Dentre as várias invenções em que colocam as idols, agora temos um “BBB/The Voice” delas, onde podem não só mostrar seus talentos, como também seu dia a dia e personalidades. Ainda assim, desse mata mata nem todas sairão vencedoras, o que esperar dessa curiosa competição musical?

Contextualizando um pouco, Selection Project é uma produção original do Doga Kobo, que é um especialista em slice of life e um sinônimo de qualidade quando o assunto é garotas fofas fazendo suas fofuras. Ironicamente, mesmo estando a anos nesse nicho do moe, esse projeto é o primeiro que de fato mergulha na indústria idol, então já torcemos para que alcancem um bom resultado aqui e que isso renda frutos no futuro com outras adaptações.

Flávio: Há anos eu esperava um anime de idol feito por esse estúdio que eu gosto por ter produzido diversos animes que para mim são divertidos como New Game, Love Lab, Dumbell Nan Kilo Moteru, Anima Yell, Maoujou de Oyasumi, Gabriel Dropout, dentre outros.

Por falar em reality show musical, irei longe direto do túnel do tempo e resgatarei a lembrança dos programas Popstars, que revelou os grupos Rouge e Br’oZ, e do Fama, que tal como o Selection Project, também era um reality show musical e de confinamento.

JG: Nossa é verdade, não lembrava com detalhes do Popstar, mas acompanhei o programa na época dos dois grupos, realmente acho que a comparação é válida.

Assim como você eu estava empolgado igual para ver o que a Doga Kobo apresentaria nessa novidade e não sai desapontado com a estreia. Selection Project soube ser dinâmico sem ser superficial, pois nesse tipo de anime que englobam muitos personagens, por vezes a apresentação inicial acaba muito capenga, e isso não senti aqui, ao contrário, acho que dosaram muito bem como dividir o tempo de tela e interligar todas essas peças.

Flávio: Deram tempo de tela o suficiente para apresentar as personagens e ao mesmo tempo mostrar características delas e suas respectivas famílias.

JG: Acho que esses dois episódios fizeram bem a sua parte e mostraram o necessário de suas protagonistas para que já tiremos algumas conclusões sobre elas. Começando pela própria Suzu, eu confesso que fui pego lá na alma pela história dela e a forma como as coisas acabaram se contornando, entre sua doença, a morte de sua idol favorita e o seu sonho complicado.

Não senti que forçaram com a personagem, diria até que sua motivação e ações são bem críveis para quem viveu como ela viveu, embora eu não possa dizer o mesmo da forma como ela conseguiu dar volta por cima com uma jogada do destino – ou conveniência do roteiro se preferirem.

Flávio: Idols inspiram e levam sorrisos as pessoas. Agora chegou a vez de Suzune de manter esse “círculo virtuoso” ao levar alegria e inspiração por meio de sua voz.

JG: Acho que ela é um ótimo símbolo de luta e inspiração, mas vamos ver como aproveitarão isso na personagem, especialmente agora que ela obteve sua melhor oportunidade graças ao sacrifício de sua amiga e rival, Seira.

Por sinal, essa seria alguém que eu gostaria de ver no elenco principal, por ser outra figura com um passado bem interessante, já que ela lutou muito para ser aceita em uma audição dentro e fora do Japão, e no momento em que isso finalmente ocorre, ela abre mão por se achar inferior a Suzu.

Simpatizei bastante com a personagem e é uma pena que ela não possa integrar o elenco principal, mas sigamos com as demais, pois temos algumas pérolas que podem render bastante ao longo da temporada.

Flávio: A Seira fará bastante falta. Se ela ainda estivesse no páreo, seria uma candidata fortíssima.

JG: No geral pudemos ver que a competição realmente é bem acirrada e as meninas tem um preparo excepcional. Como todo anime do gênero cada uma tem uma peculiaridade como a comilona, a ranzinza, a alegre, a esportista, mas no geral além da Suzu e até da Seira – que teve seu destaque -, me chamou atenção a dupla Nagisa e Uta, por serem as que mais mostraram um potencial dramático e personalidade complicada.

A Uta é do tipo que sofre com a pressão constante da mãe e isso lhe condiciona a agir pelo impulso de não conflitar com a mesma e ouvir suas críticas constantes.

Nagisa por sua vez parece exibir a fachada da idol fofinha que quer ser protegida e apoiada pelos fãs, porém não é bem assim. Diferente da colega, essa não é sufocada pela família, ao contrário, tem o seu apoio incondicional.

