Com muito atraso finalmente publico esse artigo. Já assisti o anime até o final, mas para um acompanhamento episódio a episódio achei que seria um desleixo escrever um artigo só sobre quatro episódios considerando que esses dois compuseram um arco separado. E também não seria justo com o Corteo. Ele merece esse artigo.

O artigo sobre os episódios derradeiros sairá amanhã, e haverá ainda mais 91 Days essa semana, fique de olho!

O único personagem genuinamente bom, genuinamente benevolente desse anime, morreu. Morreu em um último ato de benevolência: se entregou para salvar a pele do melhor amigo, irmão de consideração. Morreu pelas mãos desse próprio amigo, em um ato de sadismo do suposto novo amigo e irmão que ele arranjou. Exceção feita talvez à Fio, que não aparece o suficiente no anime para que a conheçamos melhor, entre os personagens nomeados não há ninguém como Corteo. Mas não estou aqui a dizer que o Corteo fosse perfeito. Bem longe disso. É só que o padrão moral dos demais personagens é tão baixo que até mesmo alguém normal como ele se destaca como se fosse uma freira descalça. Um anjo da guarda. Bom, ele foi na prática um anjo da guarda ao salvar o Angelo no final do episódio 10.

Só não nos esqueçamos que ele se meteu nessa enrascada por conta própria. Estava tentando ser o anjo da guarda de Angelo quando conspirou com Fango para matar Nero, tentando salvar o amigo da companhia tóxica de um chefe de quadrilha mafiosa? Ou terá sentido inveja de como estava perdendo a amizade e fraternidade do Angelo para o Nero? Algo que ele entende muito bem, note-se, pois conseguiu ler Barbero perfeitamente quando o capanga do Nero exalava ressentimento por ter perdido seu lugar preferencial para o novato. O mais provável é que fosse um pouco de cada, com o sentimento negativo funcionando como estopim e gatilho, e o bem-querer sendo seu guia moral e o justificador último de suas ações.

Corteo está tranquilo. Angelo se sente a pessoa mais desgraçada do mundo.

Corteo está tranquilo. Angelo se sente a pessoa mais desgraçada do mundo.

De todo modo, tendo ele ciúme do Nero ou não, permanece o fato de que ele tomou a decisão de trair Angelo e tramar para tirar a vida do chefe dos Vanetti, e isso dificilmente poderia ser chamado de um ato benevolente. Mas seus tropeços morais são fartamente compensados pelas dívidas que o Angelo tem com ele:

  1. Foi Corteo quem acolheu Angelo na noite em que ele perdeu tudo (e provavelmente deve tê-lo dado abrigo por pelo menos mais alguns dias até que Angelo decidisse que rumo tomar).
  2. Naquela noite ele confortaria Angelo dizendo que eles seriam sempre irmãos.
  3. Quando Angelo retornou Corteo recebeu-o de braços abertos, como o irmão que sempre considerou, mesmo que o amigo tenha desaparecido por anos sem deixar vestígios e jamais tenha se preocupado em manter contato.
  4. Apesar de não querer se envolver com a máfia, ele no fim das contas deixou que Angelo usasse sua bebida para se aproximar da Família Vanetti.
  5. Uma vez dentro da Família, ele continua trabalhando para eles.
  6. E, é claro, o que ele fez no final do décimo episódio. Até mesmo relembrou Angelo de que eles eram irmãos.
O sinal secreto deles é também o sinal de adeus

O sinal secreto deles é também o sinal de adeus

Alguém como Angelo jamais poderia querer alguém assim ao seu lado. Jamais poderia ousar sonhar merecer o afeto de alguém como Corteo. Mas isso no mais das vezes não é algo que se tem por mérito, mas por fortuna. E depois de perder a família, depois de perder tudo, depois de voltar apenas por vingança, Angelo continuava sendo alguém bem afortunado por poder contar com Corteo. Mas a sua pilha de pecados já era grande demais e ameaçava desabar por sobre ele, esmagando-o.

Nesse momento, ironicamente, se Angelo não tivesse alguém como Corteo ele poderia ter suportado por mais tempo. Como tinha, ele se tornou mais frágil. Corteo assumiu o fardo em seu lugar mas isso só fez Angelo sentir-se ainda mais devastado. Não poderia haver para Angelo desgraça maior do que perder a única coisa boa e pura que restava em sua vida. Ou poderia: perder a única coisa boa e pura que restava em sua vida por suas próprias mãos. Nero não matou ninguém de sua família, e talvez isso estivesse começando a balançar a determinação de Angelo, mas ele acabou por fazer muito pior: forçou Angelo a matar o último membro de sua família, ainda que não fosse de sangue. Nero fez Angelo matar Corteo, assim como Angelo já havia feito Nero matar Frate. Tente vingar-se o quanto quiser, ao fim e ao cabo resta apenas o carma.

