Todo mundo tem alguma memória, alguma coisa que aconteceu em seu passado que o marcou profundamente. Alguns tem coisas mais impactantes, outros menos. Há quem tenha mais coisas marcantes para se lembrar, enquanto outros também as possuem, porém em menor número.

Seja como for foi sobre isso que esse episódio tratou e seu maior acerto nem foi ter trabalhado esse tema num personagem, mas ter trabalhado com o passado de dois ao mesmo tempo.

Mas não é sobre isso que quero começar falando.

Será que começo comentando algo do começo ou do final? Acho mais proveitoso fazer ambos ao mesmo tempo. Mal a corrida retornou e já foi parada quase que imediatamente, tendo em vista a catástrofe que havia caído sobre os corredores adiantados. Com exceção de um deles, Richard, ou melhor dizendo, Gil T. Cigar.

A revelação não foi nada surpreendente, embora tenha algo de cômico na “versão má” do Richard, por ser ele com um penteado descolado e com um olho de ghoul. Enfim, coisa de anime. Agora essa história tem um vilão, ainda que esse personagem não precise assumir esse papel narrativo para si, e pessoalmente não faço questão alguma disso.

Mas continuando, tendo em vista o ocorrido o grupo principal foi até uma cidadezinha perguntar por informações ao mesmo tempo que procuravam ajuda. Eles foram muito barulhentos, convenhamos que sair por aí perguntando “ei, viu o bando do Gil por aí?” por todo que é canto não é pedir para achar eles, mas é pedir para ser achado por eles. E assim aconteceu.

Antes de continuar tenho que fazer uma observação, esse episódio foi sem dúvidas aquele com uma maior atmosfera e ambientação de faroeste. Sim, um faroeste bem bizarro com uma chinesa, um gênio japonês, um samurai e com lutas de animes e katanas também. Ainda assim até me lembrou daqueles filmes antigos de faroeste.

Não é segredo que esse episódio focou tanto no Hototo como principalmente no Kosame. Um deixou sua raiva e sua sede por vingança escorrerem, outro encarou seu medo após ver sua coragem escapar-se. Confesso que ainda que ache a explicação simples e meio vazia, gosto desse drama do Kosame. Pois ele de fato não tem coragem de sacar a espada, mas é porque ele não tem a coragem de ter coragem.

É como se ele temesse ser capaz de evitar que aquilo que o traumatizou não ocorresse mais, porque na realidade aquilo já aconteceu e ele não pode mais fazer nada sobre isso. Ele se tornou forte para evitar que uma coisa daquelas se repetisse, porém ainda não aceitava que aquilo tinha acontecido. Para tomar coragem ele tinha que olhar para o passado, e isso sim era o que ele temia.

E eu sei, no fim eu só dei voltas em torno do problema no lugar de simplificar ele, assim como o bando do Gil errou ao dar voltas com as cordas e prender os corredores ao invés de mata-los de uma vez. Mas pelo menos isso nos rendeu uma cena clássica de filmes de faroeste, ou nem tanto, se você tirar o samurai e trocar por um cowboy daí sim isso seria verdade.

Eu queria fazer um adendo aqui.  A partir de agora eu vou ser um pouco chato com o anime. Então vamos lá.

Qual foi a daquela luta? Tudo bem, Kosame se superou, parabéns Kosame eu sempre acreditei em você. Nesse sentido eu gosto dela. Porém, ainda que eu ache ela visualmente bacana, e ela seja importante para os personagens e para a própria história eu acho que foi uma cena exagerada bem deslocada. Vamos lembrar que – supostamente – esse era um anime sobre uma corrida.

Não tem como levar a sério um cara com uma katana desviando de balas e enfrentando simultaneamente todos aqueles caras. Não é absurdo, só exagerado. Sim, a cena do TJ e do Dylan trocando tiros é ainda mais bizarra, mas aquilo pode ser levado para o lado cômico, aqui aconteceu no auge dramático do anime até então.

Sim, são detalhes, mas histórias são feitas por detalhes. Já disse que o forte desse anime é a diversão e se você só quiser levar para esse lado de fato o anime não fez nada muito problemático.

Enfim, o episódio desenvolveu esses dois personagens. Não somente separadamente como de fato a relação entre eles foi desenvolvida também. Gostei de ver o Hototo olhando com respeito para o Kosame.

Foi um episódio com um desenvolvimento bacana, mas só isso mesmo. Não tivemos corrida e nem terá no próximo pelo visto, acho que o anime vai deixar isso para o final. E falando em final, eu encerro por aqui. Até mais.

Comentários