Para um anime que enrolava com bastante coisa, The Reflection me surpreendeu com todos os assuntos explicados neste episódio. Estamos começando a descobrir as origens de personagens importantes, dar mais camadas a eles e, possivelmente, já encaminhar para algum tipo de conclusão.

O episódio não começou exatamente como o último terminou, mas essa introdução foi importante para a trama. Uma personagem que antes era vista unicamente como vilã, Steel Ruler (ou Mulher de Ferro), teve sua história de origem introduzida muito bem, seguindo a linha dos animes para ficarmos com pena do vilões. É interessante como ela, quando criança era representada de forma colorida, enquanto todos na cidade eram cinzas. Já na sua vida adulta, antes de se tornar uma refletida, passou a ser representada de forma cinza.

Poético, mas errado

Algo que foi muito citado é o conceito de escuridão, que eu ainda não entendi se é apenas no sentido metafórico da palavra. O que sabemos é que Eleanor parece ser a chave para o plano de Wraith, ou pelo menos importante o suficiente para ser trocada pelos outros refletidos. Em algum artigo anterior eu havia citado que o poder dela pode ser o motivo para essa importância da personagem, mas agora também pensei em outra razão.

Depois de ver a triste história de Steel Ruler, acredito que a própria origem de Eleanor pode ter relação com o plano de Wraith. Se lembrarmos nos primeiros episódios, a protagonista diz que sempre vivia fugindo e não mostrou nenhum tipo de laço familiar, então ela pode ter algum segredo, como um poder adormecido, ou seus pais estarem envolvidos de alguma forma com o evento misterioso que deu poderes às pessoas. Talvez podemos cair em algum clichê onde o vilão é o pai da protagonista ou matou os pais dela.

E como estamos falando de histórias de origem, outra que foi revelada é a de X-On, que até então era um dos personagens mais misteriosos da trama. Agora sabemos que ele é o único sobrevivente de um acidente de laboratório, o que justifica o fato dele usar uma máscara cobrindo o rosto para esconder sua aparência desfigurada. Isso é bastante comum em quadrinhos, como Spawn, Rorschach (Watchmen) e até Deadpool.

Como esse acidente aconteceu há 20 anos atrás, não acredito que ele tenha uma ligação direta com o Reflection, que aconteceu há 3 anos atrás. Por outro lado, tanto o detetive com a marca no rosto quanto a “SHIELD” sabiam disso, então não podemos descartar a hipótese.

Pra falar a verdade, estou cada vez mais desconfiado que algum cientista maluco criou esse Reflection. Ele pode ter feito experimentos com pessoas mas, há 3 anos atrás, isso saiu de controle, afetando toda cidade. No começo da série eu até tinha a hipótese disso ter alguma ligação com alienígenas, mas agora isso parece bem idiota.

Já que eu citei a SHIELD, precisamos falar sobre a cena da Eleanor com a líder da organização. Estas pessoas estavam sumidas há um bom tempo e resolveram aparecer agora só pra dizer que “estavam observando o tempo todo”. Eu acho que a presença deles destoa um pouco do restante do anime, principalmente pela pouca importância que eles têm. Assim como a SHIELD no universo da Marvel, eles poderiam estar muito mais envolvidos nisso, mas até agora não foram tão bem introduzidos quanto eu gostaria.

Perfeito. Vai ser SHIELD

Eles apareceram para revelar quem era X-On, mas a forma como isso aconteceu foi muito ridícula. Eleanor simplesmente abriu os dados em um computador de uma organização governamental sem que ninguém fizesse nada para impedí-la. Parece até que foi algo planejado, e espero que seja mesmo, pois a justificativa pelo que aconteceu ficaria melhor, como se eles quisessem que ela descobrisse isso.

Neste episódio também tivemos um personagem que apareceu completamente diferente do que era antes, tanto nas atitudes quanto no visual. Sim, estou falando de I-Guy, que nem deve mais usar esse nome. Ele não está mais fazendo seus shows no céu e nem trazendo sua música tema. Essa mudança drástica está relacionada a Wraith, que apareceu para ele no último episódio e deve ter influenciado suas atitudes através de algum ponto fraco psicológico.

Nunca pensei que diria isso, mas saudades do Sky Show

Por fim, Eleanor está se tornando mais rebelde e deixando de seguir tudo que X-On a aconselha, inclusive, a relação entre os dois não está muito boa. Por esse e outros motivos, acredito que ela vá aceitar a proposta de Steel Ruler e trocar ela pelos outros refletidos. Essa vai ser uma decisão importante para trama, até porque já estamos encaminhando para o fim e mais perto de descobrir o porquê da personagem ser tão importante para Wraith. O anime está conseguindo me deixar bem curioso em relação a isso.

Tá aí outra coisa que está me deixando curioso

EXCELSIOR!

Comentários