Shokugeki no Souma está de volta! Meu palpite de que o anime retornaria na temporada de julho estava certo e a espera valeu a pena. Como sempre, tivemos um episódio bem dinâmico e com bastante desenvolvimento na história, começando pelo duelo entre Souma e Suzuki – ou deveria dizer… SAIBA ASAHI!

Começando pelo começo, finalmente tivemos o resultado do desafio entre Souma e o instrutor misterioso – que agora não é mais tão misterioso assim. Sobre esse shokugeki, ficou claro que Saiba está em um nível completamente diferente, o que é ótimo para o anime, pois, quando Souma se tornou a primeira cadeira, parecia que ele já tinha chegado ao topo e não havia mais desafios.

A obra chegou em um nível de habilidades culinárias tão alto que a definição do vencedor não é mais sobre quem sabe um técnica específica ou não, mas sim quem melhor potencializa o sabor do prato. Nesse caso, enquanto Souma subestimou a carne do porco empanado, Saiba venceu com um ingrediente que Souma conhecia e não usou.

Tem essa agora?

Outra resolução que me chamou atenção nesse duelo é o que estava em jogo. Se vencesse, Saiba queria a faca de Souma, enquanto Souma queria descobrir o segredo dele. Dessa forma, parecia que nosso protagonista já estava com a vitória garantida, pois é difícil imaginá-lo sem sua faca e com esse mistério sem solução. A saída foi Saiba não querer a faca de Souma – mesmo vencendo – e o segredo ser descoberto de outra forma.

O episódio ainda girou em torno do passado de Saiba, que possui o antigo sobrenome do pai do nosso protagonista. Assim como Aldini, a primeira coisa que pensei foi que ele era um filho bastardo, mas na verdade é um orfão que decidiu usar o sobrenome de seu mestre. Segundo o pai de Souma, Saiba quer se vingar por ter sido abandonado, mas ainda não comprei totalmente essa ideia. Me parece que tem mais alguma coisa nessa história que deve ser revelada em breve.

Outro ponto de destaque é a introdução dos Noirs, um grupo de chefs que trabalham no submundo e serão os vilões da vez. É interessante que eles são um tipo de inimigo diferente de Azami, sendo assumidos pelo anime como os “chefs do mal”, parecendo mais usuários de magia negra caso essa fosse uma obra de fantasia. Será que vai rolar umas técnicas de culinária “proibidas” e coisa do tipo? Pelo menos eles estão certos em usarem máscaras para se protegerem do coronavírus.

No fim do episódio tivemos aquela cena bizarra onde Saiba invade a casa da Erina pra obrigar a garota a se casar com ele. Agora sabemos que ele não é apaixonado por ela, tendo como único objetivo controlar os Noirs e a Tootsuki. Achei que os dois iam fazer um shokugeki ali na hora, mas foi só um desafio formal pro BLUE? Isso é bem coisa de vilão mesmo.

Aqueles caras que não aceitam serem rejeitados

A última cena de Souma com o pai foi bem legal, pois ele comenta sobre “encontrar uma pessoa a quem queira devotar a sua vida culinária inteira”, o que não é pouca coisa. Parando pra pensar, enquanto Megumi sempre pensa na mãe, Aldini no legado da família e Erina no futuro da Tootsuki, Souma nunca tinha por quem lutar – ele só queria chegar no topo.

Então encontrar um propósito é uma ótima forma de desenvolver o personagem. Aliás, já era hora, né? A questão agora é descobrir quem será essa pessoa. Será que vão assumir de vez o romance dele com a Erina?

Comentários