Yomogi conta para os demais o que Juuga o contou

Bom dia!

Ok, vou fazer umas especulações selvagens nesse artigo, sendo a principal delas a que vai no título: os 5 mil anos de que falam o Gauma e os controladores de kaiju eugenistas correspondem aos 5 anos atrás em que a irmã da Yume morreu.

E a irmã da Yume é a mulher que o Gauma quer reencontrar. Esse é o objetivo dele, é por isso que ele luta, como ele mesmo disse. O resto eu trato ao longo do artigo e saio totalmente de controle no final, com a minha hipótese.

Além do Gauma, quais os objetivos dos demais personagens?

 

Yume vai à sala de música perguntar sobre sua irmã ao professor supervisor do clube de coral

 

A Yume perdeu sua irmã. Sempre que ela fala sobre isso, destaca que não eram muito próximas, mas a obsessão dela indica que talvez isso seja um arrependimento dela ao invés de um simples fato: ela queria ter sido mais próxima.

Ao final do terceiro episódio, Yume está excitada com a possibilidade de usar kaijus para realizar milagres, como trazer pessoas de volta à vida, e não é preciso ser a Mãe Diná para entender o que ela quer dizer:

Yume quer usar o Dynazenon como um tabuleiro de ouija pra falar com sua irmã.

 

O quarto em que vive Koyomi e se esconde Chise

 

O Koyomi é um adulto recluso, típico hikkikomori, com direito a quarto bagunçado e entupido de lixo e tudo mais. Está sempre acompanhado de sua prima Chise, que ainda está no primário, mas não vai à escola, enxergando o primo como um “modelo”.

Não sabemos por que o Koyomi não trabalha nem por que não terminou os estudos. Não sabemos por que a Chise não vai à escola. Mas ele está tentando se convencer de que pilotar o Dynazenon é uma ocupação similar a um trabalho.

Chise usa Koyomi como desculpa e Koyomi usa o Dynazenon como desculpa.

 

É por isso que o Gauma luta: para reencontrar uma mulher

 

O Gauma é o mendigo que mora debaixo da ponte e come caranguejo do rio, opera kaijus e quer reencontrar uma mulher que ele conhecia há cinco mil anos, antes dele morrer e reviver.

 

Yomogi ignora o treino

 

Considerando só o comportamento e o círculo social, Yomogi, o protagonista aparente, é o mais normal ali, e aos olhos dos demais talvez isso justifique porque ele seja o menos interessado em pilotar o robô gigante. Mas a realidade é mais complexa.

Yomogi vive apenas com sua mãe e sua avó, e está juntando dinheiro para morar sozinho. Sua mãe está mantendo um relacionamento com outro homem e isso claramente o incomoda, por motivos que ainda não sabemos.

Por isso ele trabalha. Por isso o Dynazenon não pode fazer nada por ele.

Talvez seja a baixa motivação dele, ou talvez seja apenas porque é o protagonista, mas o Juuga, líder aparente dos eugenistas, procurou o Yomogi para conversar. Ele não contou muita coisa além de que conhecia (e admirava) o Gauma há cinco mil anos, que eles morreram e agora reviveram.

Acredito que eles ainda irão continuar essa conversa de onde pararam.

 

Um garoto que Yume convidou para sair briga com ela após ela não ter aparecido

 

Uma coisa que ainda não ficou clara, e que me irrita porque não parece que vá ser eventualmente esclarecida, é por que a Yume chamava caras para sair e não aparecia. Ou, se ela fez com todos o mesmo que fez com o Yomogi, ela ficava em local próximo de onde havia combinado, observando o garoto até desistir.

Em todo caso, conforme os dois se aproximam graças ao entusiasmo da garota com o Dynazenon, ela eventualmente pede desculpas a ele.

Yume começa a se abrir para Yomogi, contando sobre sua irmã e o arrastando junto enquanto investiga as circunstâncias de sua morte.

A irmã da Yume fazia parte do clube de coral no colégio, embora o professor supervisor não se lembre direito dela. Ela morreu em um acidente na gigantesca comporta adjacente ao rio que cruza a cidade em que vivem. A mesma em que a Yume aparece em cima, cantarolando, no primeiro episódio.

 

No topo da comporta, Yume cantarola para o vento

 

Sua morte ocorreu um dia antes de uma apresentação do clube de coral para a qual havia convidado Yume. A primeira apresentação de coral para a qual ela a convidou. Isso parece particularmente intrigante para a Yume, ou é isso o que ela diz.

Desde o primeiro episódio ela anda com um quebra-cabeça de arame em forma de dois ankhs entrelaçados que pegou no quarto de sua irmã.

O ankh, cruz ansata ou cruz egípcia, originalmente é um hieróglifo egípcio que representa a vida eterna. A barra horizontal representa o horizonte, o círculo é o sol, e a barra vertical é o caminho para o sol.

