Que caminho seguir quando o mundo e as circunstâncias te forçam a desistir, mas o seu coração lhe diz o oposto? Gymnastics Samurai – ou Taiso Samurai – conta a história de Jotaro, um pai viúvo e ginasta promissor, que teve sua carreira dificultada por uma lesão no ombro e agora se vê entre a cruz e a espada por vários motivos.

Dito isso, para quem achava que essa estreia seria banhada por um drama de apertar o coração, joguem essa ideia fora e fiquem com uma introdução alegre, leve e familiar, que já te cativa com os seus divertidos personagens, mas também não se isenta de mostrar em doses homeopáticas, os problemas de seu protagonista.

Jotaro cuida de sua filha Rei e para a menina viciada em ninjas, o pai é um herói inigualável, me impressionando o fato dela amar a devoção que ele tem a ginástica – coisa que não é lá muito frequente, já que algumas crianças se sentem preteridas pela profissão dos pais.

Simplesmente amei a garotinha, sua delicadeza e maturidade, inclusive ao entender o momento do pai, pois diferente do que ele imaginava, eu penso que ela estava atenta a todos os sinais, mas não quis deixar ele se abater ou ficar desconfortável com a decisão que tomaria quanto a sua carreira, confiando que o quer que ele fizesse, ele faria de coração limpo.

Assim como ela, algo que gostei bastante no pai é que mesmo diante de várias situações difíceis, o ginasta também não é do tipo sofrido e que transmite angústia a cada minuto que passa. Por mais que para uma história de superação, o personagem dramático seja mais interessante, as vezes é bom ver outros que encaram os percalços da vida com mais sobriedade e paz – característica com a qual eu me identifico e muito.

No meio dessa aura bonitinha e aconchegante, o anime ainda acha espaço para uma dose de loucura, o que ficou diferente de forma positiva, casando com a leveza que apresentaram ao longo do episódio.

Para começar com as maluquices, o que é aquela ave bizarra? Penso eu que aquilo era pra ser uma espécie de papagaio, mas enfim, ele é tão nonsense que acaba ficando engraçado no cenário. Se você achar pouco ainda tem o Leo, como um fugitivo sabe se lá do quê metido a ninja que é fã do Jotaro, além do instrutor rapper e a mãe descolada do ginasta.

A obra investe bastante na simpatia desse elenco e na química amigável deles, mas é aquela coisa, nenhuma história vai para a frente se o foco dramático não se fizer presente e isso o protagonista deixa bem visível, já que conseguimos comprar fácil o dilema que ele encara, considerando que ele não conhece outra vida que não a ginástica – uma motivação bem real e palpável.

Como adendo, justamente pelo sentimento que a filha tem em relação ao esporte e a dedicação do pai, talvez desistir representasse que uma parte do elo que os liga acabaria se perdendo ou seja, havia muito mais em jogo que só se retirar do cenário profissional.

No final pensando em tudo isso, ele foi incapaz de se entregar e abriu a porteira para uma nova jornada, da qual muita gente vai fazer parte. Não sei como tudo isso será amarrado, mas confesso que só pelo clima, já me ganharam fácil para ver até onde o Jotaro e sua família irão.

Tecnicamente o MAPPA não decepcionou na estreia e mesmo para quem tinha medo do quanto o CG poderia destoar, toda a apresentação visual é agradável aos olhos – o que espero não decair -, com destaque para as cores vibrantes da animação, que refletem bem a personalidade viva da obra. A abertura é outro ponto positivo pela sua criatividade e eu adorei ela, de longe uma das melhores da temporada, quiçá a melhor.

Quem também se saiu bem foi a direção, se mostrando competente em mesclar o enredo sério com os momentos leves e a bobageira, o que eu penso ser resultado da experiência adquirida em Zombieland Saga, já que parte da staff tem participação nessa outra obra que deixou sua marca.

Gymnastics Samurai se lança como uma estreia bem divertida e que promete entregar uma jornada melhor ainda, então eu já estou embarcando nessa viagem e dando a minha torcida aos ninjas e o samurai da ginástica.

Agradeço a quem leu e até o próximo artigo!

Comentários