Quatro garotas, dois duetos de comediantes e um único sonho. Maesetsu! é uma obra original que retrata o cotidiano desse grupo de jovens trabalhadoras, desejosas de alçar os palcos para mostrar sua arte e talento – ou a falta deles.

Ironicamente, quando anunciaram esse anime, eu me empolguei por achar que seria mais um moe de comédia puríssima que sempre diverte na temporada, me enganei – ao menos pela apresentação inicial. Apesar da aparência infantil e bonitinha, própria para cativar o público seja pela graça ou pela fofura, a estreia peca em qualquer tentativa de fazer isso.

Por incrível que pareça o começo até te dá alguma esperança de sair algo decente, mostrando o quarteto de protagonista empolgadas numa apresentação musical com instrumentos imaginários, explorando o que elas tinham de melhor.

A coisa começa a ir ladeira abaixo quando a grande piada do episódio transforma o anime naquilo que ela era, algo sem graça. Depois que apresenta o grupo como comediantes, Mafuyu acaba com as chances de uma boa impressão e levando as outras junto, numa espiral de eventos monótonos, que passaram longe de divertir qualquer ser humano – e olha que sou bem leniente com obras de slice em que basicamente nada acontece.

Bem verdade que não deu para ver o que as outras meninas eram capazes de fazer, mas acho que foi prudente da parte delas evitar se expor durante todo o tempo, porque se forem parecidas com a amiga, só Jesus na causa dessas coitadas.

Eu não sou muito entendido de como funciona corretamente essa coisa da comédia “manzai” – embora digam que se assemelha ao “stand up” -, mas pessoalmente eu não consigo achar graça nesse estilo e talvez seja esse o grande fator de Maesetsu não funcionar para mim.

Acredito que independente de qualquer preferência, outro fator que prejudica bastante a experiência é a própria compreensão das piadas, afinal algumas rimas funcionam bem melhor com a língua original e com quem entende as referências específicas do lugar de origem. Então, mesmo que a tradução se esforce, não há uma garantia de que nós cheguemos a processar a piada em sua essência.

Ainda que também haja um empenho das meninas em fazer expressões exageradas para soarem mais divertidas, toda a composição da comédia é tão incipiente e fraca, que elas apenas soam toscas nesse aspecto.

Para não ser tão injusto eu realmente acredito que elas tem algum carisma, um mérito da aparência fofinha e do trabalho duro delas, já que fica notório o quanto elas se dedicam ao trabalho fixo e o de comediantes – um feito louvável e que te faz simpatizar com as mesmas.

Outra coisa que me chamou atenção e que talvez tenha sido a melhor parte do conjunto, foi a cena final em que a Mafuyu e a Fubuki conversam sobre insistir no sonho. No momento em que elas revisitam o passado e buscam forças nos erros e tentativas, a obra se mostra mais competente no drama que na comédia, transmitindo a seriedade e a determinação das duas em relação a si mesmas – melhorando minimamente o desastre, mas exatamente não no ponto certo.

No geral essa foi uma estreia lamentável em que poucos elementos se salvam e dadas as circunstâncias da proposta do anime, não sei qual a possibilidade de melhora aqui. A arte é bonitinha, colorida e com uma animação bem mediana, mas considerando a baixa exigência não é algo que faz lá muita diferença no resultado.

Sinceramente eu não sei que caminho vão trilhar, mas espero que os autores consigam trazer Maesetsu ao seu eixo, driblando os revezes que já me fizeram descrer dele logo no primeiro lance, porque lá no fundo quero curtir as garotas fofas fazendo coisas fofas eu vejo um resquício de potencial escondido e que pode ser explorado.

Agradeço a quem leu e até o próximo artigo!

Comentários