Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

No Japão os clubes escolares tem funções importantes como ajudar na socialização dos estudantes e pode influencia-los numa futura carreira profissional, além de ser um espaço onde os estudantes possam se divertir e relaxar um pouco da rígida rotina estudantil. Neste artigo eu irei falar um pouco de um anime escolar que tem um clube de desenvolvimento de jogos com membros peculiares cuja a protagonista é uma garota que acabou de entrar no ensino médio se depara com um importante questionamento que é sobre qual clube que ela iria participar. Essa decisão é de tal importância pois reflete diretamente na sua vida determinando seu ciclo de amizade e até interferindo na escolha profissional em um futuro próximo.


Anime21 Diário

Informe o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Tama e Yumine visitando o estande do clube de desenvolvimento de jogos.

Tama e Yumine visitando o estande do clube de desenvolvimento de jogos.

Como todo jovem, a protagonista da série Tamaki Honda começa a ter dúvidas sobre o que fazer pois nessa faixa etária é natural começar a pensar em objetivos de vida. Durante a apresentação dos clubes Tama-chan junto com a sua amiga Yumine visitam o estande de um clube chamado de SNS, que no jargão japonês é a sigla para serviço de rede social, mas para esse clube a sigla significa algo totalmente diferente pois trata-se da abreviação para “Shinda sakana no me Nisshou busoku Shatoru ran-bu”, o que traduzido para o português seria mais ou menos o seguinte: “Alguns olhos de peixe morto (porque os membros desse clube acabam dormindo pouco devido ao trabalho árduo) Pouco sol (por ser uma atividade essencialmente indoor, ou seja os membros desse clube trabalham em ambiente fechado) Clube de corrida ir e vir (por se tratar de uma atividade movimentada onde os membros executam várias tarefas e tem que entregar os trabalhos dentro de um determinado prazo). A função do clube SNS é desenvolver jogos amadores (doujin games)

Depois de visitar esse clube Tamaki Honda começa a pensar no que gostaria de fazer e ela lembra que já fez diferentes coisas antes o que acaba não ajudando pois essas atividades eram diferentes uma das outras. No fim a protagonista entra para o clube de desenvolvimento de jogos (SNS) por gostar da arte do jogo que ela jogou durante a apresentação de clubes. Esse clube está passando por um período de transição pois a veterana que criou o clube acabou s formando e indo para a faculdade então os membros que ficaram tem que continuar o legado da antiga líder do clube SNS, o que é um grande desafio.

Como em todo slice of life os protagonistas (no caso desse anime, as protagonistas) costumam ditar o ritmo do show pois são eles que vão fazer com que os espectadores se simpatizarem com a história. Nessa anime as personagens são carismáticas mesmo seguindo padrões normalmente usados nesse tipo de obra.

Sobre as personagens principais vamos conhecer um pouco mais sobre elas.

Tamaki honda: É a protagonista do anime e entra no clube SNS para ser ilustradora, ela aparenta ter complexo de Electra, uma vez ela afirmou que gosta de ter o cabelo comprido pois sua mãe também usava, e assim ela acha que poder obter a atenção de seu pai. Devido a essa enorme afeição pelo seu pai ela desenvolveu um fascínio incomum por homens mais velhos e por mangás shounen que possuem tais personagens. Ela vê o seu pai uma vez por mês, e talvez esse fato tenha contribuído para isso.

Shiina Murakami: É a presidente do clube SNS e exerce a função de programadora. Ela costuma ter uma fala mansa e pessimista além de ser pouco expressiva.

Kayo Fujikawa: Ela é a compositora do clube SNS e trabalha em tempo parcial como garçonete em um restaurante familiar.

Ayame Seki: Ela é a roteirista e também escreve histórias para adultos sob o pseudônimo de “Iris” e quando os colegas se referem a essas histórias ela fica um pouco envergonhada.

Yumine Fuda: A melhor amiga de Tamaki, que é membro do clube de ilustração da escola e também é uma fujoshi. Ela e Tama-chan se conheceram quando Tama foi fazer uma visita para Yumine que vivia doente e nessas visitas Tamaki costumava criar jogos para elas brincarem.

As personagens principais reunidas para um lanche.

As personagens principais reunidas para um lanche.

É divertido e agradável ver o esforço das personagens ao desenvolver seus jogos pois mesmo o jogo sendo amador elas levam a sério seus trabalhos pois essas atividades de clube podem influenciar nas suas carreiras futuras. A protagonista passa por desafios para aperfeiçoar os seus desenhos e ela ainda passa por momentos de dúvidas e reflexões quando uma rival que desenha melhor que ela aparece, ajudando no desenvolvimento da protagonista que aos poucos vai adquirindo confiança no seu trabalho e com o apoio das amigas continua seguindo em frente. Também é interessante ver como a Shiina vai aprendendo a lidar com a função de presidente do clube mesmo sendo tímida e pouco expressiva. Esse clube só existe graças a iniciativa da ex presidente do clube que é a Teru Hyakutake, que atualmente está na faculdade, em criar um jogo, e apesar da aparência avoada e meio desleixada ela deixou um legado importantíssimo para o clube pois através dele laços de amizade foram formados e isso é muito mais significativo do que qualquer sucesso ou fracasso dentro das suas atividades de clube. As meninas são como as pontas de uma estrela e a junção dos seus trabalhos (Ilustração, programação, roteiro, etc) se transformam em algo maravilhoso como se fosse mágica, e isso podemos chamar de “A magia da estrela” ou “Magic of Stella, que é o título do anime, e só por curiosidade (quem assistiu o anime sabe) esse nome também é o título de um dos jogos que as personagens fizeram.

Informações técnicas:

Magic of Stella ou Stella no Mahou é um anime baseado em um mangá homônimo de autoria de Cloba U, e publicado na revista Time Kirara Max. O anime foi produzido pelo estúdio Silver Link fazendo parte da temporada outono de 2016. O diretor desse anime chama-se Shinya Kawatsura.

Obrigado a todos que leram este artigo e quero aproveitar esta oportunidade para desejar um feliz 2017 para todos os leitores deste blog! (talvez eu faça outro artigo ainda este ano mas não é certeza)

 

Comentários