Caros leitores, como faço impressões semanais de Love Live! Sunshine!! eu achei interessante trazer para vocês uma resenha sobre a série original, intitulada Love Live! School Idol Project. Love Live! foi o meu primeiro anime de “ garotas fofas” e idols que eu assisti, admito que sofri um pouco de preconceito por assistir “um anime de garotinhas”, e por meio deste artigo quero mostrar que Love Live! é muito mais que isso, podendo ser um anime muito divertido.

Eu não quero entrar no mérito do moe, mas este anime do qual vos falo sofre um enorme preconceito por apenas ter garotinhas em seu elenco. Se pararmos para pensar, esse preconceito tem várias origens que poderia até render um artigo próprio sobre tal assunto, então, eu vou citar apenas um deles que seria o fato da maioria das pessoas que assistem animes serem jovens do sexo masculino, isso implica a dizer que é muito mais fácil ele se identificar com um personagem de um anime de ação e aventura do que uma personagem idol.

Ser idol não é apenas diversão, tem que se esforçar muito.

Ser idol não é apenas diversão, tem que se esforçar muito.

Love Live! School Idol Project é um anime produzido pelo estúdio Sunrise (Code Geass, Love Live! Sunshine!!) sob a direção de Takahiko Kyogoku (Gate, Love Live!). Curiosamente, Love Live! School Idol Project surgiu como um projeto multimídia desenvolvido pela Dengeki G’s Magazine, a gravadora Lantis e o estúdio Sunrise. Esse projeto inclui animes, jogos, CDs, adaptações para mangá e light novel e até mesmo um grupo de idols real com as dubladoras.

Love Live! School Idol Project tem duas temporadas, sendo que a primeira temporada foi ao ar entre janeiro e março de 2013, e a segunda foi ao ar entre abril e junho de 2014. Houve um filme intitulado Love Live School Idol Movie (filme que quebrou recordes de bilheteria) que foi lançado em Junho do ano passado. Atualmente a franquia lançou seu mais novo projeto intitulado Love Live! Sunshine!!

A história se desenrola em torno de Honoka Kousaka, que é uma garota que ama a escola onde estuda, mas devido a uma crise financeira a escola corre o risco de ser fechada, então, Honoka decide se tornar uma School idol para atrair novas alunas, e consequentemente impedir a escola de fechar suas portas.

A cena da Umi sendo fragada cantando é muito engraçada.

A cena da Umi sendo fragada cantando é muito engraçada.

Para esse gênero de anime, a premissa de Love Live! é interessante, pois, ao invés de mostrar apenas os desafios das garotas em serem idols, o enredo acrescenta um elemento que dá um caráter de urgência para a história que seria a temática “salvar a escola”. Outra coisa interessante nesse anime, é que não há a relação entre idol-produtor-agência, que é algo comum em animes desse gênero, vale lembrar que em Love Live! as idols são amadoras e estudantes, e que nesse o universo elas são chamadas de school idols.

O desenvolvimento da história é bem executado, pois as protagonistas enfrentam vários tipos de de desafios que dão emoção ao show, e depois de alcançarem o objetivo primário (me desculpem pelo leve spoiller, mas, pensando bem, vocês devem saber que Love Live! não é um anime trágico, então é natural elas salvarem a escola, e o que realmente importa é como elas fazem isso, esse é o grande segredo da história.) aparece um outro desafio que seria uma competição chamada Love Live! que é o nome que dá origem ao título da série, fazendo que a história se torne dinâmica.

As personagens são extremamente carismáticas, cada uma possuindo um arquétipo diferente, o que proporciona uma variedade de personalidades, então, é difícil não sentir empatia por pelo menos uma delas. Em animes do gênero Slice of Life, as personagens e suas interações são fundamentais para manter o dinamismo da história e envolver o espectador, nesse quesito Love Live! cumpre muito bem esse papel.

A parte técnica é competente, tanto na animação, character design e principalmente na trilha sonora, que é um dos grandes destaques da série, pois as músicas de Love Live são muito agradáveis de ouvir, tanto em melodia quanto em suas letras com mensagens positivas. Porém, a abertura em CG pode causar algum estranhamento, já o encerramento apresenta uma coreografia marcante com uma musica muito animada.

No geral, Love Live é um anime divertido, com inicio, meio e fim (o final derradeiro da série é mostrado no filme Love Live School Idol Movie), apesar da série ter bastante personagens principais, são nove no total, elas são bem desenvolvidas em duas temporadas e um filme. O anime mostra as dificuldades das meninas em serem idols, e acompanhar todo o trabalho delas para alcançar seus objetivos é emocionante e agradável.

O anime transita muito bem entre o drama e a comédia, transmitindo uma sensação de leveza e equilíbrio, pois a série não exagera no drama e nem exagera na comédia, que é muito sútil por sinal.

Por fim, ressalto mais uma vez que Love Live! School Idol Project, assim como os demais animes de idols e “garotas fofas” sofrem muito preconceitos, mas, se derem uma chance olhando com os “olhos certos”, esses tipos de animes podem ser muito divertidos e relaxantes.

 

 

 

 

Comentários