Delicious Party Precure é o mais novo anime dessa eterna franquia de garotas mágicas (para ser mais exato, é a décima nona temporada) mais uma vez animada pela Toei Animation. Segue abaixo a sinopse da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Yui Nagomi é uma estudante ginasial cheia de energia e apetite. Rosemary e as Fadas da Energia, durante a busca ao Livro de Receitas roubado pela Gangue Bundoru, são ajudados por Yui ao desmaiarem de fome. Será que Yui poderá ajudá-los com o poder da Pretty Cure?”

 

É até chover no molhado falar que a protagonista de Precure é fofa, alegre e simpática. Mas quantas delas eram sacos sem fundo que comiam sem pensar na azia de amanhã? Yui é a nova heroína do novo Precure e sim, eu gostei do tema central que norteia a trama.

É fácil explorar o tema comida, afinal, faz parte das nossas vidas em praticamente todos os momentos, em todas as faixas etárias e sob qualquer estado de espírito. Mas claro, isso também é uma armadilha, pois é fácil cair no lugar comum, se apoiar demais em clichês, etc.

Minha impressão inicial é de que esse Precure tem potencial para mais. Por exemplo, ainda que seja só um indício, e ele não seja conclusivo, se entendi bem o amigo de infância da Yui vai se transformar também. Mas ele vai ser considerado Precure como o Henri de Hugtoo! Precure?

Fica a pergunta. Além disso, posso estar extrapolando na especulação, mas o Bundoru (o grupo de vilões) ser claramente um bando de ladrões de comida não dá brecha para a discussão da questão social envolvendo esse sustentáculo de nossas vidas? E isso não seria passar pano…

Exceto se você ache certo agir de forma abusiva com quem rouba comida para sobreviver. Não que seja exatamente esse o caso dos vilões, não sabemos ainda, mas se for, acho que essa seria uma forma potencialmente interessante de trazer o tema para debates mais profundos.

Em todo caso, o mais importante é o que essa estreia nos confirma, que dessa vez é a azul que vai ser mais difícil de “conquistar”, a Gentle tem um character design que dá abertura para ela virar uma Precure na segunda parte do anime e a narradora é a vó da Yui.

Okay, nada disso foi confirmado, mas me parece muito provável que aconteça assim mesmo. O que não fica tão claro é se a Yui vê os Recipeppi só por amar tanto a comida ou por não ter abandonado sua “criança anterior”, seguindo mais ou menos na linha do que o Rosemary fala.

Pode ter um motivo oculto (quem sabe a vó dela não foi uma Precure da comida?), mas não sei se precisariam de tanto para justificar a narração da vó (se for ela narrando mesmo). Sobre o resto, o que dá para falar além de que foi uma típica estreia de um Precure que se preze?

É claro que não é todo Precure que investe dois episódios para firmar a heroína principal (a prévia dá a entender que o segundo vai focar em uma crise do Rosemary por não querer jogar tanta responsabilidade nos ombros da Yui), mas já aconteceu em outras temporadas, né?

O coadjuvante das mascotes, o amigo de infância, as características de personalidade das heroínas, a capacidade de fazer coisas inesperadas (como foi a Yui invadir o campo dimensional que o Rosemary ativou), etc. Já vimos isso nos outros Precures e temos aqui de novo.

Ainda assim, isso não significa que o anime será ruim, eu diria mais que é o contrário, que os clichês são necessários, pois costumam funcionar com o real público-alvo do anime, que são as crianças, e para um adulto que gosta de Precure por ser o que é, isso não afasta também.

Só, repito, a direção (que não foi mal nessa estreia, mas não fez nada demais também) precisa tomar cuidado a fim de aproveitar bem o tema, pois é fácil que fique repetitivo ou falte profundidade, e se a estreia não indicou nada nesse sentido, também não fez o contrário.

No máximo eu posso dizer que a devoção da Yui pela comida deve tornar qualquer questão relacionada ao tema bem “visceral” para ela, mas sua personalidade em si foi bem simplória, achei até seu “carisma” um pouco enlatado, apesar dela ter começado batendo uma bolinha.

Takumi, o amigo de infância, pode ajudar a desenvolver a personagem, além do próprio incômodo que os vilões trazem quando ativam o obentô das trevas (ri muito nessa cena), péssimo para os negócios. Aliás, qualquer coisa que se meta no caminho da comida deve incomodá-la.

E é por isso que ela é a Cure Precious, e teve, meio que por obrigação, uma bela transformação. A única ressalva que faço é de que não entendi muito bem o nome do seu segundo golpe, o “triângulo precioso”, ainda mais quando o primeiro, o “soco de 500 calorias” é criativo e divertido.

Aliás, aproveito este espaço para elogiar a legenda da Crunchyroll, pois ficou bem “descolada”. Ela foi bem perspicaz ao fazer as adaptações para o português. Outro detalhe, é ótimo ver tradução na abertura e no encerramento, os quais, aliás, sugam muito do tema e ficaram bem fofinhos.

Tecnicamente essa estreia foi muito boa e não espero menos de Precure. Até a comida ficou bonita. Quanto as outras heroínas, praticamente nada foi revelado, só que uma trabalha no ifood e a outra deve ser dona de uma rede de supermercados ou algo assim, ela é ryca baby!

Por fim, Delicious Party Precure tem um potencial enorme, basta que saibam manejar os ingredientes da melhor forma possível para preparar a melhor receita, pois comida é algo vital na vida de todo mundo, então é bem fácil conquistarem nossos corações pela barriga.

Até a próxima!

Comentários