Bom dia!

O gênero dark mahou shoujo está em evidência desde Madoka Magica, embora seja mais antigo do que ele. De certo modo, ele é um retorno a um passado muito mais antigo que os próprios animes.

Sem me aprofundar muito, porque o tema é extenso, o fato é que em dado momento a bruxa, no ocidente, se tornou uma existência maligna, indesejável. Supostamente traria infortúnio para todos a sua volta e sua alma estaria condenada aos infernos tão logo morresse (ou já teria sido para lá carregada ainda em vida).

Alguns séculos e vários inocentes queimados ou de alguma outra forma mortos depois, surge a bruxa simpática na ficção. Como explico no artigo sobre o gênero garotas mágicas que escrevi, foi uma dessas bruxas simpáticas, mais especificamente A Feiticeira, o seriado americano, que deu inspiração para o nascimento do gênero no Japão.

Essas garotas mágicas seriam, como Samantha, mulheres em quase tudo normais que só querem levar uma vida comum e usam sua magia para o bem, frequentemente em combates contra o mal. O modelo existe até hoje, com muito sucesso, e as quase sempre jovens usuárias de magia só têm a ganhar com o arranjo.

Exceto quando não tem. Aí entra a garota mágica dark. Mahou Shoujo Site é uma história desse tipo.

Em algumas histórias, como a própria Feiticeira, ou animes como Serviço de Entregas da Kiki e Flying Witch, bruxas são uma linhagem. Filhas de bruxas são bruxas. Outras, como Irozuku Sekai no Ashita kara e Little Witch Academia, parecem seguir uma fórmula que se tornou muito famosa com Harry Potter: filhos de bruxos normalmente são bruxos, filhos de não bruxos normalmente não são, mas todos somos humanos e um bruxo pode nascer entre não bruxos e vice-versa. Mas essa origem genética do poder mágico está longe de ser o caso comum.

Bruxas, ou melhor, a partir de agora irei falar garotas mágicas mesmo, enfim, garotas mágicas em dado momento da vida escolhem ser garotas mágicas. Na maioria das vezes, são abordadas por uma pessoa ou criatura que faz a oferta, ou o pedido mesmo, caso precisem delas para lutar contra o mal. Mesmo as que estão destinadas a isso, como Sailor Moon, fazem uma escolha consciente.

A versão dark disso é quando a garota mágica é enganada por promessas falsas de heroísmo galante, ou tem omitidas informações importantes sobre os verdadeiros perigos que irá enfrentar, ou não sabe o que está dando em troca do poder mágico. Em qualquer caso, uma versão moe de um pacto com o demônio. Nessa linha, Madoka Magica é quase uma versão em anime do Fausto de Goethe.

 

A cara do Mahou Shoujo Site

 

Mahou Shoujo Site oferece a suas garotas mágicas um pacto faustiano também. A diferença, que no começo parece apenas idiossincrasia mas se justifica ao longo da história, é que as garotas aqui já viviam em seus infernos particulares antes de se tornarem mágicas, e elas foram especialmente escolhidas por isso.

A protagonista, Aya Asagiri, é uma garota patologicamente introvertida, incapaz de sustentar uma conversa banal com outras garotas da sua idade. Sofre bullying violento na escola e é alvo de violência doméstica em casa. Seu único alívio na vida é cuidar de um filhote de gato que encontrou na rua a caminho de casa, mas é claro que ela não pode levá-lo para casa também. E é claro que isso dura pouco.

Não vou dizer como, porque a imagem mental ainda me assombra, mas digamos que a maldade humana não tem limites, e uma das garotas que maltratam Aya na escola usa o gato para torturá-la psicologicamente e fazê-la sofrer ainda mais.

É em meio a todo esse sofrimento que ela recebe a oferta muito suspeita do Mahou Shoujo Site, que empresta seu título ao anime, e vem a ser justamente um site que só aparece para garotas escolhidas para receberem um artefato mágico e se tornarem garotas mágicas. Aya recebe uma pistola, e não sabe o que ela faz nem quer descobrir, mas suas bullies garantem que ela eventualmente seja forçada a usá-la e descubra para que serve: seu artefato é uma pistola que teleporta pessoas para qualquer lugar que a usuária quiser.

