Summer Time Rendering é tão bom que até o fanservice faz sentido ou vai me dizer que não é normal uma garota querer saber o segredo para ter seios maiores? Além disso, pelada no banho é justamente um momento em que visualizo a Hizuru falando de assuntos delicados com a Ushio.

Banho tomado, esse episódio foi bem pacato no quesito ação, mas caminhou um longo pedaço no que se refere ao desenvolvimento da trama; tanto por novas informações e indícios que foram dados, quanto por insinuações de desenvolvimento de personagens.

Sim, me refiro a Mio, que tem complexo pela irmã, mas não porque a ama ou a odeia e sim porque se compara com ela e se sente inferior, talvez como forma de justificar no âmago o Shinpei só ter olhos para a mais velha. Ou melhor, só ter olhos “românticos” para ela.

Porque todo mundo não está priorizando a segurança da Mio à toa, sua irmã e amigos a adoram, ela é muito querida por todos, sua vida tem muito valor. A grande questão que a cerca é se ela sairá de sua posição de donzela em perigo para um estado de altivez empoderador.

E não, essa problemática não surge do nada, e nem é deslocada do escopo da trama, é mais o caso de só agora os personagens terem tido tempo para respirar e com isso demonstrarem mais claramente os pontos em que carecem de um desenvolvimento interessante.

Os protagonistas são o Shinpei e a Ushio, mas a Mio também tem um papel importante, não exatamente como estepe ou partícipe de um triângulo amoroso, mas como a estabilidade emocional dos heróis. Se ela morrer a trama terminará como uma completa tragédia.

Afinal, a Ushio já morreu (pelo menos a original, né), se a sombra também sumir o público meio que já estará pronto para isso. Na verdade, se muito mais pessoas morrerem também restará o gosto agridoce na boca, pois a intenção é salvar os moradores de Hitogashima.

Já o Nezu, por exemplo, não vou achar estranho se morrer, ainda mais após o delicado caso de sua esposa exposto nesse episódio, o qual não foi nem dramatizado demais, nem seco demais, mas veio no ponto e na hora certa para suscitar uma discussão importante.

Como as pessoas enxergam as sombras depende também da forma como elas entram em suas vidas. Se uma sombra matou sua esposa e tomou sua forma, é natural que o Nezu deseje matá-la, como é natural que adie isso ao máximo devido a forma que ela tomou.

Mesmo sabendo que ela poderia ser “convertida” ele não desejou esse cenário, pois, diferente do médico, ele processou o luto de maneira natural (na medida do possível, claro), com isso aceitando bem os desígnios de sua velhice, que é um fim próximo.

Não consigo discordar do Nezu, só achar fascinante como o autor, mesmo em meio a ação e tensão constantes, conseguiu emplacar momentos de maior calmaria nesse momento da trama, promovendo com isso sono preciso e reflexões bastante pertinentes.

Sombras, como humanos, dependem de uma coisa chamada “contexto” para serem enxergadas como autênticos humanos ou apenas substitutos sem alma. Aliás, o que é alma? Será que não é “apenas” um conjunto de informações que as sombras escaneiam?

Por fim, que a Ushio é espalhafatosa a gente já sabia, que o anime economiza animação em vários momentos também, mas que a Ushio criança batia em quem tentava provocá-la não. Aliás, todo o trecho de recordação da professora foi muito, muito bom.

Mesmo que o conselho tenha sido clichê, não é como se não coubesse dentro do contexto e que, por exemplo, o Shinpei não o encarne, pois ele luta e tudo mais, mas não se impõe na base da força e sim da inteligência, sem machucar o próximo sem necessidade.

Por isso ele foi até o sacerdote para conversar sem dar sinais de hostilidade porque o Shinpei sabe fazer política. Shinpei para prefeito de Hitogashima? Se ao final do anime sobrar uma ilha… Por ora o mais importante é não causar pânico e entrar em pânico por…

De quem é a voz que falou através da Ushio? Uma consciência surgiu quando o olho se desprendeu? Se a Haine já não tem mais um corpo para recuperar, então ela não tem salvação? E a Mio, vai conseguir se declarar e demonstrar sua força? Mal posso esperar para ver.

Até a próxima!

Comentários