Quem será Jack? Sherlock está fazendo progresso em sua investigação, mas ainda assim a identidade do assassino permanece desconhecida. E mais, a impressão deixada é que não somente Sherlock está próximo de Jack, como Jack está próximo de Sherlock. Bem próximo.

Mas vamos ao episódio. Primeiro, em certa ordem cronológica, vamos tentar evidenciar todos os fatos que aconteceram nesse episódio. Não irei falar sobre as dúvidas, mesmo as levantadas pelos personagens, ou sobre as possibilidades. Isso vem depois.

Calma, vamos com calma.

A primeira coisa é que Irene Adler foi dada como morta. O assassinato dela foi atribuído a Jack, o estripador.  Depois disso, Watson acabou se distanciando de Sherlock. Foi o detetive quem o afastou pouco a pouco.

Mycroft Holmes veio falar com Sherlock, ele sabia sobre o cartão. Moran quer acesso ao corpo da falecida. Então ele e Sherlock fazem um acordo para que o prefeito não tenha acesso ao corpo de Irene e que Sherlock tenha a senha do cartão, em troca do compartilhamento das informações presentes no cartão.

Watson conta sua história sobre a filha do prefeito a qual ele fez uma autópsia. Ele encontrou um transmissor preso no cabelo dela. Depois disso várias coisas estranhas aconteceram, ao que Watson dá a entender, eram possíveis tentativas contra a sua vida.

Watson descobre a mentira do Moriarty, e sua desconfiança aumenta. Ele acusa Moriarty, e só Kyogoku fica a seu lado (Maki também, na verdade). Ele vê Moriarty tentando matar Sherlock, mas o detetive fica contra o médico.

Kyogoku faz a cabeça de Watson, e este tenta roubar o cartão. Mas, Kyogoku ataca Watson com uma faca. Por fim, Moriarty e Sherlock estão juntos, lado a lado.

Então, vamos aos questionamentos.

Irene morreu?

Tivemos mais uma evidencia de que provavelmente ela está viva. Sherlock não permitir que seu corpo seja maculado é provavelmente uma desculpa. Se isso for verdade, estou curioso para saber a desculpa. Isso pois, o ataque não foi forjado, e portanto sua morte falsa teria de ser um improviso.

Quem “matou” Irene?

Primeiro vamos listar os suspeitos. Eles são Jack e Kyogoku. Moriarty e Kyogoku podem ser Jack, mas o assassino dificilmente seria Moriarty ou Kyogoku. Se fosse Moriarty a Irene teria dito, já Kyogoku poderia estar disfarçado, habilidade que já demostrou anteriormente. Mas aí vem um problema.

Kyogoku tem o dom da bilocação?

Ele não pode ter atacado Irene porque estava em outro lugar naquele momento. A menos que o anime invente uma explicação, a lógica narrativa desmente essa possibilidade.

Moriarty mentiu?

Ainda não faz sentido o fato de Moriarty ter feito aquela atuação. Somente, é claro, se tudo já era um plano do Sherlock. Mas se fosse isso, provavelmente Moriarty ficaria vigiando as redondezas. E se ele não viu ninguém entrar, faz sentido ele desconfiar de alguém que já estava lá. Alguém de dentro do apartamento. Mas não digo que eles fizeram por isso, talvez só tenham testado Jack para ver se ele estava próximo. Mas a atuação ainda parece sem sentido nesse caso.

Qual foi o plano?

Sherlock e Moriarty agiram juntos, eles afastaram Watson e fizeram uma armadilha para… Kyogoku ou Jack? A resposta dessa pergunta é importante. Tudo parece ter sido devidamente planejado, menos o ataque de Jack. Irene foi realmente atacada. Então, até que ponto foi planejado e até que ponto não? Esse é o problema. Deu-se a entender que Kyogoku estava utilizando das informações providas pelo Watson, o que faz sentido já que era necessário a Jack ter sido informado por alguém.

Um informante?

Mas então, Kyogoku é realmente Jack ou somente um informante? Ele pode ser nenhum dos dois. Ele pode apenas ser uma pessoa gananciosa que quer o cartão desesperadamente. Como ele sabe que o Sherlock é um mestre em baritsu, então ele foi atrás do elo fraco: Watson.

O planejamento é falho?

E mais, se o plano era descobrir a quem Watson estava passando as informações, ou quem as estava recebendo, esse plano só poderia ser feito após alguém receber as informações. Mas naquela época não havia nenhuma informação vazada. Então não faria sentido a prematura indiferença do Sherlock quanto ao Watson.

Jack é alguém próximo?

Provavelmente. Isso responderia o motivo da encomenda enviada por Jack. Era uma tática para fazer Irene ir até Sherlock e os detetives. Assim, Jack poderia roubar o cartão na primeira oportunidade.

Quem é Jack?

Esse é um ponto bem interessante. Eu li por aí um comentário que dizia que Jack poderia ser a Maki. Isso é interessante. Como ela é um homem, e seu físico combina com o de Jack, isso é uma possibilidade. Claro, o mesmo problema do Kyogoku retorna aqui, mas como disse, sempre pode ter uma explicação. Comentei esse ponto, só para deixar claro como qualquer um pode ser o Jack. Ficar dizendo “Jack é fulano”, ou “Jack é sicrano”, não nos levará a lugar algum. Temos poucas evidências, muitos suspeitos.

Moriarty é (ou não é) o Jack?

Aí vai um ponto, Moriarty muito provavelmente tem alguma relação com Jack, mas talvez ele não seja Jack e nem um aliado de Jack. Não darei palpites aqui.

Qual a relação de Jack e o cartão?

Aí vai um ponto levantado pelos personagens. Teria o prefeito adquirido o cartão para vingar a filha morta, ou teria Jack assassinado a filha do prefeito pelo cartão? Aí entra a história do transmissor. É muito provável que a prova contida no cartão tenha sido adquirida pelo transmissor. Mas, por que o transmissor teria sido colocado na filha do prefeito? E qual seria a relação dela com Jack? Ela realmente foi uma vítima da situação ou teria sido uma personagem atuante em toda essa trama? Dependendo das resposta que essas perguntas tiverem, a situação também se altera com ela.

Enfim, tem mais coisas a serem comentadas. Além de poder comentar ainda mais sobre o que disse aqui. Mas para esse texto não ficar gigante vou acabar por aqui mesmo. Só irei comentar brevemente sobre o episódio.

Esse foi um excelente episódio. O anterior já havia sido muito bom, aliás. Mas, esse daqui conseguiu manter o ritmo e trazer ainda mais dúvidas. Sempre reclamei aqui sobre o mistério, e parece que não vou reclamar mais tão cedo. Isso está começando a ficar bem interessante.

 

Comentários