Jujutsu Kaisen 0 é uma prequel da história original que pode tanto ser assistida após a primeira temporada, quanto antes, pois se explica bem o suficiente para ser entendido. Nela temos outro protagonista, Yuta Okkotsu, e uma trama bem interessante envolvendo maldições.

Fui assistir o filme no cinema (assim como fiz com SAO Progressive), mas dessa vez a sessão tinha mais público. Entre todos os animes lançados nos últimos anos Jujutsu Kaisen é um dos de maior sucesso, não à toa recebeu dublagem tanto na primeira temporada, quanto nesse filme.

E uma dublagem muito boa por sinal, que só me irritou um pouco na voz do protagonista, mas se pensarmos em sua personalidade e circunstâncias, entendo uma voz mais “medrosa” por boa parte da trama. Vi dublado, pois as sessões legendadas estavam escassas na minha cidade.

Mas não tenho nada contra a dublagem, só dou preferência a legendado por ter visto o anime assim. Em todo caso, falando finalmente do filme, o que posso resumir sobre ele é bem simples. Jujutsu Kaisen 0 é uma produção de ótima qualidade técnica e roteiro no mesmo nível.

Há excelentes cenas de ação, principalmente nas lutas do clímax do longa, mas o mais importante mesmo é o desenvolvimento do protagonista, que começa como um gatinho medroso sem forças para assumir responsabilidades pela Rika Orimoto, a maldição que o “atormenta”.

Entre aspas mesmo, pois ela é sua amiga de infância (na verdade, praticamente sua “noiva”) que morreu e desde então passa a assombrá-lo, mas não para fazê-lo mal e sim o contrário. É interessante o que falam no próprio filme, que o amor é a maldição mais forte que existe.

Não à toa Rika é uma maldição de nível especial e o que o filme aborda é a jornada do Yuta para libertá-la enquanto aprender a lidar com esse poder para ajudar os mais fracos que ele, um feiticeiro jujutsu. Objetivo inversamente proporcional ao do Suguru Geto, o vilão da história.

Mas antes de falar dele preciso elogiar o aproveitamento dos secundanistas, que aqui nesse filme, como o Yuta, cursam o primeiro ano da academia jujutsu. O panda é muito irreverente e tem boas cenas de luta, o Inumaki é mais aprofundado quanto a sua voz e tem a Maki…

Ela acaba brilhando como a personagem que mais interage com o Yuta e tanto conserva semelhanças com ele, quanto diferenças; as quais alertam nosso protagonistas para circunstâncias outras no mundo da energia amaldiçoada e a necessidade de andar de cabeça erguida.

Ela influencia na virada do protagonista, mas não desenvolve nada romântico com ele até pelo quanto isso ficaria estranho com a Rika sempre ao seu lado. O Yuta é o tipo de personagem que tem menos personalidade que o Yuuji, por exemplo, mas até por isso é mais simples de lidar.

No fim, o Geto articula um plano sagaz para roubar a Rika, mas nada dá certo, ele perde e a garota desencarna em uma cena muito bonita. Gostaria de ter visto mais dos feiticeiros reunidos pelo vilão, mas um deles reaparece na cena pós-crédito que indico que você fique na sessão para ver.

A trama dá a entender que o Geto morre, mas ele aparece na primeira temporada, coisa que para entender melhor eu teria que dar spoilers e não farei… Por fim, fique com a certeza do filme ser excelente tanto em técnica, quanto em roteiro e que é obrigatório para todo fã da obra.

Até a próxima!

 

Abaixo você confere a live que fiz com o Arthur do canal Nerd Work em que falamos sobre o filme. Não esqueça de dar aquela força pro Nerd Gakure deixando seu like e se inscrevendo!

Comentários