Ah, sim, foi tudo culpa do Ganzo, que vai ter sua dose de carma também

Ah, sim, foi tudo culpa do Ganzo, que vai ter sua dose de carma também

  1. Este pequeno arco foi muito bom, como tu bem referiste o Corteo era única pessoa boa no meio daquela gente sem escrúpulos. Aquela pequena fuga do Corteo e do Angelo serviu como uma espécie de alivio para o Angelo, já que pode passar um tempo com o seu irmão Corteo, o Angelo pode estar morto por dentro mas o Corteo era uma espécie de luz para ele. Aquele Barbero já me estava a irritar a uns episódios atrás, mas no episódio 10 ele superou-se quando desfez a a História do Angelo para entregar o Corteo. Aquela cena em que o Corteo entrou de rompante na sala do chefe Nero eu percebi logo que aquilo ia acabar mal, grande parte por culpa da Inveja do Barbero, eu sei que ele se preocupava com o Nero mas não havia necessidade de entregar a última pessoa da família do Angelo. E o Nero ainda foi o pior de todos ao mandar o Angelo matar, não executar o seu melhor amigo e irmão só para provar a sua lealdade aos Vannetis. Pela primeira vez no anime se vê o Angelo com uma cara mais emocional. e a deixar-se afectar pela dúvida, matar o Corteo para acabar com a vingança dele contra os Vannetis ou fugir e salvar o Corteo. O Corteo nos seus últimos momentos estava bastante sereno, já que ele sabia que o Angelo ia acabar com a sua vingança a todo o custo, mas tive pena do Corteo, eu gostava dele, um bom personagem que fez de tudo para ajudar o seu irmão até ao final, mesmo tendo feito a asneira de se ter aliado ao Fango ele realmente se preocupava com o Angelo, como tu bem referiste como um anjo da guarda do Angelo. Aquele último momento em que o Corteo faz o sinal dele para se despedir do Angelo foi muito bonito e com aquela ost bonita atrás foi uma cena muito bem feita, o Corteo morreu em paz sem arrependimentos, já o Angelo se antes tinha sede de vingança, agora é que ninguém o para, notou-se que ele ficou bastante abalado por ter matado o seu irmão. Ansioso pelo último artigo de 91Days aqueles dois últimos episódios demonstraram o porque de 91days der um dos melhores animes da temporada de Verão.
    Como sempre um excelente artigo Fábio.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Ainda não terminei de assistir todos os animes da temporada, mas creio que 91 Days fechará com o melhor na minha opinião: já cravei meu 10 para ele no MyAnimeList. Um dos melhores do ano, concorrendo com Rakugo Shinjuu.

      A desgraça e o desespero do Angelo naquela cena final eram totais, porque ele havia feito tudo o que podia, havia se arriscado para proteger o Corteo (e estava disposto a continuar se arriscando contra todas as evidências colhidas pelo Barbero), mas quando o Corteo entrou naquela sala ele soube que seu irmão só sairia de lá morto. E quando o Nero entregou-lhe a arma, soube que seria por sua mão. Dentro da mansão Vanetti, com todas as atenções voltadas para eles, fugir não era mais possível. Ele não poderia sequer, caso a ideia lhe passasse pela cabeça, trocar a vida do Corteo pela sua. Nenhum sacrifício pessoal evitaria que o Corteo fosse morto depois. O Corteo também sabia de todo isso, e estava sereno, tranquilo, com a sensação de missão cumprida: salvou o amigo, o irmão, e sua vingança.

      Que agora mais do que nunca irá ser levada até o fim. Ou não…?

      Obrigado pela visita e pelo comentário! =)

      • Eu quando vi até metade de 91 Days tinha dado um 8 lá no MAL, mas depois do episódio 11 e 12 a minha nota foi para o 10 eu gostei muito deste anime, mesmo sendo frio como muitos dizem, acho que este anime cumpriu muito bem a sua premissa. Concordo contigo quando dizes que 91Days é um dos melhores do ano junto com Rakugo (se bem que para mim ninguém o supera).

      • Por agora a temporada ainda está morna, até agora para mim só Izetza e IBO foram os melhores, que venha o dia 8 de Outubro o dia das estreias.

Comentários