F-Ken é um one-shot de Yusei Matsui, autor do mega sucesso Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom). Na história acompanhamos Yuji, ele integra um clube de kendo e está as voltas com a garota misteriosa qus dominou seus colegas e melhorou os resultados esportivos deles ao explorar seus fetiches. Qual será o fetiche do rapaz e como ele vai conseguir lidar com essa situação?

A ideia de brincar com fetiches em uma revista “conservadora” (ainda que vá um pouco além com certas obras) como a Shounen Jump se dar pelas mãos de um autor de comédia, não ecchi, foi uma boa sacada. Uma série longa com esse pano de fundo talvez não rendesse, taxassem como de mau gosto ou algo assim, mas um one-shot não, ainda mais pelas mãos de um autor, digamos, “peculiar”.

Yusei dá o tom certo a obra ao exagerar em designs e fazer o roteiro flertar bastante com o absurdo, tornando mais fácil de assimilar a ideia de uma garora com habilidades de persuasão quase sobrenaturais causar um estrago positivo no clube de kendo de sua escola. Aliás, é boa a ideia de explorar um outro lado da personagem. Previsível, é verdade, mas não há nenhum problema se diverte.

Claro, com o mínimo de criatividade e outros pontos positivos, como o traço simples, mas satisfatório dentro da proposta, e a veia cômica que está ali o tempo todo, mas não tira a seriedade de momentos chave, como o clímax do one-shot, em que o leitor entende o que o herói pensa e por que reprova as ações da heroína, assim como ela pensa e porque decidiu usar seus predicados para ajudar os colegas.

A situação problema é conveniente, mas convincente se pensarmos que foi armada pela garota e tem a intenção de fazê-la entender melhor como a última resistência a ela pensa. Yuji não tem mesmo um fetiche, ao menos não um que o torne obcecado, então resta a ela conquistar sua aceitação por meio da personalidade diligente e correta do garoto, e de quebra ela mostrou a ele quem era de verdade.

Funciona bem dentro do contexto, porque realmente é um problema relativamente simples de se resolver e que é resolvido indo um pouco além nos conceitos do esporte. O mergulho nos fundamentos do ippon é uma boa ideia para justificar o raciocínio da heroína e amolecer o coração do herói, o fazendo entender que há certa lógica em exarcebar o fetiche a fim de obter um resultado esportivo que não era alcançado antes.

Mas claro, saber que para ela o clube representava mais que apenas um divertimento passageiro e que sua habilidade de persuasão fatal também a botava em maus lençois contribui para que o protagonista a veja como um alguém vulnerável e bem intencionado, tornando ainda mais difícil do que já era dispensar seus esforços, afinal, por mais que se preocupasse com o meio, o fim era bom. Escolher é um dilema…

Por fim, F-Ken foi praticamente desprezado pelo meio otaku desde seu lançamento e merece mais amor, é um passatempo de 5 a 10 minutos válido e que nos lembra o talento de um autor que não precisa mais provar nada a ninguém, precisa é voltar a serializar um mangá. A Shounen Jump agradeceria. Você lê F-Ken oficialmente em inglês ou espanhol no aplicativo Manga PLUS. Indico que dê uma conferida.

Até a próxima!

Comentários