Esse foi um dos 0 a 0 (ninguém pontuou no episódio) mais legais que já vi no esporte, seja ficção ou não. O time da Fuurin ganha a partida, quer apostar quanto?

A Chisato cansou e a Yayoi apareceu de surpresa para substituí-la, o que implica em duas coisas; os jogadores da Fuurin se cansam bastante, ainda que as justificativas sejam razoáveis, e a Yayoi ou não liga para se destacar no basebol (com todos os prós e contras da posição) ou em circunstâncias normais não deveria arremessar. Apesar do que ela disse, ficou bem claro que era mais pelo segundo, né?

Elas se cansarem cai na conta das adversidades que beiram o extremo (por vezes até o extrapolam) a fim de engrandecer a vitória, ou justificar a derrota, do time do protagonista. Não acho que isso seja um problema, mas não sei se é comum que em torneios de estudantes até quatro arremessadores acabem jogando. Sobre a Yayoi, ela se machucou e não deve conseguir arremessar muito, foi o que me pareceu.

Se ela realmente fosse traumatizada, ao menos tanto assim, nem se ofereceria, só se quisesse muito vencer, o que iria um pouco de encontro com a imagem quase que de indiferença que ela passa e as palavras que diz. E, na verdade, essa não parece bem a verdade. Digo, as atitudes dela e da Tao têm falado por elas e acho que essa naturalidade tem sido uma das coisas mais bacanas sobre as duas nesse arco.

Por outro lado, ainda tem jogador nessa final que não entendeu que o mundo não se resume aos garotos e a Michiru, que ela não é um tipo de garoto com saia. Até por isso seria legal ver o time da Oobi perdendo, para dar nos garotos um choque de realidade de que não é porque eles são bons que não podem ser surpreendidos, nem que por ser um time cheio de garotos isso significaria uma vitória sem real disputa.

É esse time de garotas; algumas conhecidas dos garotos da Oobi, outras não; que está segurando o adversário e evoluindo, até mesmo invertendo um desenrolar que eu esperava. Não é a Mutsuko e as outras que se preocupam com a Michiru, é ela que é encarada de frente, no mesmo nível, e não por todas serem garotas e sim por serem ótimas, mas também se esforçarem. O time da Fuurin é forte, é inegável.

A Michiru não subestima as adversárias por serem garotas, mas por achar que só ela é tão boa. Sendo assim, o choque é normal, até interessante, e torna bem mais aceitável um desequilíbrio emocional da garota, assim como atenua sua qualidade técnica, mas não desmerece os esforços alheios, afinal, no esporte vários fatores é que definem uma partida. Inclusive, a ansiedade pela incerteza de uma vitória.

Enfim, isso também vale para o time da Fuurin, afinal, o que foi a vacilada do Daigo senão uma diminuição na concentração do capitão, além, é claro, do fato do garoto não ser um “craque”?

Aliás, esse momento de fraqueza dele foi bem legal não só para dar espaço a cena fofinha dele com a Mutsuko, mas também para deixar claro que ele também é falho, por mais focado que possa ser. O Daigo vencer ou perder como o cara quase incorrigível que parecia até aqui seria forçado.

Além disso, ele e a Kandori não terem feito nada de útil foi uma quebra de expectativa bem-vinda depois dos momentos de brilho que tiveram em episódios anteriores. Isso deu espaço para outras personagens brilharem, como a Yayoi com seus arremessos de alto nível e a Mutsuko, uma verdadeira camaleão.

A Mutsuko salvando o dia mais uma vez foi lindo de ver e destaco ela em detrimento da Yayoi porque era previsível que a loira fosse mandar bem, mas a Mutsuko não exatamente, apesar de ter acontecido antes.

Ela é um dos grandes pilares do time e isso é algo que podemos enxergar melhor com a maneira como ela levantou o ânimo do Daigo, dizendo algo clichê, mas bem trabalhado até aquele momento.

Porque o Daigo foi mesmo aquele que mais pensou na equipe e que mais se esforçou para que os resultados viessem apesar das dificuldades. Ela ir lá e segurar as pontas, dedicando essa resistência a ele, gratificou o caminho até aqui e abriu uma janela para o desfecho da partida. Não deve passar do próximo episódio e não deve acabar em derrota para os protagonistas. Por que digo isso? Pensa comigo…

A Michiru e seus companheiros teriam a mentalidade fortalecida com uma derrota nesse ponto, seria triste, eu sei, mas mais triste não seria o Daigo e a Mutsuko perderem após tudo o que fizeram?

Além disso, não foi o time da Michiru que venceu da última vez e não foi justamente tal derrota que fez o Daigo fortalecer suas convicções sobre o esporte? Não a derrota em si, mas o jogo que fez com o parceiro e tudo aquilo que descobriu sobre o amor que sente pelo basebol.

É pensando nisso que vejo a vitória da Fuurin como um desenrolar mais interessante e duvido que essa fase de Major 2nd acabe nessa segunda temporada, me parece ter potencial para bem mais, diferente da primeira que tinha mesmo o papel de formar a base.

A irmã da Chisato deve entrar no time e seria bom ao menos ver a preparação para o torneio que vier. Isso não garante que a Fuurin vá vencer (vai que jogam uma repescagem, né?), mas torna esse desenrolar razoável, além de já ter ficado claro como a diferença técnica existe, mas pode ser igualada, tornando uma vitória aqui até mais crível do que seria na primeira temporada do anime.

Por fim, foi um episódio legal que deixou claro que a Yayoi tem um “segredo” e que ainda existe chance de vitória, mesmo que pequena. Questiono o roteiro apelar de novo para o trauma do passado, mas vendo a Yayoi penso que talvez nem seja tão dramático, então nem vou encucar tanto, mas que isso me incomoda um pouco incomoda. Foi um episódio de sobrevivência até o final, o qual será bom? Veremos!

Até a próxima!

Comentários