As sombras têm como alvo as famílias e se o Vin Diesel estivesse nesse anime pode ter certeza de que todas elas morreriam atropeladas, mas ele não está, o que dá espaço para a Hizuru brilhar, ou melhor, o Ryuunosuke, a outra personalidade que nasceu de um trauma ligado a tudo.

Hizuru é bem parecida com o Shinpei, o que significa que ele vai virar uma onee-san peituda como o Ryuunosuke? Aliás, “virar” não deve ser o termo certo. Não é explicado, mas duvido que a alma dele tenha parado no corpo dela, deve ter sido a resposta dela ao trauma.

Ver o irmão devorado tendo sua morte dada como ataque animal com a convicção de ter sido assassinato com certeza deixaria qualquer pessoa traumatizada, ainda mais tendo a noção de que a ilha abafou a situação completamente, o que novamente remete ao caso da Ushio.

Nem todos os mistérios sobre a Hizuru e seu irmão foram respondidos, mas foi explicado o suficiente para entendermos a dinâmica empregada entre eles, a qual responde boa parte dos trejeitos estranhos que cercavam a personagem, ou melhor, o corpo dela, dividido por dois.

Outra revelação bem relevante foi a de que quando a sombra morre não pode aparecer de novo, e como a sombra existir não significa que a pessoa morreu, então há uma chance de salvar todo mundo alguma hora. Alguma hora, a gente sabe que não vai acontecer nesse pulo.

Apesar desse episódio ter mostrado tudo que o Shinpei ganha ao colaborar com a dupla (ou seria trio?); que não foi só o extermínio das sombras dos Kobayakawas, mas também as informações e experiências decorrentes disso; se entendi bem, o herói que foi o verdadeiro MVP.

Por quê? Porque tanto ele segurou a Shiori, quanto abriu margem para que descobrissem uma forma de imobilizá-la. Além disso, ele segurou a vontade de bater nela, o que a soltaria, mesmo após ouvir as maluquices por ela ditas. Tirando quem matou a Ushio, isso era previsível.

O que ela falou sobre renascimento foi extremamente bizarro e até o final não ficou claro se era apenas uma sacanagem para causar perplexidade ou se ela acreditava nisso mesmo. Até porque, se acreditava, então por que cooperou com o pai e foi absorvida no outro loop?

De duas uma, ou ela não toma conhecimento desse destino até o fim, ou há algo além do que o Shinpei viu no último pulo, e que significaria algo bom para as sombras? Talvez. A única certeza é que não temos certezas, mas ela me pareceu realmente acreditar naquilo que falou.

O que significaria que reter as memórias meio que embute a personalidade do original nas sombras? Talvez, pois dizer que elas realmente são os originais reencarnados aí já é demais, até pela possibilidade da sombra coexistir com o original, o que joga a ideia de renascimento no lixo.

Ainda assim, era como ela se sentia e isso deve ser considerado. Isso justificaria a sombra da Ushio agir como Ushio? É o que me parece. Mas por que ela não age de acordo com sua “classe”? O que leva a sombra da Ushio a ser exatamente como a Ushio é um grande mistério.

Mas antes de me aprofundar no trio de protagonistas (Shinpei, Ushio e Mio), queria fechar meus comentários sobre a Hizuru com a constatação de que, sendo ela ou a personalidade do irmão, a moça é badass demais. Sem ela o Shinpei não teria grandes chances de vitória.

Inclusive, é interessante que o caso dela (Hizuru) relembre o dele (Shinpei), isso só reforça a ideia de que a doença da sombra é algo intrínseco a ilha e que não ocorre há uma ou duas gerações, além de que talvez o gatilho para o que vimos no pulo anterior seja o que rolou com ambos.

Resolver o caso da Ushio e deter as sombras não será só importante para o Shinpei e sua família, mas também para a Hizuru e sua família, entre outras. E falando em família, a Mio preparando comida para o Shinpei foi muito fofo (bem clichê de menina apaixonada), mas útil também.

Por quê? Porque explorou muito bem a ideia de efeito borboleta que é quase inevitável no salto temporal. Você tenta repetir acertos e corrigir erros, ou se adiantar as coisas ruins, mas o cobertor é curto, pois ao fazer isso novos cenários são criados e as coisas podem sair do controle.

Não dá para controlar tudo, como o Shinpei não pôde controlar o momento de revelação da sombra da Ushio. O que me intriga é ela ter aparecido bem antes em comparação ao último pulo. Foi só pelo cliffhanger? Não sei, mas espero que não, quero que o anime me surpreenda.

Até a próxima!

Comentários