No primeiro episódio o Kei descobriu que era um ajin do único jeito que parece ser possível descobrir um ajin: morrendo. E desmorrendo em seguida, para assombro geral e desespero pessoal. Descobriu também que seus colegas de escola eram uns merdas e que o amigo que ele rejeitava era o único amigo de verdade que ele tinha. Quero dizer, não, a impressão que ficou é que ele já sabia que seus colegas eram uns merdas e que o Kaito era o único em quem podia confiar. Não acho que ele confiasse sequer na própria mãe. Talvez na irmã. Ele ligou para o Kaito, o Kaito veio.

E eles fugiram. Nesse segundo episódio continuam em fuga. Praticamente nada mudou, a polícia continua tentando fechar o cerco contra ele, ele não pode confiar em ninguém, a família dele está sendo severamente interrogada, essas coisas. Mas aos poucos o anime revela que os ajins, além de não morrerem (o mais correto seria dizer que o poder deles é ressuscitar, não a imortalidade, mas para todos os efeitos dá no mesmo), têm outras características também. O que exatamente é um ajin? Quais das características do ajin Kei são exclusivas dele e quais são comuns a todos os ajins?

Ainda não sei nem da onde ajins vêm. São outra espécie, uma pessoa-ajin já nasce ajin? Ou seres humanos normais viram ajins? Aliás, serão ajins seres humanos normais, em qualquer sentido que se possa dar à palavra? Se alguém vira ajin, quando vira? Quando morre pela primeira vez ou antes disso? O passado do Kei sugere que ele teve um encontro com um ajin quando ainda era criança. Foi ali que ele virou ajin? Ou aquele era o ajin de outra pessoa? Só existem 3 ajins no Japão, contando com ele, então nesse caso (ele ter visto o ajin-sombra de uma pessoa-ajin) ou foi uma coincidência formidável dois terem se encontrado ou o outro que estava por perto já sabia do Kei naquele momento. O que acho mais provável é que o Kei tenha se tornado um ajin naquele momento, mas aí continua a dúvida: era só uma sombra solta que se ligou a ele naquele momento ou era o ajin-sombra de outra pessoa?

A sombra começou a se formar antes do Kei morrer

A sombra começou a se formar antes do Kei morrer

O relacionamento entre ajin e sombra, como visto nesse episódio, é fascinante e aberto a várias hipóteses. A sombra tem consciência individual ou é apenas uma sombra mesmo? Ela atende os desejos da pessoa ou é apenas a força que os materializa? A sombra do Kei estava repetindo o que ele havia dito porque o ouviu dizer ou porque é apenas uma sombra de uma pessoa? Quais as condições para a materialização de uma sombra, a morte do ajin? Por que na primeira morte nenhuma sombra ficou perseguindo o Kei? A sombra claramente sai de dentro do corpo da pessoa, então não pode ser o caso dela ter ficado por aí passeando e reencontrado ele quando morreu de novo (ele morreu de novo, ou estava apenas sob risco de vida e seu medo invocou a sombra?). Ou será que as sombras caminham livres pela terra e nunca se ligam a uma pessoa em particular, e o poder de uma pessoa-ajin é invocar uma sombra dessas quando precisa?

O grito do ajin é reconhecidamente um poder comum a todos os ajins. E os outros poderes que o Kei demonstrou no episódio, mesmo que não tenha percebido? Será mesmo que não percebeu? São poderes comuns a todos os ajins ou alguns deles são exclusivos do Kei? Porque o agente Tosaka disse para o policial que ajins são inofensivos, a voz pode não ser seu único poder mas é a única coisa com a qual devem se preocupar e ela sozinha não é particularmente nociva. Porém, os demais poderes do Kei se mostraram bastante perigosos. Talvez sejam exclusivos dele? Talvez o Tosaka tenha ocultado esse detalhe mesmo sabendo que pode custar vidas? Talvez ele não espera que um recém-ajin desenvolva esses poderes tão cedo? Bom, ele estaria sendo irresponsável nesse caso porque nada impediria o Kei de já ter morrido e retornado antes e portanto já saber de longa data ser um ajin. Ou o Tosaka sabe de algo mais que garante a ele que essa sem sombra de dúvida é a primeira vez que o Kei morreu?

A garota sequestrada que fugiu graças à confusão do Kei, e viu que ele é um ajin

A garota sequestrada que fugiu graças à confusão do Kei, e viu que ele é um ajin

E puxa vida, três parágrafos seguidos de perguntas! Isso deve ser um tipo de recorde mundial, não deve? Ops, mais uma pergunta, escapou, prometo não fazer desse quarto parágrafo mais um só com perguntas. Mas é isso o que resume o meu interesse por Ajin: curiosidade. Tem bastante coisa acontecendo e muita informação incompleta e eu quero saber de tudo! Um detalhe divertido: a animação de encerramento do anime praticamente revela todos os eventos chave da história! Nenhum mistério, não responde nenhum “como?”, nenhum “por quê?”, que são as coisas mais importantes do anime, mas resume “o quê” vai acontecer em linhas gerais. Preste atenção! E seria interessante se a garota sequestrada que escapou nesse episódio tivesse mais participação no futuro. Sei lá, podia ser algo do tipo “você é um ajin e morro de medo de você, mas mesmo sem querer você me salvou, te devo uma, vou te ajudar”.

Ajins são bem legais

Ajins são bem legais

  1. Ajin é interessante, me deixa curioso sobre o que vai acontecer. Entretanto, voltando ao assunto, considero a hipótese que inicialmente a sombra não se ligou a ele, ela já estava ligada. Mas também é possível que elas apenas vagam por aí, dentro da consciência de cada pessoa existente, esperando que por algum motivo em particular sejam invocadas para a realidade. Embora eu não saiba se as pessoas nascem com “isso” ou que Kei foi “escolhido”. Na verdade, o que quero mais saber é o que realmente é um Ajin, assim explicaria muita coisa do que pensamos e talvez até além, hehe. Bom, Ajin ainda tem muitos mistérios, esse é apenas um dentre eles.

    Aliás, ótimo site. 😉

Discussão