Amanchu! – ep 3 – Motivo de felicidade

Atire-se primeiro na água aquele que não tiver tampado o nariz e estufado os ouvidos nesse episódio! Mais um episódio feliz de Amanchu, mais uma pequena “aula” de mergulho, e mais uma grande aula sobre amizade e motivos para ser feliz!
A Futaba continuou tímida e preocupada como sempre, a Hikari continuou impulsiva como sempre, e as duas juntas continuam sendo a coisa mais adorável da temporada. Como sempre!
O que aprendemos sobre mergulho no episódio 3?
Pressão da água: que a densidade da água é muito maior que a do ar todo mundo já sabe, e por isso, consequentemente, a pressão exercida por uma coluna de água também é muito maior. O que esse episódio ensinou é a exata medida da diferença: meros 10 metros de água equivalem a pressão atmosférica inteira. A cada 10 metros abaixo da linha da água acrescenta-se mais uma atmosfera de pressão, de forma que se na superfície há 1 atmosfera, 10 metros abaixo da água são 2 atmosferas, 20 metros são 3 atmosferas, e assim por diante em rápida progressão aritmética. Não é trivial lidar com essa pressão tão alta e essas mudanças de pressão tão rápidas, então um mergulhador deve continuar respirando o tempo todo. Isso resolve para os pulmões e vias aéreas, mais importantes, mas para os ouvidos pode ser necessário um método à parte. Bom, quem quer que tenha andado de avião ou feito viagens subindo ou descendo montanhas já deve ter sentido a pressão nos ouvidos e sabe instintivamente resolver isso, e é do mesmo jeito: engolindo, mexendo a boca ou estufando os ouvidos.
Aviso: o Anime21 não é um blog sobre mergulho. Mesmo se fosse, isso não é algo que se aprenda na internet, procure ajuda profissional. Eu sequer sei nadar, então não acredite em mim, de verdade. Isso tudo é só curiosidade.
Sobre a “aula” de mergulho, é bom ressaltar que só deve respirar embaixo dágua se estiver usando um tanque de mergulho, viu? Respirar água não é recomendável. Ok, eu sou um péssimo professor e minhas piadas também são péssimas.
Enfim, Futaba e Hikari finalmente entraram para o clube de mergulho. Ainda não conhecem ninguém lá, apenas trombaram com a professora conselheira do clube que por acaso é a professora da turma delas que por acaso é aquela professora com quem Hikari trombou no episódio anterior e descobriu que ela também é mergulhadora. Tudo assim por acaso. A vida idealizada é cheia de acasos convenientes, mas quando o anime é divertido a gente nem se importa. A Professora Katori deu uma ligeira bronca na Hikari por ter invadido o clube de mergulho no episódio anterior e por ter arrastado a Futaba junto (a Futaba escapou ilesa).
Ela definitivamente parece mais uma “irmã mais velha” do que uma professora. Parece bastante jovem mesmo, então isso meio que combina com a personalidade dela. No episódio anterior ela “disputou” com a Hikari e entre os dois me pergunto se as duas se conheceram mais um pouco, pois pareciam bastante íntimas. Eu sei que a Hikari já havia dito que ela podia chamá-la pelo apelido (me lembro vagamente disso, mas posso estar confundindo), mas a cena da “punição” foi muito cheia de intimidades, e sem pensar duas vezes ela chamou a Futaba pelo apelido também. Apelido esse que a Hikari deu e que até onde entendo só a Hikari deveria conhecer. Bom, companheiras mergulhadoras, algo para além da escola elas têm de comum, então não seria inesperado se tivessem se aproximado um pouco mais.
Mas Amanchu não é sobre a aproximação da Hikari com sua professora, e sim sobre a aproximação das duas garotas: Hikari e Futaba. Apesar de tudo o que já haviam feito juntas, a Futaba ainda não parecia, no começo do episódio, se considerar próxima da Hikari, e ficou sozinha na sala durante o almoço. Tímida que é, chegou a considerar se aproximar de duas outras garotas que estavam ali mas desistiu. Sorte a dela que Hikari veio em sua salvação, não é? E dali até o final tudo melhorou para ela.
