[sc:review nota=4]

Está bem, me desculpe pela piada horrível no título. Mas acho que essa é uma boa definição para o Yoshimura, não é? Claro, ele não criou o próprio filho ou filha, mas a preocupação e o cuidado que ele tinha com todos os outros ghouls que abrigou sob suas asas só podem ser descritas como paternas. Ele próprio afirma isso, em flashback de quando conversou com Kaneki há poucos episódios atrás. Agora que o pai caiu, então, a família está desestruturada. O que irá acontecer?

Confesso que esperava participação da Touka. Ela apenas chegou até lá e nada fez. O Kaneki, por outro lado, fez tudo o que pôde. Até mesmo conseguiu salvar Koma e Irimi! Bom, eles já estavam terrivelmente feridos e estão à beira da morte, então não se pode contar com eles nos episódios porvir. Suas gangues aparentemente foram dizimadas. Eu não tinha certeza se Kaneki estava matando quando entrou para a Aogiri, e ainda não tenho certeza se ele matou, mas dessa vez ele escolheu não matar. Talvez esse fosse seu modus operandi quando na Aogiri também, mas agora que ele na prática os abandonou não dá para ter certeza. Me decepcionei um pouco com alguns inspetores que haviam recebido golpes aparentemente mortais mas apareceram vivos e bem depois. Na verdade até com Koma e Irimi vivos eu fiquei um pouco chateado. Quero dizer, eles sobrevivendo diminui um pouco a carga emocional do episódio. Talvez eles tenham um último rompante de ódio e se matem tentando se vingar pela morte do Yoshimura depois, mas o que isso irá acrescentar à história a essa altura? Só mesmo se for necessário estruturalmente para o enredo. Veremos. E o mais impressionante mesmo é que o Nagachika conseguiu de alguma forma se infiltrar entre os inspetores. Por que ele fez isso? Quero dizer, poderia ter entrado no lugar como civil mesmo, não poderia? Ele não mora naquele distrito? Não era só não evacuar, como a velha que a Irimi quase morreu para proteger fez? Sei lá, ele não fez nada além de estar ali, sequer encontrou-se com alguém, não vi propósito nenhum no que ele fez, e a falta de propósito sempre me incomoda.

Foi um bom episódio. Não teve muita história, Koma e Irimi estão impedidos de lutar, Yoshimura morreu, Touka está passeando por ali e Kaneki vai ter que enfrentar o Amon. E apareceu outro Coruja depois do Yoshimura morrer. Se me permite um chute selvagem, acho que essa Coruja é a escritora. Que deve ser a múmia da Aogiri também. Veja só: a múmia já revelou ter uma identidade secreta por baixo das bandagens, tem interesse no Kaneki e estava assistindo a batalha. A escritora também já demonstrou interesse no Kaneki e foi quem deu o pedaço de informação crucial para o Shinohara que levou ao começo das investigações que culminaram na operação de extermínio do Yoshimura. Depois que o Yoshimura morreu, a outra Coruja apareceu. Aliás, essa Coruja é o filho dele, não é? Ele havia dito que a Coruja era o filho dele no episódio que contou seu triste passado. Ele assumiu a mesma forma depois para proteger o filho. Isso significa que a múmia da Aogiri, a escritora e a filha do Yoshimura são a mesma pessoa? Eu não sei, mas faria bastante sentido.

Agora a Coruja original, violenta, reapareceu. Parece que o Shinohara já foi pro vinagre, e não deve demorar para boa parte daqueles que estão ao lado dele (todos inspetores de elite ou com grande poder de combate) irem pelo mesmo caminho. Enquanto isso o Kaneki está enfrentando a quarta divisão do Amon, e quero crer que ele é forte o bastante para derrotá-los, ainda que com alguma dificuldade especialmente porque o Amon já o conhece. Os reforços da CCG devem ser enviados para lutar contra a Coruja, deixando o Amon encurralado. Touka eventualmente deverá fazer algo, ou não? E o relacionamento incipiente entre Amon e Akira fará com que um dos dois faça algo estranho? Será que aquele inspetor bundão covarde que não gosta da Akira vai morrer? Não que eu me importe, mas pelo menos daria sentido a todo o drama dedicado a ele no episódio anterior. E o Nagachika vai continuar assistindo a tudo? Ele está querendo reencontrar o Kaneki, não está? O que ele pretende dizer ao amigo? Eu diria: “Calma aí cara, se você se preocupar tanto assim vai ficar com cabelos brancos cedo. Ops”. E você, diria o quê para o Kaneki se estivesse no lugar do Nagachika?

Comentários