O pacto é assinado a sangue.

 

Os dois valentões que Aya mata sem querer

 

A líder das bullies é Sarina, que mais tarde na história se torna uma garota mágica também, para desespero de Aya. Ela é uma garota perspicaz demais para a própria idade e não gosta das convenções sociais que permitem a uns abusarem de outros apenas por sua posição social, idade ou senioridade.

Ela se torna amarga, usa sua lábia para escapar e ajudar outras a escaparem de armadilhas em situações sociais de abuso de poder, acredita que as pessoas devam se sobressair apenas com sua própria força ou inteligência, e rejeita toda moral como parte da sociedade que ela considera hipócrita.

Sarina é capaz de se apiedar de outras pessoas em situação de abuso, mas considera falha de caráter se submeter ao abuso de novo e de novo sem demonstrar qualquer sinal de revolta. A fraqueza de Aya, incapaz de operar em sociedade, a irrita, e é aí que a vida da protagonista, que já era um inferno em casa, se torna um inferno na escola também.

 

Sarina é uma valentona implacável

 

Mesmo depois de ganhar seus poderes e os experimentar, com resultados trágicos para uma das bullies e um valentão mais velho que tentavam estuprá-la, Aya continua fraca e indecisa. E agora ainda carrega o trauma de ter matado duas pessoas, mesmo que sem querer. Nessa circunstância, ela volta a se tornar alvo de Sarina, que vem cobrar satisfações.

Entra em cena Tsuyuno Yatsumura, uma garota mágica cujo artefato é um aparelho celular capaz de parar o tempo. Ela o usa para salvar Aya no instante em que ela estava para ser gravemente ferida por Sarina, que estava com um estilete enfiado na boca da garota, pronta para cortar-lhe a bochecha. Tsuyuno arranja para que Sarina corte o próprio pescoço ao invés, não fundo o bastante para morrer, porém.

Foi a primeira vez que Aya se sentiu sendo salva por uma “heroína”. O interesse da Tsuyuno tinha pouco a ver com heroísmo e tudo a ver com o poder de Aya, mas mesmo assim naquele momento a protagonista conseguiu confiar de verdade em alguém provavelmente pela primeira vez em muitos anos.

O que a Tsuyuno não sabia é que ela também precisava desesperadamente de alguém em quem confiar. Ela vivia até então uma vida bastante simples e com um objetivo único – e terrível: vingar-se do homem que matou sua família. E com “vingar-se” não entenda “matar”, mas sim “torturar pelo máximo de tempo possível”. Ela é, e sabe que é, uma pessoa cujo coração foi devastado pelas trevas.

Aya, que sentia remorso por ter matado sem querer duas pessoas perversas que já haviam feito muito mal a ela e naquele momento a encurralavam, sobrepujavam fisicamente e ameaçavam cometer ainda outra barbaridade hedionda com ela, é o oposto de Tsuyuno. Alguém que convive com as trevas diariamente mas é imune a elas.

Aya é inocente demais e lhe faltam habilidades sociais. Tsuyuno é cínica demais e lhe falta empatia. As duas são solitárias. Uma irá salvar a outra episódio depois de episódio em Mahou Shoujo Site.

 

Tsuyuno e Aya aprendem aos poucos uma sobre a outra

 

Outras personagens importantes são Rina, garota mágica que caça outras garotas mágicas para matar-lhes e roubar seus artefatos, e Nijimin, garota mágica cujo artefato mágico é uma calcinha que faz qualquer um obedecer incondicionalmente ao que ela ordenar. As duas são antagonistas no primeiro ato do anime e se tornam aliadas no segundo, quando outras garotas mágicas aparecem e mais sobre o mundo é revelado. Todas elas se unem contra as Administradoras, as criaturas misteriosas por trás do Mahou Shoujo Site e que distribuem os artefatos para garotas escolhidas.

