Já vimos muitos animes com animais, também muitos com humanos. Certo, mas e animes que os bichos de estimação contracenam com os humanos na maior parte do tempo, e quem têm até um espaço só para eles em pelo menos um episódio? Conseguem listar vários com esse tipo de trama?

Esta lista é especialmente para os bichos de estimação que conseguem seu momento de fama em vários momentos do anime, roubando pelo menos um pouco mais que a metade do episódio para sabermos mais um pouco do seu dia a dia.

Chi’s Sweet Home

Escrito por Fábio “Mexicano” Godoy

Esse anime é na verdade dois animes. Há um anime de curtas de três minutos com duzentos episódios divididos em duas temporadas, mais antigo, e há um anime em 3D CGI mais recente com setenta e seis episódios de doze minutos divididos em duas temporadas. O segundo é uma versão com história mais simples e bem menos personagens que o primeiro, então se tiver oportunidade de escolher qual assistir, escolha os curtas.

Em todo caso, Chi é uma gatinha filhote arteira, como sói serem filhotes de gatos, adotada pela família de Youhei, um garotinho que a encontrou no parque. Sua história é travessa e feliz conforme ela conhece o mundo, outras pessoas e animais, e encontra novas coisas divertidas e gostosas para fazer e comer. No anime de curtas há ainda uma dose de drama em alguns arcos mais tensos.

O mangá no qual as duas versões do anime se baseiam é publicado no Brasil pela editora JBC.

 

Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue 

Escrito por Tamao-chan

Mikazuki Subaru é um escritor de livros de mistérios. Ele vive sozinho em uma casa bem arejada e não se alimenta nem um pouco bem, além de ser introspectivo e tímido. A única “criatura viva” com quem ele interagia era seu editor. A maior parte da sua vida, preferiu ficar sozinho lendo, e isso vem desde pequeno.

Seus pais insistiam de verdade para ele viajar em família, mas Subaru nunca queria, porque considerava os livros a maior e melhor aventura que poderia ter, até que eles morrem em um trágico acidente de carro enquanto o protagonista ainda era pequeno. Um dia, quando Subaru foi fazer oferendas ao túmulo de seus pais, uma gatinha apareceu e o seguiu até em casa. Por receber alimentos, ela não quis mais sair da casa dele.

O anime conta a história de Subaru, que é alguém que não consegue cuidar nem de si mesmo, tentando ter cumplicidade com a gatinha, que logo percebe que seu humano vive de maneira decadente. Cada episódio mostra a versão de Subaru e a versão da gata. O que cada um pensa, como cada um vive e porque tomaram ações, às vezes inesperadas, em cada momento de suas vidas juntos.

Você encontra todos os episódios do anime na Crunchyroll, com o nome adaptado para “My Roommate is a Cat”.

 

Hamtaro

Escrito por Tamao-chan

Mudar de casa não é fácil, principalmente quando se tem um bichinho. A protagonista, Haruna Hiroko, tem 11 anos e se muda com o seu hamster, Hamtaro. A princípio, ele parece se comportar bem, principalmente porque os humanos de sua casa trabalham e estudam, e não sabem que, na verdade, ele participa de um clube chamado Ham-Ham, que é formado por outros de sua espécie.

Só porque eles são pequenos hamsters não quer dizer que não podem ter grandes aventuras, principalmente quando a cidade é enorme e tem muita coisa para observar e gatos para fugir! Acompanhar cada episódio é uma aventura diferente e todos eles vão descobrindo várias coisas além da amizade, como aprender a agir conforme a ocasião, e até mesmo descobrir que alguns deles se gostam amorosamente falando.

Enquanto hamsters têm aventuras de hamsters, humanos têm dia a dia de humanos, mostrando o paralelo da vida de cada um. Hamtaro é tão famoso que tem diversos filmes, OVAs, especiais, clipes musicais… enfim, diversas mídias para todos os gostos.

 

Kanojo to Kanojo no Neko

Escrito por Kiraht

Kanojo to Kanojo no Neko é uma obra curta que nos mostra que uma boa história não precisa de muito tempo para deixar sua marca. Classifico ela como curta não só pela quantidade de episódios, que são 4, mas pela duração de 7 minutos (contando com abertura e encerramento). Aqui, temos talvez a obra menos conhecida do Makoto Shinkai, mas uma das melhores onde ele explora uma perspectiva nova e curiosa.

Sobre a história, bem, ela é simples. Temos ela, a humana chamada Miyu e seu gato, um felino de idade avançada que é o nosso “guia”. Enquanto Miyu está passando pelas dificuldades da vida adulta, seu gato a observa e faz o que pode para confortá-la, apesar de não entender o motivo de sua chateação.

A obra tem um clima leve e calmo na maior parte do tempo. Apesar do original ter sido produzido no final do século passado e ser a primeira obra de Shinkai, a atenção nos pequenos detalhes se faz presente. Inclusive a obra teve uma nova versão em 2016, que é a versão recomendada aqui e disponível na Crunchyroll. Tem também uma versão em mangá, publicada aqui no Brasil pela editora New Pop.

 

Udon no Kuni no Kiniro Kemari

Escrito por Tamao-chan

Tawara Souta é um web designer que trabalhava em Tóquio. Um dia, para poder se abstrair de toda a agitação e cansaço de onde vive, resolveu ir para Kagawa, que é onde seus pais tinham uma loja de Udon, e isso tem um grande peso, já que a cidade é conhecida como “A Cidade do Udon”, além de fazer com que Souta relembre de sua infância em família.

Quando ele resolve adentrar na loja, encontra um garotinho dormindo na despensa da loja. O susto foi grande no início mas, aos poucos, os dois conseguiram formar laços. O problema é que Souta descobre que o menininho, na verdade, é um tanuki, e que vive a alguns anos em Kagawa. Apesar de todas as dificuldades de ter que lidar com o animal que prefere a forma de humano para viver entre as pessoas, Souta não desiste e consegue dar um lar a ele, vivendo na casa de seus pais.

O anime ajuda a divulgar, além da cidade de Kagawa, outras cidades no entorno. É uma linda história de cumplicidade entre um cara que quer descanso e um tanuki que adora uma bagunça.

Todos os episódios você encontra na Crunchyroll adaptado com o nome “Poco’s Udon World”.

  1. Muito bem, tirando o último, vi todos os demais. Só quero dar um puxão de orelha de achar que entre o anime 2D e 3D da Chi, fique com o primeiro (sei quem recomendou e respeito a escolha dada). Certo que seja a versão mais conhecida e recomendada, sem desmerecer os seus créditos, ela tem o charme de ser o que é. A questão é que “Koneko no Chi” vale também ser recomendada, por seguir uma ideia de acompanhar mais de perto a rotina da Chi e de como ela conhece seus amigos, vida e a rotina dos Yamada, fora seguir uma narrativa contínua dela e dos outros personagens; pontos que no 2D era mais limitado pelo curto tempo de duração dos episódios, fora que o visual novo é bem encantador e muito fofo de ser.
    Ou seja, temos duas visões da mesma história, cada um com seus pontos bons e ruins. Recomendo as duas versões, não pelas suas diferenças e sim pela visão que contam a trama como um todo. E fica pra quem quiser conferir uma das duas ou as duas ao mesmo tempo.

Comentários