tudo certo no final das contas. Ele tem pessoas que estão ajudando nessa missão maluca, como as gêmeas e a Nekone, então a chance de dar certo aumenta bastante.

No mais, assistam as temporadas anteriores para acompanhar essa. Garanto que não vão se arrepender.

Comentários