Blue Period é a adaptação de um mangá com o mesmo nome. A melhor sinopse que consigo arranjar no momento é a seguinte: um menino chamado Yaguchi Yatora é dito como um delinquente por seus colegas de classe e como um menino “exemplar” dentro de casa por suas notas boas. Apesar de ter comportamentos opostos para não ter reclamação, não sabe o que fazer da vida, e foi descobrindo o que é arte que resolveu o que queria fazer. Mas será que é isso mesmo?

Eu particularmente gosto muito do mangá e acredito que o anime adaptou muito bem o seu início. A origem do seu nome pode ter vários fatores. A cor azul pode significar tranquilidade, serenidade, harmonia, espiritualidade, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. Yatora, enquanto caminhava por Shibuya, depois de muito observar, definiu tudo à sua volta com a cor azul.

O nome Blue Period também pode vir de acordo com o que Pablo Picasso sentiu após a morte de seu amigo Carlos Casagemas, em 17 de fevereiro de 1901, e se estendeu até 1904. Foi um período de muita tristeza e depressão, também de muita dificuldade econômica do pintor, e a cor que melhor representou o momento foi o azul, principalmente por seus tons monocromáticos. Foi uma época em que ele expressava sobre as mazelas do mundo. Talvez seja por isso que tudo começa com Yatora dizendo que até mesmo ele podia pintar o que o Picasso pintava.

Acredito que o nome do anime tenha até outros períodos que alguns outros pintores viveram, porém o que está mais explícito mesmo é a descoberta de Yaguchi por todo o seu amor pela arte a partir das cores azuis. E ele descobriu a partir de um estímulo visual, proporcionado por uma pintura. Parecia que tal obra estava olhando e piscando para o personagem, como se o estivesse chamando para ver mais de perto.

Ao mesmo tempo que Yatora descobria o que aquilo significava em sua vida, também tinha a convivência com os seus melhores amigos, cujos quais incentivavam a “viver a vida em Shibuya”. Yaguchi estava tão perdido que não sabia o porquê passava as noites com eles naquele lugar, muito menos porque fumava. Apenas ia na onda dos seus amigos, sem pensar muito. Eles também faziam o mesmo, sem nem mesmo se preocupar com o futuro.

Yatora é quem tira as melhores notas, mas também não tem dinheiro para pagar uma faculdade particular. Foi aí que ele pensou na dificuldade de fazer algum curso que não fosse em uma universidade pública. A partir de alguns comentários de sua professora de artes, decidiu que a Geidai, a Universidade Tóquio das Artes, seria a melhor opção, porém a taxa de aprovados é muito pequena.

O que mais me indigna é que tem professores e pais de alunos inteligentes que dizem que o potencial pode ser jogado fora por fazer um curso como o de artes, e não é verdade. Todo aluno de qualquer curso de faculdade tem que se esforçar ao máximo para conseguir terminar. Todos precisam estudar para entender as teorias e aplicá-las na práticas. Não tem essa de desperdício de potencial, muito menos de inteligência.

Além disso, foi a partir da arte que Yatora se esforçou em algo que ele queria de verdade. Apesar de tirar notas boas, era só algo para manter a fachada diante dos pais, e também porque gosta de desafios, porém nada servia de ponta pé, a não ser sua nova paixão por algo que nem pensava que teria.

Outra coisa: parecia que Yaguchi se sentia ameaçado por qualquer pessoa que se metia em sua vida. Yuka-chan, que é um garoto que se veste de garota, cujo qual nome não quero citar porque chega a ser falta de respeito com quem não quer ser chamado pelo nome de nascença, mostra-se preocupada com Yatora, e este, por sua vez, a trata com desdém, e o comportamento entre eles é algo totalmente intragável.

Claro que Yuka-chan não perde a oportunidade de falar certas coisas com Yaguchi, e o elogio que fez sobre a primeira pintura do menino o fez perceber o quanto gosta realmente de artes. Foi uma pintura que o levou para esse mundo, e foi um comentário que o fez ficar. Infelizmente, quem o fez encontrar sua verdadeira paixão se formou, e ambos trocaram desenhos entre si.

Uma coisa que o mangá mostra que o anime provavelmente não citará é que toda e qualquer obra de arte foi desenhada por um artista diferente. Todas as peças são apresentadas com o nome da pessoa logo abaixo, acima, ou em qualquer área que o caiba, e o autor faz questão de mostrar para lhe dar os devidos créditos e agradecimentos. É algo muito nobre da parte dele.

O anime está bem legal de se ver, a abertura combina muito bem com o período no qual Yatora está passando e faz muito bem lembrar que as cores são bem representativas em todas as cenas.

Muito obrigada por acompanhar o artigo até aqui! o/

Comentários