Nosso mundo mesmo sendo tão grande, ainda é uma parte ínfima do universo. Certamente, a vastidão ainda desconhecida gera curiosidades e reflexões. Indo além, há quem especula-se que haveria outros mundos ou até mesmo universos paralelos ao que estamos inseridos. Na ficção o que mais há é histórias sobre “outros mundos”, e  cada uma dessas obras tem suas peculiaridades.

O “outro lado” (denominação que uma das personagens dá ao mundo paralelo desse anime) é um lugar tenebroso, cheio de perigos e deserto, ou seja, um cenário ideal para uma história de mistério. As dúvidas sobre esse lugar desconhecido e, aparentemente, inóspito, que ao mesmo tempo pode despertar algum instinto aventureiro, serão respondidas no decorrer dos episódios (assim espero). Caso todas as perguntas não sejam respondidas, que pelo menos haja algumas explicações.

A ausência de certas explicações pode até afastar algumas pessoas, assim como pode atrair parte do público para desvendar os mistérios do “outro lado” junto com as protagonistas. Por ter o mistério como um dos focos, esse anime pode se dar ao luxo de ser, propositalmente, um pouco confuso. Com o tempo o “quebra-cabeça” deve ser montado, mas, por enquanto, as peças ainda estão meio bagunçadas.

Algo interessante do episódio é que no início a primeira visão é daquele lugar desconhecido, e ao mesmo tempo temos as reflexões de uma das protagonistas sobre a vida dela acabar a qualquer instante. Qualquer pessoa que estivesse na mesma situação ou numa situação similar, também reagiria da mesma forma que ela.

A solução encontrada pelas personagens principais para derrotarem uma criatura soou um pouco confusa, mas ao mesmo tempo interessante. Elas precisaram de raciocínio rápido e “sangue frio” para não se desesperarem completamente depois de tudo ter falhado.

Outro detalhe a ser ressaltado é que houve uma dificuldade para vencer uma certo tipo de criatura, ao contrário do que aconteceu antes. Elas foram confiantes achando que a mesma tática funcionaria duas vezes, mas não foi isso que ocorreu, assim criando um clima de tensão indispensável nesse tipo de história.

O uso de personalidades opostas na composição das protagonistas (Sorao Kamikoshi e Toriko Nishina) é um tipo de recurso muito utilizado e extremamente funcional quando se quer criar contrastes. Mesmo sendo tão diferentes, as personagens são complementares.

Sem a energia e o espirito aventureiro da Toriko, a Sorao provavelmente não exploraria mais o “outro lado”. Em contrapartida a Sorao pode oferecer uma certa prudência á Toriko.

Embora a análise de parte técnica não seja o meu forte, visualmente o anime é bonito, apesar do cgi meio estranho bom. A trilha sonora é bem pontual, se encaixando nos momentos em que ela é utilizada.

Enfim, Urasekai Picnic parece uma estreia promissora, mas que será preciso um pouco de paciência para ter as dúvidas resolvidas. Por ser um “shoujo ai”, o relacionamento das protagonistas, provavelmente, deve chegar no máximo a uma “amizade profunda”.

Muito obrigado a todos que leram o artigo, e até a próxima!

Comentários