Teppen é um anime de comédia do estúdio Drive que adapta o mangá escrito por Inujun e ilustrado por Namamugi. Seguei abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Uma das características dos japoneses de Osaka é o gosto e talento para ser comediante. Com isso nasce o Grande Prêmio Teppen, uma disputa para talentos serem reconhecidos pelo que fazem de melhor.”

 

Confesso que adorei esse anime, desde o estilo de animação, a proposta, passando pelos sotaques das personagens e, claro, a execução. Não adianta ter ovos e farinha se você não souber fazer o bolo. Nesse caso, o bolo é mole (meu favorito) e é doce sim.

Os cinco trios que disputam o Teppen, a competição de manzai para adolescentes, são para lá de excêntricos e foi bem divertido vê-los sendo apresentados como uma extensão da apresentação das heroínas, que foi o causo dessa agitada estreia.

Aliás, você sabe o que é manzai? A comparação que faço no título não abrange tudo dessa arte, mas okay, para nós o mais próximo a isso é mesmo o stand-up comedy, só que o manzai é feito geralmente em duplas ou trios e tem suas peculiaridades.

Inclusive, vi pessoas que assistiram e não se divertiram. Admito que eu também não vi tanta graças nas tiradas das garotas, mas só de vê-las em maus lençóis, falando bobagens e zoando eu consegui me divertir. Foi menos pela piada e mais pela situação.

E agora você deve estar se perguntando, por que tem uma foto do Shinzu Abe, ex-primeiro ministro do Japão, em um artigo de primeiras impressões de um anime de comédia tradicional japonesa? Porque o segundo episódio foi “cortado” devido a sua morte.

Ele ainda vai sair no blu-ray, mas sua exibição foi cancelada até em streaming devido ao seu conteúdo, uma tentativa de evitar a morte do presidente. Delicado, não? Acho que foi sensível não exibir isso na TV na semana do ocorrido, mas nem no streaming?

Em todo caso, isso é coisa de japonês para japonês, só o que podemos fazer é respeitar e esperar pelo mítico episódio cuja revelação foi adiada devido a uma coincidência infeliz. Que o Abe tenha reencarnado em um isekai daora ou algo legal assim (sem zoeira).

Por fim, voltando ao anime, me diverti bastante com o desenrolar do caso do troféu sem cabeça, que teve direito a recapitulação do crime e tudo, além de um desfecho que poderia ter sido pior, mas com certeza ensinou o público a não insistir na mentira.

Naturalmente o que parecia apenas um causo do dia a dia das garotas se tornou o tema da apresentação delas e acho que no final o saldo dessa estreia foi positivo pela forma como ela conseguiu apresentar o conceito da obra de maneira satisfatória.

Repito, gostar ou não (seja pelas piadas em si ou simplesmente por ver as garotas se dando mau) vai de cada um. Eu particularmente adorei o trio principal e as loucuras dele, além da palinha que foi dada sobre os outros trios e do que eles podem entregar.

Indico? Só se o saldo dessa estreia tiver sido positivo para você, se não talvez não valha a insistência, apesar de que dá para fazer o teste dos três primeiros episódios mais rápido, afinal, não tem o segundo, o que não deve atrapalhar para entender a trama.

Até a próxima!

Comentários