Quem diria que para ter uma nova temporada Hataraku iria levar apenas 9 anos. Para um anime que teve um sucesso (no sentido de estar na boca do povo) tão grande quando lançado e até mesmo nos anos posteriores, acho que podemos concluir que demorou demais, certo? Mas o que realmente importa é o seu retorno e é sobre isso que vamos comentar.

Logo de cara eu confesso que não achava que tinha passado tanto tempo entre as duas temporadas. É bem verdade que eu fui assistir uns anos depois do lançamento, mas ainda assim fiquei surpreso. Não é muito normal que leve tanto tempo, apesar de termos outro caso sendo lançado nesta temporada (Utawarerumono).

Aliás, além da demora bizarra, a obra teve importantes acontecimentos nesse meio tempo. O maior e principal é que a light novel acabou. Dois anos atrás, em agosto de 2020 a obra lançava seu volume final e desde então não houve mais lançamentos (exceto o mangá que ainda está sendo lançado).

E assim, o retorno não foi tão bom quanto poderia por cometer um erro que infelizmente muitas obras fazem: uma recapitulação dos eventos da temporada anterior. São 9 anos de diferença e sinceramente eu não iria rever tudo apenas para assistir essa nova temporada.

Claro, tem o fator nostálgico, mas imagina fazer isso com todas essas obras que estão voltando? E claro, não estamos falando de algo como Bleach que tem centenas de episódios, mas ainda assim é um tempo considerável que você gasta assistindo um novo anime.

Então, caso você não se lembre como terminou a primeira temporada, bom, vai ficar sem explicação. Eu lembro que eles enfrentaram um inimigo dos céus (que foi mencionado no episódio) e no final deu tudo certo. E a nova temporada continua daí, com Maou e seu grupo tendo que lidar com os problemas dessa vida sofrida.

E convenhamos: a vida não tá fácil para ninguém (exceto para a Emilia). Lavar roupas numa máquina semi-automática, ter que lidar com uma renda apertada para três pessoas e ainda ter que sustentar um vagabundo que só quer gastar dinheiro com coisas inúteis. Tenho dó do Ashiya (Alciel) que tem que se preocupar com tudo.

Sim, do Ashiya. Infelizmente o Maou não parece muito preocupado – trazer o sustento é a sua função, apenas – e o Urushihara (Lucifer) acaba sendo o parasita da casa. Mas ok, todos parecem felizes apesar das dificuldades e bom, para nós, espectadores, sobra boas risadas com tudo isso.

As interações entre Ashiya e Urushihara tomaram conta nos primeiros momentos e acabaram sendo o grande destaque aqui, apesar de que a Emilia e o Maou não ficaram para trás. É aquela velha história: limpeza é coisa séria e como um bom dono de casa, o Ashiya é bem rígido com isso.

Mas me pergunto se ele vai conseguir deixar esse tipo de tarefa para o Urushihara, ainda que ele tenha mostrado uma certa iniciativa quando precisou. As interações entre a Emilia e o Maou também foram legais, pois envolvia a disparidade econômica dos dois.

Ainda acho uma sacanagem que a Emilia tem um bom trabalho e bem mais dinheiro. Talvez seria mais legal se os dois fossem pobres e ficassem esfregando na cara um do outro sobre quem é mais pobre ou algo do tipo. Mas o Maou como um bom rei demônio soube explorar a fraqueza de sua oponente: os seios (provocação clássica de anime).

Apesar da boa relação entre eles, as provocações sem fim são divertidas e provavelmente serão algo constante na obra. Além dela ainda temos a Chiho que tem sentimentos pelo Maou. Confesso que estava com saudades desses 3 em especial.

Por fim, o grande inimigo da vez foi uma berenice, o que eu confesso que me tirou boas risadas pelo simples fato de que eu não tinha entendido o que era. Achei realmente que fosse um ser mágico do mundo deles e por isso estavam tão alertas.

Fora isso, ainda temos a questão da suposta filha do Maou com a Emilia. Ela veio daquela mulher desconhecida e que parece ter relação com o Maou e bom, parece que a criança consegue se comunicar, algo que deve ajudar em algo num primeiro momento.

Mas fora toda a graça, confesso que ainda estou curioso para saber qual será a trama dessa nova temporada. Com a suposta filha do Maou e da Emilia a dinâmica entre todos deve ser afetada, mas ainda não ficou claro o tamanho do impacto e o que mais pode acontecer.

De qualquer forma foi um retorno divertido apesar da falta de uma recapitulação. O estúdio e o diretor mudaram, mas talvez isso não seja um problema (fica a torcida sobre isso). No mais, espero que eventualmente a light novel seja adaptada por completo (algo que não seria possível nessa temporada, suponho).

Comentários