The Strongest Sage with the Weakest Crest (Shikkakumon no Saikyokenja) é um anime do estúdio J.C.Staff que adapta a light novel escrita por Shoto Shinko e ilustrada por Huuka Kazabana. Segue abaixo a sinopse da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Ao perceber que sua força é limitada pelo brasão mágico com o qual nasceu, Mathias, o sábio mais poderoso do mundo, decide que precisa reencarnar para se tornar o mais forte de todos. Em seu novo corpo, Mathias percebe que ele nasceu com o melhor dos brasões para combate mágico logo na primeira tentativa, mas agora vive num mundo com tão pouca magia que ele ainda é considerado um fracassado! Cabe a Mathias agora provar que todos estão errados, e mostrar do que o sábio mais poderoso do mundo é capaz!”

 

Deixa eu ver se eu entendi direito, ela reencarnou no mesmo mundo, só que em uma época futura, tudo isso para conseguir mais um brasão? E eu que pensava que Mestre de Fate era bitolado com negócio de selo, mas é aquilo, né, o cara é um Sábio, suas prioridades são outras.

Nem vou entrar no mérito de ser isekai ou não porque isso é irrelevante aqui, prefiro focar na história, ainda que este tenha parecido um tanto quanto apressada nessa estreia. Se não foi, então dinamizaram muito a narrativa a fim de definir os pontos cruciais do plot rapidamente.

Em toco caso, Matty segue no mesmo ritmo dos protagonistas apelões de histórias de fantasia contemporâneas. Ele é muito foda em tudo que faz, todo mundo se surpreende não só com sua força, mas também com sua astúcia, e com isso meio que atrás os problemas para si.

Devido a sua caracterização de Sábio, o grande mago da história, acho que dá para comprar a ideia, mas é fato que o anime não apresenta praticamente nada de novo ou interessante muito por conta disso. Ele não é o primeiro apelão reencarnado que não recita feitiços.

Além disso, as heroínas também não fogem muito de estereótipos, tem a Alma que é a mais despojada e melhor amiga daquela que é o grande interesse amoroso do protagonista, a Lurie, essa fazendo mais o tipo tímida e talentosa. E vão aparecer mais “waifus”, a propaganda entrega.

Só nos resta saber se o harém vai ficar no chove não molha ou se vai se concretizar, ou melhor, se vai ser mesmo só harém onde nada acontece ou ele vai ter um relacionamento com a Lurie. Qualquer que seja o desfecho, duvido que o elemento romance se imponha na narrativa.

Por outro lado, talvez venha a ser explorado pelo simples fato do Matty ser apelão demais. Os inimigos que ele diz serem dez vezes mais fortes são derrotados sem grandes dificuldades, o que dá brecha para poucos desafios, e com isso tempo ocioso para gastar com outras coisas.

Independentemente do cenário uma coisa é certa, os brasões vão desempenhar um papel relevante na trama até porque o anime só existe por conta deles, afinal, o protagonista não teria reencarnado se não tivesse o desejo de usar mais um.

Outra coisa que estava curtindo, mas se resolveu rápido demais, era o mistério envolvendo os feitiços recitados e os não recitados. Sei que isso abriu um leque novo que é o dos demônios enquanto antagonistas na trama, mas não pareceu tudo corrido demais?

O episódio acabou sendo ele todo uma grande demonstração do quão foda é o protagonista, coisa que, repito, condigo entender devido ao seu background, mas não significa que vou gostar. A situação não fugiu ao controle do Matty nem ao menos uma vez, para você ver.

E se a interação com as garotas não passa de tocar na mão (nem teve tempo para justificar mais, né) não acho que tenha como não focar minhas atenções na trama principal, que em si é até meio contraditória se pensarmos que ele queria é o brasão e talvez nem precise aprender mais nada.

Aliás, não é ele mesmo que é tratado como instrutor convidado na hora de ensinar os alunos a dispararem magias sem recitar encantamentos? Esse nível de excelência dele sabota a narrativa se pensarmos que o conflito perde força quando você sabe que sempre vai ser resolvido.

Não me leve a mal, não estou aqui com a intenção de só tacar pedras no anime quando eu mesmo me diverti com ele. A questão é que mesmo seus pontos fortes sofrem com as escolhas narrativas clichês sobre as quais a trama se sustenta, o que pode ser desanimador a longo prazo.

Por fim, só indico esse anime para quem curte protagonista apelão (apesar das reclamações esse é bastante o meu caso). Como a estreia foi um tanto corrida não consegui perceber muito dos personagens, no máximo deu para ver o quanto o Matty consegue ser tapado para umas coisas.

Digo, ele é um Sábio terrivelmente poderoso, mas fica envergonhado ao se aproximar de uma menina. Será que passou muito tempo as voltas com magia e esqueceu de ganhar experiência em outros aspectos da vida? E nem vou entrar no mérito dele ser velho, vamos assistir e é isso aí.

Até a próxima!

Comentários