O flashback do Metropoliman foi um dos piores que já vi. Não que o vilão não possa ser o pior dos escrotos, é que isso ferra a trama. Se o Mirai matá-lo Platinum End entrará em um contrassenso e se o herói não fizer isso o anime se provará inócuo, portanto, o que estamos fazendo aqui?

Antes de mais nada, por que fiz essa colocação? Porque, raciocina aqui comigo, o herói não é o Mirai e o vilão não é o Metropoliman? Então, a trama se norteia por ideologias e ações diferentes, então quando o Metropoliman é retratado como foi, não resta crítica alguma ao Mirai.

Não há sequer a possibilidade de ver a situação por outro prisma, exceto se o autor realmente achar que o Metropoliman possa estar minimamente certo, o que eu também acho que seria demais. Metropoliman não é “só” um insano tosco, é pior, ele é desagradável também.

O flashback dele foi nojento, ao ponto de praticamente validar quaisquer que sejam as ideias do Mirai. Sendo assim, não há conflito real entre esses polos, não há a possibilidade do Mirai reconhecer que pode sim estar pelo menos em parte errado, e se houver, será ainda mais escroto.

Não tem como o Metropoliman estar certo em nada, então nós sabemos quem está com a razão e se essa pessoa que está com a razão matar alguém, o anime terá se apunhalado pelas costas. Ao mesmo tempo, se ele não matar, isso inocentará um vilão que não pode ser inocentado?

Duvido. Mas o que vai importar se ele não for derrotado pelo Mirai, partindo do pressuposto de que a verdadeira derrota nesse battle royale é a morte? Entende por que barbarizar com o Metropoliman acabou sendo um tiro no pé para esse anime que já era péssimo e agora é ainda mais?

Sobre o que é apresentado no flashback, olha, me sinto em dificuldade até para falar mal porque não tem o que defender ou contextualizar ali, é só absurdo, doentio e desagradável. Um vilão mauricinho que sofreu na vida é uma coisa, um escroto como o Metropoliman é bem ruim.

Mas, repito, ele não é um personagem ruim pro ser mal, é pelo quão vazio ele é. Aliás, o vilão é vazio de ideias, de conflitos, de reflexões, assim como é o anime. Comparemos o Metropoliman com o Light, um é só escrotidão pura, o outro tem um contexto sem passado “triste” de siscon.

O Light tinha um ideal e por mais que agisse de forma a distorcê-lo, é fato que tinha ponto de partida e trazia um contraponto válido a trama. O Metropoliman não faz isso, ele não acrescenta nada, apenas vomita a podridão do ser humano, e um rico, o que por tabela o torna bem pior.

E sabe o que e melhor? Além de ser o pior dos calhordas, ele também é negacionista. Surgem seres com asas e poderes especiais cujas palavras se cumprem a todo momento e ele ainda desconfia do que dizem. Não que os anjos sejam “científicos”, mas que vontade de ser superior, hein?

O cara quer sempre estar por cima da carne seca, chega a ser irritante essa confiança imbecil dele, ainda mais após sucessivas vezes em que seus planos não vão bem de acordo com o que planeja. O Mirai poderia ser um vilão escroto e ainda assim pareceria um Deus perto de seu rival.

E isso é um problema, pois não sobra mais nada ao anime. Os ideias de felicidade do Mirai serão cumpridos, no máximo não tão fácil quando ele deseja. Pelo visto a lavagem cerebral que o próprio Metropoliman cita (e com a qual concordo pelo menos em parte) nunca será questionada.

Enfim, além disso a coisa piora, pois o autor tem o fetiche de tentar envolver o mundo todo o tempo todo e a qualquer custo no battle royale, mesmo quando, na real, isso parece longe de impactar na disputa. Outro detalhe incômodo foram as palavras do Metropoliman para o mundo.

Tudo bem que ele não sabia que estava sendo ouvido, mas dizer que tornaria o mundo mais igual ao se desfazer dos “pesos mortos’ foi idiota demais até para ele. Se você se importa com uma ideia bem aventurada que é a de tornar o mundo igual, não faz sentido sob esses parâmetros.

Se faz, é só na mente distorcida do siscon mimado que é o Metropoliman. Aliás, a ideia dele de eugenia pela beleza foi muito patética. Não digo nem que ele não pode ter as ideias zoadas dele. Ele pode enxergar beleza onde bem entender. Agora, dar toda essa dimensão a isso? Sério?

O roteiro desse episódio me dá ânsia de vômito de tão desagradável que é. Nem exatamente ruim, apesar de, repito, o anime ter cavado a última pá de terra até a sua própria cova. Não importa como acabe, Platinum End terminará de uma maneira idiota, sem passar mensagem alguma.

E não venha me dizer que essa não é a intenção, claramente é quando você trabalha com a ideia de ser Deus, de suicídio e felicidade. Aliás, é um desperdício a forma como o anime trabalha a ideia do suicídio, pois não há qualquer gatilho real de mudança, só asas, flechas e aí sim, mortes.

Para terminar de malhar o vilão, o Metropoliman é ou não é igual a um troll de internet? A diferença é que ele não se esconde atrás de uma tela e uma conta em rede social e sim uma máscara, além de ter dinheiro e poderes mágicos, então é muitas vezes pior que um troll comum.

Deixando ele de lado, quase digo que o Mirai combinar uma luta cheia de regras com o Metropoliman foi só imbecil, mas vou me dar o direito da dúvida, até para não dizer que o episódio foi um zero sólido. Se ele armou a situação toda para derrotar o Mtetropoliman, como fará isso?

Vão ter que ser criativos para mostrar uma maneira viável e condizente de fazer isso, justificando a falta inocência do Mirai, que á a ideia que o final do episódio tenta nos passar. Eu realmente achei criativa a luta com a cientista maluca, mas vão precisar mais do que isso dessa vez.

Terminar o episódio em um impasse foi talvez a única forma de manter gente minimamente crítica vendo esta porcaria. Mas aqui proponho a você um desafio: NÃO VEJA MAIS ESSE ANIME!!! Será que você consegue? Eu seguirei cobrindo por ser masoquista, mas se quiser me deixar…

Para piorar, não gostei das intromissão da Yellow (fodam-se os nomes dessa turminha tosca), o Green está só esperando o desfecho da luta para morrer (se demorar mais vou me surpreender) e o melhor foi o Baltra com o corpo do Hajime nos braços. Nem eu sei explicar o que é aquilo.

Platinum End é um aglomerado de porcaria que de duas uma, você vê porque e trash ou porque tem o gosto ruim mesmo. É sério, compara com qualquer outra obra da dupla e tenho certeza de que Platinum End é de longe a pior, de longe a que menos diverte e mais constrange.

Então sim, reafirmo o desafio, NÃO VEJA MAIS ESSE ANIME!!! Se ainda assim for insistir no erro o faça por sua conta e risco, e se tiver tamanha coragem, ou falta de noção, venha aqui para ler meus artigos, tecer comentários, etc. Só não venha dizer que Platinum End é bom, aí já é demais.

Até a próxima!

Comentários