Na minha primeira análise, eu escolhi abordar um anime ou melhor dizendo uma franquia muito especial pois foi através da mesma que entrei em contato com o gênero idol e também foi minha primeira experiência com animes do estilo garotas fofas que outrora tinha um certo preconceito.

A poderosa franquia Love Live que é idolatrada no oriente e meio ignorada na parte ocidental do planeta está de volta com uma nova série chamada Love Live! Sunshine!! sob a direção do estúdio Sunrise que está sendo competente e mantendo o elevado nível técnico mostrado nas séries anteriores.

Waifus para todos os gostos!!!!

Waifus para todos os gostos!!!!

Sobre a estreia, eu particularmente estava com receio se as atuais personagens iriam ser tão carismáticas quanto as anteriores e isso só saberei no fim da série, enfim, neste primeiro episódio conhecemos a protagonista da série Chika Takami, uma garota normal aparentemente sem grandes talentos ou ambições que por obra do destino teve um encontro com as μ’s (Pronuncia-se Musas, em referência às 9 Musas de Zeus que na mitologia grega eram divindades responsáveis por inspirar o desenvolvimento artístico e cientifico, e o grupo de idols da série anterior era formado por 9 garotas, por isso recebeu esse nome) enquanto as admirava em um telão. Tal encontro que não só mudaria o destino dela mas como o de outras garotas de uma pacata cidade pesqueira.

Esse momento é um divisor de águas na vida de Chika, que não só mudará a sua vida como a de outras garotas.

Esse momento é um divisor de águas na vida de Chika, que não só mudará a sua vida como a de outras garotas.

Então, além de mostrar a protagonista iniciando sua jornada para realizar seus sonhos através do clube de school idols que a principio não consegue atrair ninguém, o primeiro episódio mostra todas as personagens principais mesmo que todas elas não tenham o mesmo tempo de tela, além da protagonista, queria destacar algumas personagens como You Watanabe melhor amiga de Chika que foi a primeira a se juntar ao clube de school idols, Riko Sakurauchi uma estudante transferida de Tóquio que estudava em nada mais nada menos  em Otonokizaka High School, escola das lendárias μ’s, algo que eu achei bem interessante, no entanto Riko não sabia nada sobre as μ’s e muito menos o que são school idols, a princípio achei estranho ela não saber nada sobre as personagens anteriores que no próprio universo do anime se tornaram lendas mas essa situação é compreensível pois segundo a mesma ela só prestava atenção no piano então é como se a personagem vivesse em um mundo onde só ela e o piano existissem e o resto era ignorado. Outra personagem a ser ressaltada é Yoshiko Tsushima ela sofre de chuunibyou, esse tipo de personalidade não é algo raro em animes e até mesmo um outro anime de idols que é o The Idolmaster Cinderella Girls tinha uma personagem assim e eu só coloquei como destaque pois na versão anterior de Love Live não tínhamos uma personagem com esse tipo de personalidade, o que pode gerar algumas cenas engraçadas ou não. Por fim temos Kanan Matsuura que pelo pouco que foi mostrado parece ter algum problema familiar que a impede de ir à escola.

Essa imagem representa bem como era a protagonista antes de querer ser idol, admirando o sucesso dos outros e vendo sua vida passar passivamente.

Essa imagem representa bem como era a protagonista antes de querer ser idol, admirando o sucesso dos outros e vendo sua vida passar passivamente.

Eu queria dizer que Love Live Sunshine mantém as mesmas bases do seu antecessor o que de certa forma é bom e ruim ao mesmo tempo. Do ponto de vista comercial pode ser bom usar uma formula que deu muito certo, e por que não usa-la novamente? O lado ruim é que usar certos elementos do anime anterior passa a sensação de reciclagem, de falta de ousadia, por que a protagonista tem de ser do segundo ano da mesma forma da série anterior? Por que a Chika tem que ser alegre e otimista como a Honoka que foi a protagonista da série anterior? O que que custa mudar?  Essa é apenas uma crítica pessoal.

No começo tudo é difícil.

No começo tudo é difícil.

Eu queria finalizar o artigo ressaltando que gostei muito do cenário litorâneo e também da abertura e do encerramento do primeiro episódio e que em ambos tanto o CGI, a melodia, letra e coreografia se encaixaram de forma perfeita (Alias o encerramento desse primeiro EP é algo épico, uma marca registrada da franquia, e que com certeza exigiu trabalho dos animadores para executar as coreografias) enfim, mesmo que as novas personagens não enfrentem os mesmos desafios das suas antecessoras, elas vão ter desafios próprios que  podem ser ou não maiores que as μ’s tiveram, e se Love Live! Sunshine!! vai ser tão bom ou até mesmo superior a série anterior só o tempo dirá.

Essa parte da coreografia me lembra a formação que os Cavaleiros de Ouro CDZ usavam para fazer a Exclamação de Atena. EXCLAMAÇÂO DO MOE!!!!!!!!

Essa parte da coreografia me lembra a formação que os Cavaleiros de Ouro de CDZ usavam para fazer a Exclamação de Atena. EXCLAMAÇÂO DO MOE!!!!!!!!

Comentários