A dança é uma da expressões artísticas mais antigas da humanidade. Do bater os pés e as mãos, os movimentos corporais foram se tornando mais complexos á medida que novos sons fossem descobertos.

Os animes desta lista mostram variados tipos de danças, que vão do balé clássico até uma dança típica japonesa como o Yosakoi.

É hora de mexer o corpo e se divertir!

 

Ballroom e Youkoso

Escrito por Kiraht

Ballroom e Youkoso é a típica obra que te faz ter vontade de praticar aquilo que ela apresenta. Sério, vendo esse anime eu fiquei com vontade de tentar dança de salão de tão divertido que parecia ser (e bonito também, claro).

E sabe o engraçado disso tudo? É que aqui, o protagonista também se interessou em fazer dança de salão após assistir umas pessoas praticando. Aliás, apesar de termos 4 personagens centrais, o protagonista mesmo é Tatara Fujita, um garoto que não tem nenhum hobby ou objetivo na vida. Claro, tudo muda após ele conhecer a dança de salão e com isso, seguimos a trajetória dele nesse mundo completamente desconhecido.

O anime é bem animado, o que favorece bastante o que a obra deseja transmitir para todos nós. Além disso, o elenco de personagens é ótimo simplesmente porque com eles, a obra adquire um novo nível junto à trama (que é bem interessante). Outro detalhe legal é que a obra explica bastante sobre o esporte, o que acaba sendo bem educativo de certa forma.

 

Dance Dance Danseur

Escrito por Fábio “Mexicano” Godoy

Viver é fazer escolhas, e para cada coisa que se escolhe, se desiste de várias outras. Quão mais complicado isso é para um garoto que quer praticar balé, com todo o estigma e preconceito que isso traz?

Junpei nasceu com o corpo perfeito para a dança, melhorado ainda pelo Jeet Kune Do que ele faz por influência de seu falecido pai, mas desde criança ele queria dançar balé, e desde criança ele faz isso sozinho em seu quarto, enquanto sua personalidade extrovertida e impulsiva lhe garante uma vida social mais do que saudável.

Então Miyako o descobre. Bailarina, de uma linhagem de bailarinas, mas com problemas para uma apresentação que se avizinha, ela tem certeza de que Junpei é seu parceiro ideal. Com esse encontro fortuito o garoto terá oportunidade para fazer as escolhas que sempre quis – e no caminho para descobrir o que é o balé de verdade precisará abandonar muitas coisas.

 

Hanayamata

Escrito por Flávio

Naru é uma garota comum que ama contos de fada. A sua vida muda quando numa bela noite ela tem um encontro, que se parece com as histórias de princesas que a própria Naru gosta, com Hana, uma garota estrangeira que veio ao Japão aprender uma dança típica chamada Yosakoi.

Esse estilo de dança surgiu na cidade de Kochi em 1954. O Yosakoi combina movimentos de danças tradicionais com música moderna.

 

Hulaing Babies

Escrito por Tamao-chan

Hulaing Babies é sobre duas garotas, Suzu e Fumi, que decidem fazer um clube de hula, tudo porque a irmã de Suzu parecia estar se divertindo com a dança, e elas moram em um lugar conhecido como “Havaí japonês”. No entanto, se as duas não encontrarem mais 3 membros e um professor para assessorar tudo, o clube fechará.

Dito isto, um dia, uma garota chamada Mona, que até então morava na Finlândia, se muda para a mesma cidade que Suzu e Fumi e logo uma delas faz com que a gringa fizesse parte do clube. Assim, este começa a crescer e desafios envolvendo a dança hula aparecem.

O anime tem uma animação peculiar, porém é divertidíssimo, e todas as garotas são legais.

 

Princess Tutu

Escrito por Fábio “Mexicano” Godoy

Esse não é exatamente um anime sobre dança, mas sim um anime de garota mágica com tema dança – mais especificamente, balé. Fique sossegado porque Princess Tutu tem bastante balé, com a história se passando grande parte do tempo dentro de uma escola de balé onde a protagonista e todos os personagens centrais estudam. E também há balé quando transformados durante os combates mágicos!

Princess Tutu é a história de uma pata que se apaixonou por um humano e foi transformada em humana para poder tentar se aproximar dele e quem sabe conquistar seu amor. Em ritmo de conto de fadas, por mais motivos do que apenas a estética, é um anime surpreendente e um dos melhores do gênero criado e dirigido por Junichi Sato, que antes já havia dirigido sucessos como Sailor Moon, Ojamajo Doremi e Prétear.

Comentários