O último episódio de Shokugeki no Souma terminou com a promessa do confronto entre Takumi Aldini e Don Calma. Levando em conta que seria uma competição em grupos, nada mais óbvio que os Irmãos Aldini entrassem na disputa, mas o anime conseguiu me surpreender, trazendo um substituto à altura: o protagonista!

Já vou começar esse artigo reclamando – como sempre – das regras do anime, que mudam a todo momento. Nesse episódio ficamos sabendo que o Shokugeki em grupos já estava previsto antes e os adversários tiveram que inscrever seus ajudantes antecipadamente. Fico imaginando se isso aconteceu no intervalo entre o último desafio e a definição das chaves de grupo – apesar de ainda ser bem curioso porque justamente esse duelo seguiu essas regras. Mas o que dizer de uma organização que permite que Don Calma convoque uma multidão – como ele mesmo descreveu – enquanto Aldini só teve um ajudante? Sendo assim, bem que ele podia chamar toda a Tootsuki, não?

No último episódio, não tinha entendido exatamente a cena em que Isami chega na arena e há uma placa de “perigo” no fundo. Achava que o Shokugeki em si seria perigoso, mas ele foi SEQUESTRADO. Até que ponto os Noirs são capazes de chegar para vencer um confronto? Mas confesso que foi bem divertido ver o próprio Don Calma revoltado quando Aldini chamou Souma para ajudá-lo, dizendo que era injusto, favoritismo e contra as regras. Exatamente o que eu sempre digo, mas em relação a como o BLUE favorece os Noirs.

Havia comentado no último episódio que Don parece o dono de uma cafeteria, na verdade ele é dono de um bar! Ele e sua equipe de travestis surpreenderam na preparação de um verrine com cem camadas de cores usando uma coqueteleira. Impossível não se lembrar daqueles vídeos do YouTube com cem camadas de coisas aleatórias.

Teve fanservice para todos os gostos:

Outro ponto que chamou atenção nesse episódio foi a relação entre Aldini e Souma, que se enfrentaram em Shokugekis várias e várias vezes, com uma vitória pra cada lado sempre. Não sei se penso o quanto Aldini é bom para derrotar a primeira cadeira, ou o quanto Souma deu mole em perder pra ele. A verdade é que o chefe de cozinha italiana já provou seu valor há muito tempo.

Mesmo com os desentendimentos, eles fizeram um verrine com o símbolo de yin e yang, relacionando-se com a dualidade entre os personagens. É muito legal quando os pratos preparados e a dinâmica do Shokugeki interligam-se dessa maneira, justificando a escolha. Fiquei curioso sobre as camadas na vertical e se isso era comum/possível na vida real. O máximo que encontrei foi esse abaixo, na diagonal:

O episódio terminou com Don entregando sua coqueteleira para Asami, o que já era esperado. Não bastasse ele roubar as armas, ele também fica com as dos Noirs que perdem. Ou seja, os Noirs perdendo ou ganhando continuam prejudicando nosso protagonista. E, por fim, finalmente descobriram o que Nakiri estava fazendo esse tempo todo: tirando a roupa dos desafiantes derrotando os desafiantes nas repescagens.

Comentários