 

O quebra-cabeça de arame de ankhs que Yume encontrou no quarto de sua irmã

 

Ao longo dos milênios o ankh assumiu outros significados também, e para o escopo desse artigo o mais importante deles é a reencarnação. O segundo mais importante é o conhecimento.

Yume busca conhecimento sobre sua irmã e sua morte, e ela talvez (provavelmente) estivesse envolvida com um mendigo e um bando de lunáticos que controlam kaijus e que reviveram recentemente.

Especificamente sobre os ankhs que carrega, são um branco e um preto e formam um quebra-cabeça. A inferência óbvia é que quando Yume conseguir resolver o quebra-cabeça irá descobrir o que procura e sua irmã reviverá, de alguma forma.

Curiosidade: em Fushigi na Melmo (1971), de Osamu Tezuka, não são exatamente ankhs, embora parecido, mas um quebra-cabeça de arame já foi usado em um anime como forma de realizar um desejo relacionado ao pós-morte.

 

O quebra-cabeça de arame de Fushigi na Melmo (1971): caso resolvido por esse velho (que é uma das faces de Deus), a alma recém-falecida tem direito a um desejo

 

Falando em morte e ressurreição, com o Gauma (que morreu e ressuscitou) querendo reencontrar uma mulher, e com tudo isso sendo revelado ao mesmo tempo, me parece razoável afirmar que a irmã da Yume está relacionada aos controladores de kaiju e é a pessoa que o Gauma quer rever.

O que aconteceu entre Gauma e os eugenistas ainda não está claro. Só se sabe que o Gauma era um deles antes de morrerem, de alguma forma os “traiu”, e agora todos reviveram sem saber por quê.

Tampouco está claro por que o Gauma consegue controlar o Dynazenon, mas não os demais kaijus, ou por que os eugenistas conseguem controlar kaijus, mas não o Dynazenon. Tampouco está claro porque eles querem destruir a cidade enquanto o Gauma luta para defendê-la.

Não temos ainda a menor noção do objetivo dos eugenistas, qual a razão deles controlarem os kaijus e provocarem destruição em massa, mas por outro lado não é como se estivesse muito claro por que proteger a cidade ajudaria o Gauma a reencontrar a mulher que ele procura.

Até porque ele não faz mais nada além de pilotar o Dynazenon para derrotar kaijus e treinar para pilotar. Ele não está procurando ninguém nem reunindo informações sobre nada. Está morando embaixo de uma ponte e comendo caranguejos do rio.

 

Gauma em seu barraco debaixo da ponte comendo os caranguejos que ele pega na margem do rio

 

Se a irmã da Yume está mesmo relacionada aos controladores de kaiju, então os 5 mil anos de que eles falam são equivalentes aos 5 anos que se passaram desde a morte da garota.

Outro detalhe talvez relacionado vem do primeiro episódio: casas assombradas estão proibidas no festival escolar do colégio onde Yomogi e Yume estudam porque há “alguns anos” (indefinido) ocorreu um incidente relacionado a uma que levou ao bullying e suicídio de “alguns alunos” (também indefinido).

Estará esse evento relacionado à irmã da Yume, Gauma e companhia? Terá sido essa a ocasião há cinco ou cinco mil anos em que morreram?

Está na hora de especular loucamente!

 

Explosões ao redor do Dynazenon

 

Não vou fazer especulações metafísicas ainda, apesar da relação com Gridman no mínimo permitir um elevado grau de suspeita de que o mundo de Dynazenon também não seja real. Vou trabalhar só com o que o anime já mostrou e é mais do que suficiente para criar hipóteses interessantes.

Essa é a minha:

Cinco anos atrás, no festival escolar do colégio em que hoje estudam Yomogi e Yume, e então estudavam a irmã da Yume, Gauma e os eugenistas, havia uma casa assombrada. Era projeto de alguma turma, do clube de coral ou de algum outro clube do qual Gauma e os eugenistas participassem, provavelmente um clube otaku sobre kaijus ou coisa do tipo.

Gauma e os eugenistas estavam todos apaixonados pela irmã da Yume (sim, a garota eugenista também). Ela era algo como uma celebridade na escola e tinha muitos admiradores. Então o Gauma se declarou para ela, a relação entre ele e os eugenistas azedou, mas ela nunca respondeu.

Eventos subsequentes e relacionados ao azedume envolvendo a casa assombrada e kaijus (sei lá, talvez a casa assombrada fosse na verdade uma cidade miniatura e os monstros fossem kaijus, ou talvez eles apenas estivessem vestidos de kaiju e causaram confusão dentro da casa assombrada) escandalizaram a escola. A irmã da Yume ser famosa fez com que os boatos deflagrassem como fogo em mato seco.

A pressão levou à irmã da Yume ao suicídio. Os demais podem ter se suicidado também ou morrido em um acidente diretamente ou indiretamente relacionado ao suicídio da irmã da Yume.

 

Inamoto, colega de trabalho de Yomogi e ex-colega de classe de Koyomi

Comentários