Ao longo de três meses comentando esse anime, eu percebi que assisti-lo é como ler um diário de uma garota. A cada episódio eu e os demais espectadores dessa animação acompanhávamos o dia a dia da Hinako (protagonista) e de suas amigas. Consequentemente, com o passar do tempo aprendemos mais sobre as personagens, desde suas personalidades até seus sonhos.

A rena chamou mais atenção do que as Hinako e a Mayuki

Embora esse anime não seja memorável, ele não chega a ser ruim. Foi divertido comentar a história de uma garota tímida, ingênua e fofa que foi embora do campo para a cidade grande para realizar seus sonhos. Sentirei falta das personagens e de suas respectivas características (algumas são bem peculiares).

O episódio 12 de Hinako Note não passou a sensação de final de temporada, sendo apenas um episódio qualquer. Entretanto, para dar aquele “ar” de término, a produção colocou no fim do episódio cenas do cotidiano acompanhadas da música de encerramento do anime.

Nos dois últimos episódios aconteceram eventos típicos que não podem faltar em animes do gênero Slice of Life, que são as festas de final de ano (episódio 11) e o dia dos namorados (episódio 12). Como de costume, a comédia sutil e o fanservice marcaram presença.

No episódio 11 a Chiaki recebeu foco, tornando possível conhecer um pouco mais sobre a personagem. Foi engraçada a tentativa da Hinako em puxar assunto com ela. Tal situação já aconteceu com muitas pessoas, afinal não é fácil tentar puxar assunto com alguém que não temos muita intimidade, principalmente quando quem está tentando iniciar a conversa é alguém tímido.

Embora a Hinako conviva com a Chiaki, ela não tem muita intimidade com a amiga ao ponto de saber tudo sobre ela. A única coisa que a Hinako e o público sabiam é que a Chiaki ama teatro mais que tudo na vida. Através do olhar da garota-espantalho podemos perceber que a Chiaki é como se fosse uma irmã mais velha, que sempre é paciente e está disposta a ajudar, e não é à toa que ela é popular com as crianças, pois a mesma passa uma impressão de uma pessoa responsável, confiável e afável. Sua voz doce e mansa reforça tudo isso que eu disse.

Esse mal-entendido em que a Hinako acha que Mayuki está preparando um poção do mal foi engraçado

Já o episódio 12 tem como destaque a visita das personagens ao teatro no qual elas sonham em se apresentar. Agora elas estão indo como espectadoras, mas quem sabe um dia serão elas que estarão sobre os holofotes sendo admiradas pela plateia.

Pode ser clichê o que eu irei escrever agora, mas a afirmação de que Hinako Note é mais do mesmo, só que bem executado, é correta. Esse anime usa bem os recursos que habitualmente usados nesse tipo de anime (clichês) entregando uma obra divertida para quem está acostumado a esse tipo de obra.

Uma das coisas interessantes do anime é que o traço dos personagens se “adapta” de acordo com as circunstâncias. Por exemplo, em uma cena de fanservice o corpo das personagens são valorizados para reforçar o apelo erótico. Em outras situações as personagens estão pequenas (desenhadas em estilo SD) com a finalidade de gerar um efeito cômico.

Dos artigos que eu comento neste blog (Hinako Note, Sakura Quest e Grimoire of Zero) esse é o que eu mais me divirto comentando. Muito obrigado a todos que me acompanharam por essa temporada (ou que leram pelo menos um artigo), e até a próxima!

Nota: Eu escolhi dois métodos para dar a minha nota para esse anime: o primeiro consiste na média das estrelas que eu dei em cada episódio, já o segundo consiste numa nota pessoal que vai de 0 a 10.

Nota final 1: 3,5/5 estrelas

Nota final 2: 7/10

  1. Foi ótimo acompanhar esse anime semanalmente,me diverti bastante.Ainda acho que ele poderia ter sido bem melhor,mas ainda assim me agradou.O que mais me incomodou foi o fanservice e o fato de que a história poderia ter focado em coisas mais interessantes em vez de ficar só mostrando a vida das meninas em alguns episódios,poderiam ter focado mais na história dos personagens:A fobia social da hinako foi muito mal trabalhada,não ficamos sabendo porque a mayuki tem medo de palco e etc .Enfim,acredito que o maior ponto positivo seja as personagens e suas personalidades gostei muito delas .Dou a mesma nota que você:7 de 10.

    • Primeiramente quero agradecer a sua participação comentando os artigos desse anime.
      Concordo com o que você escreveu, pois o tempo que foi gasto com fanservice poderia ser usado para abordar coisas mais interessantes.

Comentários