Ou Re:Creators – ep 9 e 10 – Fantasia, o poder da imaginação

Hey~ Outro duplo pro cêis!

Acho que esses dois episódios se completam bem, por isso fez sentido esperar para discutir os dois juntos.

Logo de cara, queria comentar: como tem mal entendidos nesse anime! Digo, se parar pra rever a série, a trama basicamente foi elaborada em torno de suposições – surreais (e incríveis) da Meteora – e mal entendidos. Porém, o quê se esperar de um anime de ação? – primeiro ação e depois racionalização :v

Nesse aspecto, confesso que o episódio 10 foi extremamente empolgante. As lutas, os efeitos, a trilha sonora mara~ Nossa, vou até dar 5 estrelinhas. (E olha que sou chata.) Não estou assistindo nem um outro anime dessa temporada, mas disseram que o Re:Creators tá dando um showzin. O que vocês acham?

Seguindo na reflexão, um assunto que veio muito à tona com a figura polêmica da Magane-chan foi a questão de verdades e mentiras. Novamente, vou ser só elogios para ela. Dissimulação e saber causar, ela é nota dez! Pessoalmente, achei um ótimo complemento para a Altair como antagonistas.

Bem, mentiras e verdades, não acredito que – no limite – seja o mesmo que causa e efeito, contudo, tratando-se de animes, geralmente os mundos seguem uma lógica. E taí que Re:Creators teve uma sacada tão interessante. Se a proposta da própria série é quebrar o paradigma de “realidade”, por que não contestar valores e crenças? A Magane é a personificação dessa contestação enquanto que a Altair é a possibilidade de tornar o supostamente não-real em realidade.

O que nos faz entrar no segundo título, o poder da imaginação, a fantasia. Esse é um tópico que já comentamos anteriormente, todavia, o último episódio só fez com que pudéssemos dar mais ênfase nele. Especialmente, quando o criador da Selesia coloca à prova nossa teoria do poder dos fãs – e sua popularidade – influenciar no poder dos personagens. Ou seja, o quão o poder da imaginação é surpreendente. Claro, que assim como no anime, ele pode ter algumas restrições. Afinal, o que denominamos de “realidade” não seria assim estabelecido como padrão se não tivesse normas.

Não obstante, uma das grandes lições que tais episódios nos trazem é as diferentes faces da realidade e como a ficção também pode ser considerada uma vertente dela. Uma das cenas que se revela como bom exemplo é o confronto do Sota com a Alicetaria. (Hoje vou dar um desconto pro menino, que ele falou bonito.) De fato, muitas vezes, personagens fictícios nos inspiram assim como pessoas reais. E, sem dúvidas, seu valor é verdadeiro. Pelo menos é o que acredito… A linha que separa o real do imaginário, o que é verdade para alguns e outros, o que é mentira ou uma outra forma de interpretar algo por vezes podem ser muito tênues.

Agora, eu ficaria super feliz de ver a opinião de vocês sobre o assunto.

Até a próxima semana (com mais do tão aguardado clímax~ )!

  1. Essa sem dúvidas é a obra que está mais me surpreendendo essa temporada, e a que eu estou mais gostando! E esse episódio 10 foi melhor até agora!
    Uma conclusão que eu chego após esse Ep10, e como se torna difícil enfrentar personagem em universos ou ambientes em que não existe um counter a altura deles! Magane e Altair são muito OP nesse cenário!
    A grande vantagem do time do Souta e que ele próprio conhece cada ponto fraco de cada adversário, além da grande sacada desse último Ep10! Eles podem evoluir suas criações! Só que você não pode abusar desse ultimo artifício. Porque não sabemos as consequências dele! Imagina o que a produtora do Matsubara pensou desse último designer da Selesia? Será que se eles não gostarem dessas alterações, eles pode alterar o autor da obra?
    Valeu! Fui

Comentários