É incrível como o clichê da admiração que leva ao interesse por algo sempre encaixa nos animes esportivos, até pela cultura de clubes existente no Japão, afinal, sem um é bem mais difícil uma colega começar a praticar um esporte regularmente por causa de outra, o caso da Nono e da Sayo. Além disso, tenho outras coisas interessantes a comentar sobre este episódio, que foi uma espécie de preparação para o clímax de meio de temporada. Só foi uma pena terem sacrificado a Nono para a Konomi brilhar…

O trecho inicial contando o passado das amigas, unidas pela escalada, foi bonitinho e se conectou bem ao final, o tipo de coisa que dá uma dimensão boa do que é o esporte na vida da pessoa. Nesse caso, a Nono, que começou a escalar por admiração a Sayo e, até por ter a amiga ao lado, não queria fracassar na classificatória. Entendendo mais tarde as dificuldades que ela tinha devido a sua altura se torna compreensível seu temor, ainda que a gente saiba que ela só não passou porque quatro é demais.

Digo, quatro integrantes da mesma equipe passarem seria muito mesmo para um colégio forte como o Hanamiya. Como ela é o elo mais fraco entre as quatro; não é a protagonista, sua rival ou a ás do clube; fazia sentido que perdesse espaço, além dela, provavelmente, ter sido pensada para isso. A altura ser um fator de desvantagem veio bem a calhar para justificar seu fracasso, apesar de ser uma escaladora experiente. De toda forma, também é importante salientar o quanto a disputa estava acirrada.

Se por um lado havia uma pantera negra capaz de se sobressair aos obstáculos, por outro havia uma musculosa capaz de se sobressair na força bruta, entre outras figuras tão caricatas quanto eficientes. Além disso, toda a contextualização sobre a importância da estratégia foi em parte batida pelas escaladoras que traiam as expectativas, mas a outra parte confirmou a importância desse aspecto. Nesse sentido o episódio foi bem legal, teve muito mais cenas de escalada e todas com suas interessantes variações.

Por exemplo, a rival da Konomi se aproveitou das similaridades do balé com a escalada para definir seu estilo, coisa que a própria Konomi não faz, mas imagino que os conceitos que ela dominava em um esporte devem ser úteis no outro. Além disso, a própria escalada em destaque da Konomi foi muito boa, tendo uma animação consistente, mas, principalmente, uma boa direção que valorizou a estratégia da Konomi sem deixar de enfatizar as adversidades que, ainda assim, ela precisou lidar para se sair bem.

A exposição de informações úteis para o público entender o que via em tela também foi bem legal e combina se feita em meio a uma competição, disputa esta dominada pela Iwamine com seu peculiar estilo de aranha em que a altura se mostra uma arma, mas também poderia ser uma deficiência não fosse a capacidade e confiança da escaladora. A contextualização de vantagens e desvantagens foi mesmo muito bem-feita, deu para entender que não importa o físico da atleta, ela sempre terá o que compensar.

Para a Nono, infelizmente, essa desvantagem comprometeu sua performance. A garota foi eliminada, restando a Konomi, a Jun e a Sayo o dever de representar o Hanamiya. Inclusive, as apresentações da Jun e da Sayo foram bem sólidas, destaque para a Sayo, uma especialista em dificuldade, mas também uma típica “ojou-sama” que intermediou a criação do clube e foi plenamente capaz de justificá-la. Acho até que é pela Sayo ser tão acima da média que a Nono se sentiu mal em não ter avançado no torneio.

Felizmente, a Sayo consola a Nono e ouvindo a conversa escondidas não tem como a Jun e a Konomi não terem ficado com o espírito inflamado, motivadas a dar seu melhor em respeito ao sofrimento da companheira. Isso rendeu não só uma cena estilosa, que até acabou como capa deste artigo, mas também empolga um pouco para o próximo episódio, As rivais já foram apresentadas, mas não sabemos como elas serão superadas. A Sayo e a Jun devem ter algo na manga, mas e a inexperiente Konomi?

Veremos. Essa é uma das coisas mais legais nos animes esportivos, essa competitividade que não precisa de sangue para ser posta a prova e sim de suor. A Nono foi o sacrifício da vez, mas imagino que a Konomi não fará feio, o que até remete a outra qualidade do clube esportivo em animes, que é essa ideia de grupo, de união, até quando o esporte é em parte uma disputa individual, como é o caso da escalada. Assim um ato de superação, mesmo que não seja bem-sucedido, pode não ter sido em vão.

Até a próxima!

Comentários