Juro que pensei seriamente em abandonar esse anime: dois caras gritando e cuspindo um no outro não me pareceu uma maneira muito interessante de se começar um episódio… Mas, por um momento, lembrei dos 4 ou 5 leitores que me apoiam nesse blog, e como não sou o tipo de pessoa que larga algo pela metade, respirei fundo, contei até ichi man e apertei o play.

E juro que demorei pra entender a referência: Aníbal Barca, o cara dos elefantes, um dos generais mais badass do Império Romano antigo, saindo na porrada com Scipio Africanus (esse eu precisei pesquisar pra saber quem era). Daí minha cabeça começou a dar nós.

Como assim, não eram apenas figuras históricas japonesas?! Não era pra ser um anime na pegada do “vamos transportar uns malucos pra um mundo de fantasia” (cof cof SAO, Log Horizon)?!

Esse artigo é uma colaboração entre o Pocket Hobby e o Anime21. Acesse também o Pocket Hobby! No Pocket Hobby você encontra os mais variados conteúdos sobre cultura japonesa! No blog ou noYouTube, a escolha é sua.

 

Mas a culpa era minha, no final das contas. Fui eu que demorei pra correr atrás do mangá original, que fiquei enrolando na frente do computador ao invés de encomendar pela Amazon de uma vez. Cheguei até a comprar alguns títulos que estou lendo (clique aqui e saiba mais), mas no final das contas, esqueci completamente do mangá de Drifters.

Então, por um lado, está sendo uma experiência bem interessante não ter conhecimento prévio algum da trama, dos personagens ou mesmo do contexto da obra. Por outro lado, até o final da temporada, sei que vou precisar ler tudo (e rápido) para chegar a uma conclusão sobre o desenvolvimento do anime.

Outra curiosidade: quem acompanha o Pocket Hobby há mais tempo sabe que eu evito assistir tanto aberturas quanto encerramentos de anime. Sim, eu tenho um bom motivo, e um dia eu conto o porquê, mas desta vez, quando os primeiros acordes da opening começaram, eu fechei os olhos e deixar a música rolar, apenas pra me arrepender de não ter feito isso antes. Que baladinha gostosa de ouvir! Super recomendada!

Mas nada melhor do que um pouco de ação, headshots e correria logo no início do episódio para me pôr de volta nos eixos. A vila dos elfos estava sendo atacada, e são justamente os heróis japoneses que vão ao resgate! Aí é caco de gente voando pra todo lado!

Alguém ficou com sede de kubis...

Alguém ficou com sede de kubis…

Conforme o episódio vai se desenrolando, também vamos entendendo os pormenores da trama: existe uma organização encarregada de combater os chamados Drifters, que usa táticas militares mescladas com objetos mágicos. Parece que, de alguma maneira, as pessoas que vêm de outro plano (possivelmente o nosso) tem o poder de destruir aquela espécie de Terra Média onde, além de elfos, também existem Hobbits, anões e sabe-se lá mais quais seres de Dungeons & Dragons…

Drifters 2 - 14795939_1081693058551219_1049515562_o

O mais interessante desse episódio são as estratégias de luta, tanto as do Oda Nobunaga quanto as dos nativos. Temos um piromaníaco japonês, um senhor feudal sem cabeça e elfos desesperançados – ou seja, terreno fértil para Toyohisa-kubi-maníaco.

De novo, preciso elogiar tanto a trilha sonora quanto o uso das cores na composição da obra – se você conhece (e gosta) de animes mais clássicos, como Cowboy Bebop, então vai se deliciar com Drifters. E dar muitas risadas com o projeto de élfico que os japoneses inventaram.

Drifters 2 - 14813181_1081693015217890_942579720_oA batalha em si não dura tanto assim, mas é conduzida de maneira elegante, com um final digno de filme. E finalmente entendemos que tudo que acontece naquela Terra Média é meio que reflexo da disputa entre Easy e Murasaki (aquela entidade atrás da mesa do purgatório – corredor cheio de portas no primeiro episódio).

E o episódio termina com o Olho de Sauron brilhando roxo no céu. Acho que vou assistir Senhor do Anéis outra vez, pra saber o que me espera…

 

Revisado por Tuts

  1. Japao é o que mais têm mas é bom Se preparar pra pesquisar sobre a Russia, a frança e todo tipo de lugar
    Não ouse dropar depois de pegar o que eu queria fazer,btw :v
    Bom artigo de toda forma e realmente acho que o estilo kohta Hirano de musica ta excelente

  2. Este episódio para mim não teve nada de novo, à excepção da introdução de dois novos drifters de resto já tinha visto tudo no Ova que tinha saído antes do anime. O melhor do episódio foram as estratégias utilizadas, Oda Nobunaga é ficou conhecido por ser um excelente estrategista. Queimar as colheitas de trigo, era uma excelente forma de enfraquecer o inimigo, os inimigos podem ser muito corajosos, mas se não tiverem nada para comer, não são nada. Por enquanto ainda não tiveste muito trabalho de pesquisa sobre as figuras históricas, no episódio 3 aparecem um monte delas. Neste episódio o Shimizu esteve imparável, nem os melhor dos cavaleiros lhe faz frente. A parte melhor foi a do psicológico dos elfos, eles estavam sob o jugo de um tirano, que estava disposto a executá-los a todos. Aquela cena em que os elfos matam o senhor deles foi muito boa. Aquele Nobunaga é mesmo irreparável, não perde o desejo de conquista, nem no outro mundo. O outro do arco também é muito assustador, ele abate os outros quase como se eles fosse alvos de prática de tiro ao alvo. Aquele encontro entre o Murasaki e a Easy foi tenso, se bem que a Easy tem os Ends que são super fortes e o Murasaki só tem guerreiros sem poderes, vamos ver o que vai acontecer.
    Excelente artigo Renato Brandão.

    • Obrigado pelo elogio!
      Será que vai rolar um Musashi pra bater de frente com o Toyohisa?!
      Melhor, não me conta, eu não quero spoiler hahaha
      Abraço!

      • Nada de Musashi ainda, mas posso dizer que aparecem figuras históricas de renome no terceiro episódio.
        Sinceramente não acho que o Toyohisa teria hipótese alguma contra o Musashi, Musashi foi o melhor espadachim na sua época, muitos dizem que foi o melhor samurai que o Japão já teve, mas na verdade Musashi era mais um ronin que um samurai, ele começou como lanceiro (na verdade os camponeses eram as grandes massas dos exércitos dos senhores). Mas se Musahi aparecer neste anime espero que esteja no lado dos Drifters e não do lado dos Ends.

Comentários