Ao ver as cerejeiras em flor Futaba percebeu o quanto a Hikari estava se esforçando para deixá-la feliz, o quanto ela se importava. E ela ficou feliz. Pelas cerejeiras sim, mas em primeiro lugar porque acredito que aquela foi a primeira vez que ela enxergou a Hikari como uma amiga de verdade. Ao final do episódio ela até se sentiria um pouco frustrada consigo mesma por não ter a coragem que a Hikari teve e ter ficado esperando que alguém esticasse a mão para ela, mas isso tende a ser um dos pequenos defeitos que às vezes reconhecemos em nós mesmos e não damos maior atenção para isso. Só porque deu certo, lógico. Quando dá errado (e eu me identifico demais com essa situação, hehe) a coisa vira uma bola de neve e você não sabe como conseguir escapar, mas Amanchu é sobre coisas felizes, não sobre as tristes.
Como eu já havia especulado, há um lado inseguro na Hikari também, o que só a torna ainda mais interessante. Parece que ela estava tão ou quase tão nervosa quanto à Futaba quanto ao prospecto de conseguir amigos, conseguir seu lugar na nova escola, mas a sua personalidade demonstrou isso de forma diferente. E ela deu sorte de encontrar a Futaba, com quem ela combinou tanto – uma precisava da outra e uma ficou curiosa e interessada na outra. Enfim, a partir do próximo episódio começa a vida delas no clube, vamos mergulhar juntos? Só não se esqueça de continuar respirando o tempo todo!
Kondou-san
Este anime continua muito bom, calmo, com personagens carismáticos e acima de tudo é didáctico (neste caso para quem goste de mergulho). Este episódio serviu para reforçar a amizade entre a Futaba e a Hikari, achei bem engraçado a cara da Hikari quando a Futaba lhe chamou de Pikari, aquela felicidade dela foi muito bonita. A Hikari também tem um lado inseguro, mas agora com a sua nova amiga já não à esse problema. Dos personagens que mais gosto neste anime a sensei Katori, está quase no top, super carismática, tem um comportamento e atitudes juvenis, ela também não me parece ser assim tão velha, deve ser uma professora em inicio de carreira. As caras deformadas da Hikari são muito engraçadas, e as da sensei também. Achei bem engraçado a cena da sensei a chamar a atenção da Hikari por ter invadido o clube de mergulho e ter arrastado a Futaba consigo, mas parece que existe uma grande intimidade entre a sensei e a Hikari, será por elas serem mergulhadoras. Achei incrível a maneira como eles explicaram aquilo da pressão da água, geralmente nos animes este tipo de coisa costuma ser massante, mas em Amanchu a explicação passou tão natural, as vozes das seyuus também ajudaram bastante. É engraçado como uma pessoa como eu que nem sabe nadar, estar a ver um anime sobre mergulho e ainda por cima estar a gostar. Este anime em si, é sobre a amizade com o tema de mergulho como catalisador, a relação entre a Teko e a Pikari é muito bonita, é impossível não achar adorável a relação das duas.
Como sempre uma excelente matéria.
Fábio "Mexicano" Godoy
A felicidade da Hikari ao ser chamada pelo apelido pela Futaba foi felicidade verdadeira, não apenas o pensamento positivo que ela usa para manter o sorriso no rosto o tempo todo. Foi muito divertido ver nesse episódio que ela também tem inseguranças e preocupações – só o que difere ela da Futaba é que ela age de forma positiva, como a avó dela a ensinou. A Futaba por outro lado estava bastante para baixo, melancólica, já se preparando para se conformar a uma vida escolar incompleta, sem amigas.
Mas Amanchu é um anime feliz, então é lógico que uma foi feita para a outra e agora podem ser felizes de verdade, juntas =)
Obrigado pela visita e pelo comentário!