Sangatsu no Lion – ep 20 – Distâncias

Olá, pessoal! Aqui estou eu outra vez, Tamao-chan, trazendo mais um artigo sobre Sangatsu no Lion!
E este anime está chegando em sua fase final. Embora o mangá esteja com mais de 100 capítulos, o anime está conseguindo captar toda a sua essência, e isso também aconteceu com a obra anterior de Umino Chika, Honey & Clover. O anime foi sabiamente dividido em partes, cada episódio com 2 ou 3, mostrando todos os detalhes de cada uma. O mangá tendo capítulos com 16 páginas cada(apenas um teve 30 páginas) está sendo bem adaptado, e com certeza o reverei futuramente. Atualmente, o anime está no “capítulo 42”, na parte em que Shimada vai com sua dor de estômago e com Kiriyama para Quioto enfrentar o “filho de Deus”, Souya, e podemos ver a diferença gigantesca que há entre os dois.
Este anime conseguiu passar toda a apreensão do mangá. A começar por um sonho que Shimada teve, onde mostrava o que talvez tivesse acontecido se ele tivesse desistido do Shogi. Mesmo assim, tanto durante o seu sono, quanto em sua vida real, o destino terminava sendo o mesmo: ficar em frente a um tabuleiro de 81 casas onde todos os profissionais jogam Shogi. Mas apenas no sonho ele conseguiu ver pessoas pelas quais sente muita falta, e que tinha certeza que não as veria por um tempo, já que não havia chances de ganhar de Souya, e sabia disso.
- No sonho de Shimada, ele ainda trabalhava na lavoura, tinha namorada, tinha filha, não tinha dor de estômago…
- No sonho de Shimada, ele desistiu de tudo por não ter conseguido ser um profissional, conseguiu encontrar com pessoas que não via há muito tempo… Mas, ainda assim, jogava shogi. O tabuleiro estava sempre à sua frente.
- E as pessoas falavam nas costas dele o que achavam, assim como já aconteceu com Kiriyama um tempo atrás. Apesar de dizerem que Shimada não vencerá a partida contra Souya, não têm coragem de dizer isso na frente dele, o que coloca certa pressão.
- E ainda teve a “leve” reflexão de Shimada: “Qual deles é um pesadelo? O “eu” que não conseguiu se tornar um profissional e voltou para casa…”
- “ou o “eu” que arriscou tudo para chegar até aqui e agora encara a sua quarta derrota?”
E, por causa de algumas confusões, incluindo um resfriado, tiveram que mudar algumas pessoas de lugar. Smith ficou sendo o observador oficial e Kiriyama ficou sendo o observador e comentarista da partida. Como ninguém estava preparado para algo repentino, foi uma proposta assustadora para ambos, porque não tinham muita escolha, principalmente para o protagonista já que, apesar de todo o seu pessimismo, ele acreditava que Shimada venceria, embora o seu “parceiro” de Classe A dizia o contrário(e com razão), e Rei ficou totalmente intimidado.
- E parece que o “piadista” Tsuji ficou gripado e não pode mais observar a partida, então…
- Smith foi escolhido para ser o observador oficial da partida, mesmo sem treino algum, no “agora ou nunca”…
- E ainda teria que abrir o envelope com o movimento em que a última partida terminou.
- E, como Kiriyama é muito “enaltecido” por ser o quinto jogador profissional de Shogi desde o ensino médio, o comentarista resolveu “pisar” nele, dizendo que, quando estava na idade dele, estava na Classe B-2, sendo que Rei atualmente está em C-1.
- E teve outros comentários também, o que deixou Kiriyama duplamente assustado com alguém de Classe A. Ele ficou impressionado como Shimada consegue passar por tudo isso, além de aguentar com todas as dores que tem.
E a única vez em que o estômago de Shimada doía foi nessa partida. Embora Kiriyama soubesse de sua condição de saúde, foi advertido a não contar para Nikaidou, o “irmão” completamente desesperado, que iria levá-lo de limusine com uma cama embutida, e que uma vez pousou de helicóptero em um local para buscá-lo e acabou saindo no jornal. Mesmo sabendo que poderia perder e que não havia uma luz no fim do túnel, o protagonista da vez não desistiu, persistiu até o final e perdeu a sua quarta partida. Mesmo que Rei torcesse para ele, isso não foi o suficiente para que o mesmo vencesse, e Souya em momento algum se sentiu intimidado com a vivacidade que Shimada trazia com seus movimentos e toda sua dor. Acabou mesmo que este não conseguiu ir para Yamagata, sua cidade natal, e ele e Kiriyama foram para casa.
- O motivo de Shimada não ter contado para ninguém além do Kiriyama é porque não queria que chamasse mais a atenção com os “ataques” de Nikaidou, e isso faria com que as dores de estômago dele aumentassem.
- E, com todas as suas dores, ele se sente vivo.
- E ele sabia que a partida estava chegando ao seu fim. A “neve” representa isso, “escurecendo” a sua visão.
- E, mesmo com o comentário maldoso de todos, Kiriyama ainda tinha fé no seu amigo, e ainda sabia exatamente qual movimento poderia ser usado para acabar com aquela partida, antes mesmo de Souya usá-lo.
- E Kiriyama também sabia que o caminho seria muito mais assustador dali para frente, e entendeu ainda mais o que Shimada passava, porque na vida você precisa cair, levantar e superar seus erros.
E aqui termina a análise da “saga” de Shimada contra Souya. Foram episódios muito interessantes, mostrando um foco totalmente diferente perante os olhos de um jogador de Shogi de Classe A. Como é um mundo totalmente assustador e diferente aos olhos de um jogador de Classe C, a autora e o diretor Shinbou conseguiram captar todos os movimentos e o desespero dos jogadores naquela hora, além de nos mostrar como é que funciona a mente de alguém de Classe mais alta, e o porquê de muitos ficarem doentes.
Muito obrigada para quem acompanhou até aqui, e nos vemos no próximo artigo!
Leviano Presidente
As vezes penso em quão grande é o Souya e o que uma pessoa como ele deve pensar.
Tamao-chan
Também fico assim às vezes, mas o anime dá algumas pistas de vez em quando.
Acho-o um personagem bastante interessante.