Summer Time Rendering segue de vento em popa, a cada episódio adiciona mais mistérios, mas também responde a alguns questionamentos pertinentes (e outros que ninguém deve ter feito). O que você faria se visse uma sombra bebê? Levaria para casa e cuidaria dela?

Antes de mais nada, tá na cara que a marca no braço do Shinpei vai colocá-lo em uma enrascada eventualmente, assim como tá na cara que a Tokiko esconde algo ou que a trama só quer brincar com isso. Aliás, ela era uma sombra no festival que não acabou muito bem?

Não lembro, minha memória é horrível. Felizmente, uma coisa que não é horrível nesse anime é sua capacidade de enfiar trechos cômicos entre ocasiões bem sérias, e tudo isso com um fanservice que não é exagerado, mas está ali, ainda que a justificativa seja plausível.

Por exemplo, a sombra da Ushio “buchuda” foi mostrada para justificar um insight do Shinpei, ainda que para alguns tenha acessado o inconsciente devido ao fetiche pela mulher grávida. Okay, talvez seja só eu que malde as coisas, mas por que não poderia ser ambos?

As coisas muitas vezes têm mais de uma justificativa, o que também pode valer para o que eles encontram na clínica abandonada, que a princípio não oferta muitas informações sobre as sombras, mas com o tempo só torna o lugar ainda mais macabro do que já era.

Resumindo, a família do Sou e várias outras da ilha devem estar envolvidas até o pescoço com o que deve ser um culto à Deusa Hiruko, a qual usa as sombras para cumprir o seu propósito. Então o olho do Shinpei seria um sinal de rebelião? A coisa deve ser por aí.

O que eu mais queria entender é como funcionam as sombras, ainda há muitas características sem explicação alguma ao passo em que a cada episódio surgem mais e mais informações sobre elas. Ao mesmo tempo, não é como se isso fosse obrigatório, né?

Digo, o autor bem sabe que não é absurdo se ninguém tiver parado para anotar todas as informações sobre elas, além disso dar a ele mais liberdade criativa no que se refere ao uso de seus poderes. E isso faz sentido mesmo com humanos cooperando com elas.

Enfim, outro tópico importante a comentar é a justificativa que o Shinpei dá para proteger a sombra da Ushio, que é plausível, mas a gente sabe (e o anime mostra) que é por amá-la e ainda não estar preparado para dizer adeus. Aliás, ele nunca estará, provavelmente.

E a “graça” disso é justamente ele não estar preparado, e nós também não, pois nos apegamos cada vez mais a esses personagens. Por mais que manter a cabeça fria e o bom senso, o que ele aprende a ter após seu trauma familiar, ajudem, não deve ser suficiente.

Como os três não devem dar conta de tantas sombras, ainda mais com a da Ushio machucada de novo e a missão de protegê-la. Pelo menos a pistola de atirar dardos pode ser recarregada infinitamente, uma das conveniências de trabalhar com uma sombra.

Por fim, o episódio nos levou ao ninho das sombras (literalmente) e ao mesmo tempo deu indícios de adversidades que certamente estão por vir com o fim do primeiro cour. Só espero que a Ushio não suma. Sim, não a chamarei mais de sombra, ela não merece.

Até a próxima!

Comentários