Meu conhecimento sobre líderes de torcida era restritos à filmes e animações americanas até que entrei pra faculdade e conheci uma de verdade. Foi então que quando estreou Anima Yell! pensei: “por que não?”. 12 episódios depois, tenho certeza que não fiz uma escolha errada em acompanhá-lo semanalmente, pois este anime consegue entregar um excelente resultado em comparação a outros trabalhos do estúdio Doga Kobo.

Sempre gostei das adaptações do estúdio, mas a maioria não oferece muito além de “garotas fofas fazendo coisas fofas”. Aqui, temos os mesmos elementos de sempre, como personagens carismáticas e, acima de tudo, fofas. Mas o anime também entra de cabeça no universo de cheerleaders, o que é ótimo para quem já pratica esse esporte, tem interesse por ele, ou até mesmo os que não sabem nada sobre.

Isso acontece porque, em muitos momentos, Anima Yell! se dedica a explicar as acrobacias e dar foco no treinamento duro e no preparo físico para realizá-las. Enquanto assistia, lembrei-me bastante de Love Live!, quando as garotas treinavam no colégio. Essa é uma boa maneira de desmistificar o que realmente é o cheerleading e acabar com alguns preconceitos que existem em relação ao esporte, que eu mesmo tinha antes de conhecer.

Outro elemento que é muito presente e me surpreendeu foi a comédia. Apesar de ser comum esses animes terem alívios cômicos, Anima Yell! me fez rir de verdade e chegar até a gargalhar. E isso não seria possível sem as personagens, que são o coração da trama. As cinco garotas que formam o Clube de Torcida têm um bom entrosamento juntas e são bem construídas, de forma que cada uma tenha uma personalidade definida.

Kohane é a protagonista, conhecida por sempre querer ajudar aos outros. Em contrapartida, ela também é a mais avoada do grupo e a que menos se preocupa consigo mesma. Sua principal característica é sua animação, que é muito contagiante, até mesmo pra quem assiste ao anime.

Uki é a melhor amiga da protagonista e é até secretamente apaixonada por Kohane, sendo responsável pelos momentos yuri do anime. Ela, a princípio, é uma das garotas que sente vergonha por vestir roupas curtas e dançar na frente de todo mundo, mas com o tempo ela é desenvolvida a ponto de lutar para acabar com o preconceito do irmão mais novo pelo esporte.

Hizume é a mais experiente do grupo e a única, até então, que já esteve em um grupo de cheerleading antes. Por conta disso, os momentos explicativos para o público são feitos por ela de forma bem didática. Ela também é responsável por momentos divertidos graças ao seu problema de se comunicar com outras pessoas, apesar do motivo ser os outros terem vergonha de falar com ela.

Kotetsu é introduzida como a tímida da equipe, protagonizando um dos melhores momentos, em que o anime trabalha seu medo de palco. Além disso, entre suas características estão seu talento em tocar piano e sua fama de gulosa – esse é um dos motivos que a faz querer praticar o esporte.

Já Kana é a última a ser introduzida, inclusive sendo adicionada posteriormente na abertura e encerramento do anime. Voltando à comparação com Love Live!, a personagem lembra Nico no início, perseguindo as garotas durante os treinos e parecendo que seria uma rival. Porém, logo descobrimos que ela é apenas uma admiradora de Hizume, por quem é apaixonada, se tornando uma de suas principais características.

Um dos elementos mais bem trabalhados no anime é a animação, como o próprio título indica. A maioria das garotas não querem entrar para o Clube de Torcida, mas todas passam por um encantamento pelo esporte, representado pelo brilho nos olhos que realmente consegue empolgar o público.

Outro destaque está nas apresentações, que felizmente não apelam para o uso de CGI e contam, não apenas com uma boa movimentação, como também são bem expressivas. Sem falar que também podemos notar o cansaço e o esforço das personagens durante elas.

Para quem gosta dos animes do estúdio Doga Kobo, não vai se decepcionar com Anima Yell!, pois ele oferece tudo e mais um pouco. As líderes de torcida vão se sentir representadas pelas personagens do anime, assim como outras pessoas podem se comparar a elas pelos seus dramas pessoais. É um prato cheio para quem gosta da temática, mas também para quem está aberto a conhecer mais sobre este universo.

Comentários