Flávio: As duas são interessantes. A Uta e a Nagisa podem render histórias interessantes, mas não só elas. Cada uma tem uma história para ser contada. A Uta, por exemplo, me chamou a atenção desde o primeiro episódio por causa da sua mãe rígida que a treina para ser a melhor idol. Há várias possibilidades de abordar um drama a partir do background da personagem.

Uma outra personagem que tem potencial para render bastante, mas que ainda não foi citada é a Rena, que, ao que tudo indica, será a grande rival da protagonista. Acho que a Rena será o tipo de personagem que irá resistir a se entrosar com as companheiras por considerar todas rivais.

JG: Rena tem o perfil de sempre da protagonista rival ranzinza, que cria as dificuldades na convivência e que com o tempo vai melhorando e se abrindo, mas gostaria de ver algo a mais nela conforme o anime ande.

Uma que capturou meu favoritismo foi a Mako, diferente das outras ela parece ser mais tranquila, por ser uma menina bem família – já que a sua é enorme – e com um coração enorme, tenho quase certeza que ela será a “mãe” e protetora do grupo.

Por sua vez quem também pode vir a adicionar um drama a história é a Nodoka, a comilona do grupo. Essa começa como um alívio cômico, mas a sua questão com alimentação e o físico podem aparecer de forma mais dura, caso a direção assim deseje conduzir a personagem.

Flávio: Ao ver a torcida fervorosa da família da Mako, sinto vontade de torcer por ela. E quanto a Nodoka, seria uma surpresa se a mesma sofresse de bulimia, mas ao que parece, a gula da menina é só um alívio cômico.

JG: Não sei muito bem por onde pretendem trafegar com as duas, mas acho que podem repensar isso. Curioso que senti no anime uma vibe meio “22/7”, imagino que os dramas pessoais delas também não passem muito longe disso.

A história da Suzu mesmo me lembrou um pouco a da Jun, a Rena tem uma vibe meio Nicole, e cada uma me traz alguma semelhança com suas vizinhas de anime. As demais garotas eu posso dizer que pouco vi para determinar o que podem ser, e são Ao, Shiori e Hiromi.

Flávio: A Ao é a garota atlética. Característica que pode dar alguma vantagem na hora dos treinamentos de coreografias. Posso estar viajando, mas as interações dela com a Nodoka poderiam ser interessantes pelo contraste.

Uma é comilona e a outra leva um estilo de vida saudável. Se por acaso a Ao levar os treinamentos muito a sério pode até render uma boa história sobre se esforçar além dos limites.

A Shiori é a menina rica do grupo. O roteiro pode fazer dela uma menina mimada, o que geraria conflitos interessantes e/ou ela pode ser personagem deslumbrada com coisas simples. Algo que seria um bom alívio cômico. Há a possibilidade de estar redondamente enganado, ela ser uma personagem diferente do que estou especulando.

A Hiromi tem uma alegria contagiante, que pode atrair a audiência do reality e de nós telespectadores do anime. Seu jeito animado pode ajudá-la a ter uma boa convivência no lugar onde elas estão hospedadas para disputar o Selection Project.

JG: Concordo totalmente contigo, acho que acrescentaria apenas uma questão em cima da Shiori, ela é rica e pelo que a mãe dela dá a entender, ela também tem um nome a zelar por isso, então há a chance de que ela tenha algumas dificuldades relacionadas ao seu status, se decidirem dar alguma carga a moça.

A Hiromi também tem o extra de ser uma senpai bem amada, o que pela sua natureza gentil e alegre, soma no carisma dela. Enfim, todas são personagens que podem fugir do raso e surpreender, mas por hora não tem como prever pois o episódio de fato focou em dar uma geral na competição e apresentar todas, com um destaque maior na Suzu.

Tecnicamente falando, o anime está impecável, o visual é limpo, colorido e tem uma arte muito bonita. Todas as garotas tem um design de encher os olhos, então não tenho do que reclamar na animação – até porque o Doga Kobo não tem medo de coçar o bolso nessas produções.

Flávio: Não tenho expectativas muito positivas sobre as cenas de coreografias, mas espero que não sejam horríveis.

JG: Eu quero confiar um pouco porque já conheço o trabalho do estúdio, logo ponho alguma fé, mesmo sendo uma novidade pra eles.

No geral Selection Project é uma estreia bonita, tem um conceito interessante para movimentar a trama, empolga e entrega um elenco simpático e com potencial para nos fazer rir e chorar, cabe a direção dar os rumos certos a essa história e já torcemos para que entrem com o pé direito no mundo idol.

Agradecemos a quem leu e até a próxima!

Comentários