Bom dia!

Um episódio tranquilo, tentativas de assassinato à parte. Foram formalmente apresentadas as novas garotas mágicas, o paradeiro da Sarina, das varinhas mágicas, e por enquanto nada concreto para um plano para capturar um Administrador.

A melhor cena do episódio sem dúvida foi a Nijimin perdendo completamente a compostura e tentando matar a Rina assim que a peituda sem noção entrou na sala de aula. Qual foi a melhor parte: a Nijimin subindo na carteira na frente de todo mundo? A Tsuyuno voando em cima dela? A Aya tirando sua varinha-calcinha? Os garotos da classe indo à loucura? A cara de confusa da Rina o tempo todo?

Olha a cara de satisfação da Aya

Foi digno de um anime trash. Entre cenas de violência e pesadelo e cenas sérias de desenvolvimento de personagens ou avanço do enredo, Mahou Shoujo Site sempre teve esses exageros tragicômicos. A dupla personalidade da Nijimin e o mau-caratismo assumido da Rina são o pináculo do anime nesse aspecto. Que as duas sejam inimigas e que tenham se enfrentado nesse episódio só deixa as coisas ainda mais exageradas. Bom, para ser razoável, por enquanto o conflito é unilateral: é a Nijimin que odeia a Rina e que quer matá-la. A Rina nem sabia ainda por quê. Confesso que esperava ter visto ela descobrir e responder estilo “Para mim foi terça-feira” (Bison, Street Fighter [1994]). Eu teria rachado de rir e a Nijimin iria explodir de fúria. Mas ok, já passou.

No final elas vão ter que trabalhar juntas de qualquer jeito. Ou vão ter que tentar trabalhar juntas. Tenho certeza que a Nijimin ainda não está convencida, porém, mas talvez ela possa seguir o exemplo da outra equipe de garotas mágicas? Duas delas se odeiam abertamente e aposto que adorariam matar uma a outra, mas por enquanto pelo menos estão trabalhando juntas. Qual papel cada uma vai ter ainda está para se descobrir, mas talvez o “papel” delas seja servir de exemplo do que podemos esperar e … morrer. Alguém precisa morrer, né? É assim que uma história como Mahou Shoujo Site mantém seu nível. Matar anônimos pode ter bastado no episódio anterior, mas agora a pressão volta a crescer.

Nijimin e Sarina deviam seguir o exemplo inspirador dessas duas

E a Sarina? Ela está com pelo menos parte das varinhas que Aya e Tsuyuno tinham. Não está disposta a ser apenas um peão da Nana, mas o que ela pode fazer? O que ela pretende fazer? Mais uma vez, as novas garotas mágicas podem servir de exemplo: ela pode se “unir ao time” mesmo que na verdade queira matar todo mundo. É uma questão estratégica. Se ela perceber que sua vida está em risco caso não trabalhe em equipe (e caso ela goste muito de estar viva), é possível que de alguma forma, mesmo que oblíqua, acabe se aliando a elas. E se você me perguntar, não acho que a Nana esteja fazendo um bom trabalho conquistando a confiança da Sarina. Eu sei o que Maquiavel disse: é melhor ser temido do que ser amado. Mas aí que entra O Grande Segredo Que Os Administradores Não Querem Que As Garotas Mágicas Saibam™: todas as garotas mágicas vão morrer. Morrer agora traindo a Nana ou morrer um pouco mais tarde obedecendo ela?

Sarina está sumida no mundo, pensando o que deve fazer

Ou a terceira opção: se rebelar para tentar sobreviver, mesmo que para isso precise se aliar com gente que você preferiria morta. Kiyoharu (a transgênero com poderes mentais) e Mikari (e riquinha mimada com uma vassoura voadora super-veloz) fizeram essa escolha. Aliás, vamos combinar: os poderes do novo time de garotas mágicas são bem menos impressionantes que os da “equipe principal”, não são?

Ok, o poder da Kiyoharu é impressionante. Mas pouco útil por si só. Ela lê mentes e se comunica telepaticamente. Mas no que isso é útil em batalha? Se ela estiver sozinha? Fiquei sob a impressão que sua habilidade de ler mentes depende de estar tocando na pessoa (por isso ela fez questão de “cumprimentar” todo mundo), então não é como se pudesse usar isso para prever os movimentos do adversário. O poder da Kosame, curar, também é incrível, mas ela precisa se cortar e derramar o próprio sangue para isso. Todas as demais têm poderes bem mais ordinários.

Mikari tem uma vassoura voadora, como eu já disse. Que é super rápida. Quem liga. Takiguchi tem um colar que aumenta todos os seus atributos físicos, então ela também pode ser super rápida. De novo: Quem liga? E a Ringa tem uma espada que corta qualquer coisa. A Sarina também, só que no caso dela é um ioiô, e com alcance aparentemente muito maior. Quem é que está em vantagem? Enquanto isso, além da Sarina, a Aya tem uma pistola de teleporte, a Tsuyuno para o tempo, a Nijimin dá ordens absolutas que não podem ser desobedecidas, e a Rina tinha uma coleção de varinhas com poderes sortidos – incluindo uma lapiseira que cria um campo de força intransponível mesmo por magia.

Kosame, aquela que você já conhece

Enfim, esse episódio serviu para colocar as cartas na mesa. A Sarina está com várias varinhas, a Rina foi morar na casa da Aya também, já conhecemos todas as garotas mágicas desse novo arco, e, por último mas não menos importante, tem algo que a Tsuyuno está escondendo da Aya que a Kiyoharu descobriu e achou importante contar, e foi capaz de levar a protagonista aos prantos. Não vou especular sobre o que possa ser, apenas espero que seja algo ao mesmo tempo relevante para a história, que seja importante sabermos desde já, mas que não se possa ainda dizer do que exatamente se trata. Se querem fazer suspense, que façam direito.

  1. Interessante a sua análise. Antes do anime ter lançado eu já acompanhava o manga e posso dizer que o mesmo é de nível mediano. Acredito pessoalmente, que Mahou Shoujo Site é aquele tipo de entretenimento que funciona melhor no manga, devido a suas mutilações, agressões e tudo mais.
    Não estou acompanhando o anime no momento, mas do jeito que estão adaptando talvez acabe em final filler. Se interessar pela história, aconselho o manga (apesar do mesmo, ser bem mediano).

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      O anime está fazendo um trabalho fantástico, digno de uma produção de primeira linha, não de algo apenas mediano. É a diferença que boa direção e boa produção podem fazer. Claro que com uma história horrível não se chega muito longe, mas com uma história pelo menos mediana e um tema interessante dá para ir bem longe. Acho que é esse o caso de Mahou Shoujo Site, e estou bastante empolgado por acompanhar esse anime nessa temporada. É um dos meus favoritos!

      De todo modo, li por aí de quem conhece o mangá que parece que o anime está sim armando um final original. Não tenho nada contra, se for um bom final até prefiro que o anime me dê um encerramento digno do que um final em aberto para uma nova temporada que provavelmente nunca virá. E até agora não tenho motivo nenhum para não acreditar que Mahou Shoujo Site não vá me entregar uma boa história.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!! =)

Discussão