Também o irmão mais velho da Aya tem papel fundamental na história.

Como escrito acima, Aya é vítima de violência doméstica em casa, além de sofrer bullying na escola. De fato, ela é vítima de violência doméstica há mais tempo, e esse é o motivo de ter se tornado tão retraída socialmente, o que por fim a levou a ser um alvo perfeito para bullying. O agressor da Aya é Kaname Asagiri, seu próprio irmão.

 

Kaname é um sociopata narcisista perigoso

 

Quase todos os dias ele visita o quarto da irmã à noite apenas para espancá-la e, assim, descontar as suas próprias frustrações nela. A ideia de que a violência é uma corrente se completa quando descobre-se que o próprio Kaname é vítima de seu pai, que o espanca para que seja sempre um aluno modelo e perfeito em tudo.

Como consequência, Kaname cresce com o ego inflado, acreditando que é mesmo não só um aluno modelo, mas um ser humano modelo, uma pessoa acima de todas as outras pessoas, uma existência que não pode ser sequer almejada por outros, pois incapazes, e é merecedor de elogios e idolatria.

Provavelmente ele era só uma criança que, cobrado pelo pai, gostaria de escutar de vez em quando um elogio pelos seus esforços e resultados, mas eles nunca vieram.

O pai espancava Kaname que espancava Aya, que se tornou reclusa por causa disso, e daí consequentemente vítima de bullying também. Essa é mais ou menos a história de todas as garotas mágicas que têm suas histórias reveladas em Mahou Shoujo Site. Algumas mais trágicas do que outras, o fato é que elas sofriam e, antes ou depois de obter seus poderes, passam a querer fazer outros sofrerem também, de uma forma ou de outra. É uma batata quente que ninguém quer segurar e todo mundo acaba queimado.

Exceto Aya. Como exposto acima, ela não guarda rancor de ninguém, nunca, em nenhuma situação. Ela é o último elo da corrente.

 

Aya é a única nesse mundo quebrado a não estar acorrentada ao ressentimento e ao rancor

 

Para quê tanto desespero? Mahou Shoujo Site só quer chocar com histórias trágicas e algumas cenas de violência gráfica? Não é o caso. Há nuances o suficiente para entender que, enquanto exageradas, as situações dessas garotas ainda assim remetem a situações verossímeis, reais. E metaforicamente podem representar qualquer tipo de dor ou sofrimento, mesmo as menores. O único critério é que seja um sofrimento contínuo, um mal-estar crônico com sua posição na sociedade acompanhado por uma sensação de impotência.

No anime, o grande plano das Administradoras, e vou escrever aqui bem por cima para não dar spoiler desnecessário para quem ainda não assistiu (ou leu o mangá), é exatamente dar o troco. O mundo é cruel com as garotas, então elas obterão poder através da magia para fazer chover a fúria dos justos sobre o mundo.

O problema dessa solução é que em escala suficientemente grande ela se torna imediatamente desumana. As garotas obtém poderes para descontar suas próprias raivas e frustrações, mas ao fazer isso só estão retroalimentando o problema, e essa é exatamente a intenção das Administradoras – que não percebem, talvez por terem deixado de ser humanas, que seu grande plano também sofre da exata mesma falha.

 

Um caminho de dor e sofrimento

 

É preciso romper a corrente. E é aí que entra a Aya e seu desenvolvimento ao longo do anime leva a catarse final em que ela, junto com Tsuyuno, jura destruir o sistema.

Todos os males do mundo, inclusive o Mahou Shoujo Site, continuam existindo. Mas Aya e Tsuyuno se tornaram fortes o bastante para enfrentá-los e não foi graças aos seus artefatos mágicos, que são no final das contas apenas ferramentas, mas sim graças a sua amizade, que as permitiram desenvolver uma determinação inquebrantável para romper todas as correntes do mal e da violência.

 

Tsuyuno e Aya encontraram juntas a esperança

 

Comentários