Descrever Yurei Deco é algo muito complicado, já que mostra um mundo completamente imersivo e colorido. É algo para se sentir desconfortável, de tão feliz que tudo e todos aparentam ser. E não é à toa, o mundo de Tom Sawyer também era uma paz que só, à diferença é que ele era o garoto que mais apanhava no vilarejo em que morava.

E o Amor que o anime se refere é uma espécie de moeda de troca, você precisa fazer bastante sucesso (ou herdar o dinheiro de alguém) para ter bastante “dinheiro” e conseguir coisas extremamente legais desse mundo. As aventuras de Berry começam em um dos seus “piores” momentos, enquanto ela está com seu Deco (sistema integrado de decoração e como vê as cores) dando defeito.

Este anime, produzido pelo estúdio Science SARU, vem trazer alguns questionamentos sobre o cotidiano.

“As Aventuras de Tom Sawyer” é um livro infanto juvenil, escrito por Mark Twain, em 1876, contando com uma continuação, “As Aventuras de Huckleberry Finn”, criada em 1884. Enquanto Tom e seu irmão são órfãos e vão morar com sua tia e sua prima, Huckleberry é um garoto de rua, que vai à escola, sim, mas vive nas ruas, dormindo em qualquer canto e aceitando esmolas.

O anime retrata Berry, uma garota com o espírito aventureira tal qual Tom Sawyer. Muito entusiasmada com as coisas, não gosta de ficar presa a ordens e deveres, então faz tudo o que quer da sua vida, mesmo tendo pais que ligam para sua saúde.

Contracenando com ela diversas vezes, temos Hack, uma garota andrógena que vive nas sombras. Para mim, é como se ela fosse o Huckleberry, apesar do nome “Berry” pertencer à outra menina. No meu pouco entendimento, essa personagem consegue investigar as rosas deixadas por um gigante e descobre pistas pela cidade em modo “invisível”, como se estivesse morta mesmo, inclusive de pessoas utilizando o seu “Amor” de maneira descabida.

Situações como essa são normais na vida real: uma pessoa herda uma determinada quantia de algum parente e utiliza de forma irresponsável. O problema é que, quanto mais “Amor” você tem, mais coisas você pode obter, e isso te dá a sensação de ser bem “poderoso”.

Deixando claro que Berry só conseguiu ver detalhes que ninguém conseguia por causa do seu “problema de vista”. É como se ela estivesse daltônica quando sai de casa e, na hora das aulas, é como se a “internet” desse problema e é “expulsa” de classe.

Também é por causa disso que a protagonista localizou a rosa antes de Hack e conseguiu correr atrás de da garota. O ponto é que a Berry até mesmo criou uma dimensão em que as duas podiam se encontrar, então é como se ambas estivessem conectadas.

Nesse sentido, as duas foram parar em um lugar completamente diferente das que estão habituadas normalmente. Não é tão colorido assim, e é muito “bugado”. Nesse lugar que elas encontram Zero, uma “fantasma”. O desconforto criado, tanto no seu traço, quanto na música que foi tocada, foi tão grande que o anime tomou outra atmosfera. É como se a imaginação de Tom Sawyer tivesse mesmo tomado forma.

O que precisa ser comentado também é como o ambiente de dentro da casa de Berry muda com relação ao que ela vê fora. É como em sua casa tudo fosse tão sem graça que as cores são um pouco mortas. Os seus pais são sem graça, os cômodos são sem graça. A única coisa que tem cor mesmo é a protagonista.

Saindo para uma “aventura”, tudo muda. Ela pode até mesmo mudar o cenário para qual quiser. Só não faz isso em casa por ser muito morto mesmo. Apesar de quê, Berry parece viver em um bairro com boa qualidade de vida. No início do anime, mostram as periferias e situações de miséria, com as cores parecidas com as da sua casa.

Berry é tão animada que faz bastante coisa para conseguir “Amor” e, por ser uma estudante, não tem tanto sucesso para engrenar, mas tudo acaba quando a “fantasma” aparece e diminui a quantidade de pontos para nada. O que será que vem desse novo mundo confuso que ela encontrou?

Vou ser sincera, o anime me deixou confusa em diversos pontos, e parece que o mundo dos livros vai se manifestar só agora. Da mesma forma que Yurei Deco causam desconforto visual, Kuuchuu Buranko transmite o mesmo efeito, e muita gente deixa de acompanhar as obras por esses detalhes, além do traço que mostra bastante personalidade.

Muito obrigada por acompanhar até aqui!

Comentários