[sc:review nota=4]

Considerando tudo, eu não acho que One Punch Man seja o melhor anime de super-heróis do ano, nem o Saitama o melhor super-herói. Mas isso sou eu, pessoalmente. O anime se tornou um fenômeno, ultrapassou as barreiras do nicho e ele tem mérito para isso (independente de eu achar que outros mereceriam também mas não chegaram nem perto). No momento em que escrevo, One Punch Man é a série mais bem avaliada no IMDb, site que contém o maior banco de dados de filmes e séries para TV da internet, à frente de pesos pesados como Breaking Bad e Game of Thrones.

O desfecho da luta entre Saitama e Lorde Boros nesse episódio faz sim justiça a esse reconhecimento. Eu estava pronto para dar cinco estrelas ao episódio final do anime. Mas ele teve uma segunda metade.

Essa foi a luta que o Saitama estava esperando desde sempre. Essa foi a luta que nós estávamos esperando desde sempre. Lorde Boros não caiu logo ao primeiro soco, ele se levantou várias vezes e atingiu o Saitama com uma potência também até então inédita. Heróis têm o seu papel moral na ficção, eles fazem por nós aquilo que jamais poderíamos fazer, e o fazem com desprendimento, altruísmo, bondade, etc, eu falei direta ou indiretamente sobre isso em vários artigos de One Punch Man. E também em outros artigos de outros animes sobre super-heróis ou que têm heróis. Mas há o outro aspecto que o super-herói assumiu na cultura popular: ele é forte pra caramba. E gostamos de assistir ele lutar. Os vários aspectos morais do heroísmo foram discutidos nos episódios anteriores com a seriedade devida. Agora só faltava o espetáculo – e um espetáculo real, não um sonho como o que o Saitama teve no primeiro episódio.

O melhor do Lorde Boros ainda não foi suficiente

O melhor do Lorde Boros ainda não foi suficiente

E foi um espetáculo. Quem disser que não foi está mentindo ou sendo chato só pra contrariar. Mas já que falei do primeiro episódio é inevitável comparar: não foi a melhor luta do anime em termos de animação. Não foi a mais bonita, a mais dinâmica, a que mais prendeu minha atenção e me fez buscar meu queixo no chão quando ela acabou. Foi sim a maior em escala de poder: Saitama foi literalmente arremessado na Lua. E voltou de lá com um pulo que criou uma nova e imensa cratera no satélite natural. Nada do que Lorde Boros fazia era capaz de ferir Saitama. O alienígena pode ter aguentado mais de um soco e provado-se mais resistente do que qualquer outro inimigo até então, mas ele não era forte o suficiente para mais do que jogar o herói de um lado para o outro, sem nenhum efeito.

No final, uma talvez decepcionante revelação: Saitama ainda não estava lutando com tudo. Boros aguentou socos poderosíssimos que nunca ninguém havia aguentado antes, mas eles ainda não foram os socos mais fortes que o Saitama é capaz de lançar. Isso te decepcionou de alguma forma? Consigo imaginar pessoas decepcionadas, mas não foi o meu caso. Acho que a revelação que o Saitama é ainda mais incrivelmente poderoso do que o episódio mostrou é algo que valeu a pena ter assistido. Valeu a pena ter assistido esse episódio, e valeu a pena ter assistido o anime inteiro. E muita gente acredita nisso.

Na verdade, tanta gente acredita que One Punch Man é a nova sensação que isso parece ter pegado os produtores desprevenidos. O investimento foi alto desde o começo, sem dúvida, o que demonstra que esperava-se que o anime tivesse sucesso. Mas não tanto assim. Os sinais de que a coisa estava se tornando muito maior do que imaginavam que poderia vieram cedo, e outro mangá do mesmo autor rapidamente teve seu próprio anime encomendado. No começo desse mês de dezembro foi anunciado para o ano que vem a animação de Mob Psycho 100. Há pouco mais de uma semana, o ilustrador da segunda versão de One Punch Man (que é a que serve de base para o anime) disse que pretende se esforçar para que uma segunda temporada possa ser feita o mais breve possível. E ninguém mais duvida que haverá, sim, uma segunda temporada.

Tá bom Amai Mask, senta lá

Tá bom Amai Mask, senta lá

Mas isso é agora, não é? No começo, apesar do alto investimento e da certeza de sucesso, seria exagero apostar que haveria pressão para uma segunda temporada. Eis que, acredito, os produtores não estava preparados para isso. Acredito que esse episódio final não deveria ser como foi. Talvez a luta contra o Lorde Boros tenha sido encurtada, ou talvez o conteúdo de cerca de metade do episódio fosse outro, enfim, o fato é que era visível a diferença na qualidade da animação depois do meio do episódio. E a animação não foi tudo o que incomodou.

Concordo com o que o Metal Knight diz, só não vi ele praticando nem um pouco dessa tal "manutenção de paz" da qual ele fala até agora

Concordo com o que o Metal Knight diz, só não vi ele praticando nem um pouco dessa tal “manutenção de paz” da qual ele fala até agora

A história também da segunda metade do episódio foi bem estúpida. Não duvido que tenha vindo tudo do mangá, mas convenha: qual o sentido de, no último episódio, no último instante, começar a jogar tantas sementes de enredo? O que o Amai Mask estava fazendo ali, dando bronca em todo mundo? Tá bom, serviu para descobrirmos que ele é um merda, mas isso já havia sido revelado antes, não havia? E se tivesse ficado só por aí eu ainda daria ao anime o benefício da dúvida, mas em seguida o Genos comenta como ele acredita que o Amai Mask teve um passado sofrido. É mesmo? Então o anime não apenas apontou para um futuro conflito com o Amai Mask como também para um possível flashback contando sua história? Para que isso, a essa altura, senão para dizer que vai sim ter continuação?

Tatsumaki irritada com Saitama e Genos

Tatsumaki irritada com Saitama e Genos

E não ficou só nisso! Estabeleceu-se ainda mais dois conflitos: entre o Genos e o Metal Knight, que tem a ver com a natureza e o caráter do misterioso herói classe S que não compareceu à reunião mas, agora sabemos, é um maníaco pelo desenvolvimento de tecnologia bélica, e entre o Saitama e a Tatsumaki. Acho que li comentários de quem lê o mangá dizendo que realmente há um arco (o atual ou um que já tenha acabado, não sei) onde os dois heróis colidem. Tudo isso no último episódio pra quê? Mas tudo bem. Foi uma pena para esse episódio que o tenham sacrificado parcialmente para isso, mas One Punch Man continua sendo um anime excelente. Assisti, gostei e recomendo!

Essa parte pelo menos é engraçada =D

Essa parte pelo menos é engraçada =D

Comentários