Olá! Aqui estou eu outra vez, Tamao-chan, e venho com mais um artigo sobre Sangatsu no Lion! Estou com ele atrasado, mas talvez eu arranje um tempo esta semana mesmo para deixar tudo em ordem.

Bom, mas o importante aqui é o episódio oito! Vimos que Kiriyama estava ensinando as meninas de maneira muito mecânica como jogar Shogi, então o seu “melhor amigo”, Nikaidou, foi ajudar! Mas não foi qualquer ajuda que ele ofereceu, e sim um livro ilustrado por ele mesmo, explicando todo o jogo e com as peças dele ilustradas como se fossem gatinhos! E, mais à frente, temos a aparição da “irmã” mais velha do Kiriyama. Quais são as reais intenções dela?

Bom, e voltamos para a explicação do jogo de Shogi! Teve um post em que coloquei os CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE SHOGI, que espero ter ajudado também! Além disso, o Nikaidou dá explicações excelentes sobre cada peça do jogo. Os movimentos, o estilo das peças, a mania que cada uma tem… e tudo com design de gatinhos! E não tem editora e nem registro de preço, pois foi o próprio “melhor amigo” do Rei quem desenhou! Todos ficaram impressionados com aquilo, e tiveram mais curiosidade em adentrar no mundo do Shogi!

Além disso, a aparição da “irmã” do Kiriyama trouxe um choque enorme para ele. Nem ela mesma sabia o motivo de ter ido até o apartamento dele, e ainda descobrimos mais sobre o relacionamento amoroso que ela tem com um rapaz violento. Dependendo dos sentimentos que tinha, com certeza ela fugiu desse homem e decidiu ver o seu irmãozinho, o qual tinha uma relação bem estranha, parecendo de amor e ódio. Além do mais, ela tem mania de se intrometer em tudo o que o Rei faz, e não o deixa direito a resposta, assim como era antigamente.


DETALHES QUENTÍSSIMOS E FOFÍSSIMOS SOBRE SHOGI

E a gente viu como o Shogi pode ser menos complicado quando bem explicado! O livro ilustrado do Nikaidou foi uma mão na roda para as meninas, e até entusiasmou Akari a aprender a jogar também(eu achei que ela ia ficar mais louca quando soube que o livro era dele, mas acho que a autora quis pular essa parte e seguir em frente lol). Além disso, as músicas do jogo que mostrou no final do episódio anterior e no meio deste ajudam um pouco a entender o sistema e como cada peça se move, embora a tradução não esteja comigo ainda.

Então, vamos apresentar cada peça e a movimentação que elas fazem!

Primeira peça: PEÃO. O peão é aquela peça que só se move para frente. Parece ser inútil, mas pode vir a ser usado em momentos cruciais do jogo.

sangatsu

Segunda peça: LANÇA. A lança é uma peça que se move para frente. E vale a pena destacar que só se move quando a casa está livre.

sangatsu1

Terceira peça: CAVALO. O cavalo possui os seguintes movimentos: primeiro frontal, e depois diagonal, sendo para a esquerda, ou para a direita. Ela pode pular por cima de peças do adversário ou das suas, e só podem parar na casa que estiver vazia.

sangatsu2

Quarta peça: GENERAL DE PRATA. O General de Prata tem cinco movimentos possíveis: uma casa para frente(assim como o peão), ou então nas diagonais, tanto na frente, quando atrás. São movimentos estratégicos que podem ajudar a proteger o Rei.

sangatsu3

Quinta peça: GENERAL DE OURO. O General de Ouro sim protege diretamente o Rei! Tem mais movimentações que o de Prata, porém não pode se mover na diagonal para trás. Seus movimentos são: diagonais para frente, uma casa para frente, nas verticais e uma casa para trás.

sangatsu4

Sexta peça: TORRE. A Torre é uma peça que só anda na horizontal e na vertical, mas as casas precisam estar livres.

sangatsu5

Sétima peça: BISPO. O Bispo é aquela peça que pode andar em qualquer lado para a diagonal. Mas apenas nas diagonais, e as casas precisam estar livres.

sangatsu6

E a última peça cuja qual o jogo não pode ficar sem é o REI! Ele pode se mover para qualquer direção… mas é claro! É porque ele é um Rei! Mas cuidado! Sem ele, o jogo acaba!

sangatsu7

E também foi explicado mais ou menos sobre a promoção. Que nem eu disse no post do episódio 2 a 4, a peça precisa chegar no território inimigo, mas nas últimas três casas. A quantidade de movimentos aumenta(lembrando que apenas o Rei e o General de Ouro não promovem). O Peão, a Lança, o Cavalo e o General de Prata passam a ter os mesmos movimentos que o General de Ouro, o Bispo passa a ter movimentos nas verticais e horizontais, e a Torre passar a ter movimentos para as diagonais.

sangatsu8

Assim fica mais fácil de aprender, não acham? HUISDFHSUI

—————————————————————————————————————————————–

Bom, espero que tenham gostado do post (atrasado) sobre Sangatsu no Lion! Resolvi fazer este separado dos outros dois episódios para ter uma exploração melhor sobre o jogo, e talvez estimulem as pessoas a jogar também! Até a próxima, pessoal!

  1. O episódio mostrou claramente à paixão infecciosa de Nikaidou pelo Shogi ao explicar o jogo, que é muito complexo, de forma bem simples. Acredito que sua explicação “não séria”, diferente de Kiriyama, deixe à explicação mais simples e fácil de entender, tanto que suponho que muita gente resolveu jogar Shogi depois do episódio.

    Além disso, penso que, mesmo que Kyouko aparente ser uma pessoa desagradável, seu comportamento quando em companhia com Kiriyama é inconstante, às vezes parecendo se preocupar com ele ou atingi-lo psicologicamente. De qualquer forma, é interessante vê-la.

    Fora isto, ótimo post.

    • Olá! Primeiro comentário que eu consigo responder! Tenho andado bem ocupada ultimamente! UDSFHSU
      Concordo que muitas pessoas tomaram gosto por shogi depois deste episódio. No mangá também tem as mesmas explicações, mas no anime vemos com mais impacto.
      E esse tipo de explicação dele atraiu as meninas de uma forma que todos ficaram felizes.
      E sobre a Kyouko, não é que eu tenha antipatia com ela, mas não é uma das minhas personagens preferidas. Ela ainda tem muitos segredos a revelar, e acredito que está sendo muito bem explorada no anime.
      Obrigada pelo comentário! 😀

  2. Este episódio foi muito bom, como já é de praxe com este anime. Gostei da parte em que o Rei e o seu amigo ensinam as irmãs a jogar shogi, principalmente aquele que se auto intitula melhor amigo do Rei.
    Quanto à aparição da irmã adoptiva do Rei, sinceramente ela como ser humano deve ser um lixo, a maneira como ela pressiona emocionalmente o Rei é anormal para quem é uma irmã, ela simplesmente deve ter sido muito mimada antes de Rei ter aparecido, ela simplesmente adora fazer bullyng com o Rei, eu nem sei como ele se contem com tamanha provocação. Obrigado pela explicação básica sobre o Shogi, eu quando vi isso neste episódio, pensei para mim mesmo que para um jogo de tabuleiro, o shogi é bem complexo, eu dificilmente conseguiria jogar este jogo, eu sei jogar um pouco de xadrez, mas as damas é que é a minha especialidade.
    Como sempre mais um excelente artigo de Sangatsu Tamao-chan.

Comentários