Vincenzo é um dorama coreano (k-drama) produzido pela tvN e distribuído aqui no Brasil como exclusivo da Netflix. A obra foi lançada em fevereiro de 2021, possui 20 episódios e conquistou a atenção do público (talvez) pela temática “diferente” do usual, chegando a ficar no Top 10 da Netflix daqui e de vários outros países. Infelizmente o episódio final foi lançado hoje e com isso, gostaria de comentar um pouco sobre a obra no geral. Vamos lá?

O trio principal

Antes de mais nada é sempre bom “falar” um pouco sobre a obra e seus detalhes, certo? Bom, sobre o elenco, temos um quadro de atores famosos, premiados e que em alguns casos já participaram de outros doramas exclusivos da Netflix. Inclusive é bom destacar que o personagem central, Vincenzo, é interpretado pelo ótimo ator Song Joong-ki, que participou de doramas como Descendants of the Sun (em exibição pelo canal Loading) e Sungkyunkwan Scandal.

Aos oito anos, Park Joo-hyung (Song Joong-ki) foi para a Itália depois de ser adotado. Ele agora é um adulto e tem o nome de Vincenzo Cassano. Ele é um advogado que trabalha para a Máfia como consigliere. Devido a uma guerra entre grupos mafiosos, ele retorna à Coreia do Sul, onde se envolve com a advogada Hong Cha-young (Jeon Yeo-been). Ela é o tipo de advogada que fará de tudo para ganhar um caso. Vincenzo Cassano se apaixona por ela. Ele também alcança a justiça social à sua maneira.

Bom, pela sinopse você já consegue ter uma boa ideia da pegada da obra, certo? Pois bem, digamos que na prática não é bem assim. Infelizmente a sinopse é imprecisa e acaba te enganando um pouco sobre o que esperar da história. Em Vincenzo temos uma luta constante de um mafioso “italiano” contra os ricos e poderosos que acabam atrapalhando seus planos. Romance? Fica para depois. Mas ao menos tem seus momentos.

Apesar de ser um ótimo dorama (sério, é realmente bom), Vincenzo tem problemas claros em seu roteiro. Desde o início o desafio que o protagonista enfrenta se mostra difícil e cheio de obstáculos. Até aí ok, a história progride de maneira interessante ao mostrar que mesmo Vincenzo vai sofrer perdas e derrotas. Quando se considera o teor da história, você entende que faz total sentido ter essa abordagem em certas situações.

Por esse lado, Vincenzo é ótimo do começo ao fim. A disputa entre ele o seus inimigos consegue se manter interessante em todos os episódios e constantemente você fica sem saber o que vai acontecer em seguida. As resoluções também não ficam para trás e é bem difícil ficar insatisfeito com o que a obra nos proporciona. Se tivesse que resumir em poucas palavras, diria que temos ação frenética do começo ao fim.

Porém, ainda assim a obra acaba vacilando vez ou outra. Sendo específico ela falha em duas situações. Em uma delas a resolução é completamente irreal e acaba decepcionando bastante e na outra, a obra joga sujo ao apresentar um cenário completamente diferente do verdadeiro.

E o motivo da frustração com essas duas ocasiões é bem simples: do início ao fim a obra te entrega um alto nível de qualidade nessa parte. São diversas situações onde você não consegue descobrir como ele vai ser o vitorioso e a obra consegue te surpreender.

Claro, eu entendo que lendo até aqui você deve pensar que eu detestei a obra, certo? Bom, mesmo com esses problemas Vincenzo é um ótimo dorama. Apesar do teor mais sério, a obra consegue misturar bem alguns elementos de comédia, fazendo um casamento perfeito em diversos momentos. O elenco de personagens consegue contribuir perfeitamente para isso e no final, o resultado é bem satisfatório.

Porém, novamente, nem tudo são flores. Até metade do dorama, grande parte do elenco é bem subutilizada e muitos questionamentos surgem através disso. Mas ok, a segunda parte compensa com ótimas cenas de ação por parte do elenco de apoio.

Eles que dão o tom da comédia e de quebra, contribuem fortemente nas cenas de ação. Sendo sincero, parece que a ideia era de apresentar um grupo que na teoria é fraco, mas que está escondendo o ouro, se é que me entende.

Aliás, até mesmo os vilões conseguem ser bem interessantes. Talvez o motivo para isso seja pelo fato de que temos uma intensa disputa de intelectos onde a vitória é por vezes decidida por detalhes.

Por outro lado, não posso deixar de comentar a minha insatisfação pela dominância do Vincenzo, afinal, na maioria esmagadora dos casos ele vence de um jeito ou de outro. É sério, parece que estou assistindo algum anime onde o personagem principal vence usando o maldito do protagonismo toda santa vez.

Ah, é claro que não poderia deixar de comentar sobre o Vincenzo. Particularmente eu gostei bastante do personagem. Ele é totalmente equilibrado, sem nenhum exagero independente da situação. É muito interessante ver suas diversas facetas durante os acontecimentos da obra. Além disso, temos vários momentos legais onde ele solta frases de efeito em italiano, o que acaba sendo um detalhe bem bacana.

É aquela velha história: ele é um anti-herói que mesmo sendo um salvador para alguns, acaba sendo um carrasco para outros. O melhor disso é que ele tem total ciência de sua situação e apesar dos pesares, tenta lidar com o preço que paga por suas ações, afinal, ele não está imune de arrependimentos e afins. Ou seja, no fim ele também é um humano que chora, se apaixona e luta pelos seus ideais.

No mais, o final acabou deixando várias pontas soltas e um gostinho de quero mais. Nos últimos episódios você começa a ter a sensação de que a história está meio corrida e que algumas coisas não estão sendo tão bem explicadas. Se vai ter uma segunda temporada? Até daria, mas teria que arranjar um novo vilão para a obra e por isso, nem vale a pena ficar esperançoso.

Enfim, se você busca um dorama mais sério e que fuja o usual onde o romance predomina, Vincenzo é para você. Novamente, apesar de seus problemas, a obra consegue se manter interessante do começo ao fim.

Comentários