A liberdade é um direito previsto em lei, mas as pessoas lutam por ela até hoje. E a sua privação, por que ocorre? Porque há quem transgrida as exceções existentes.

Mas também existem injustiças e há certos casos em que o aprisionamento não é exatamente injusto, mas é feito de forma inadequada e em ambos cenários a pessoa pode tentar a fuga ainda que não pareça possível.

O tema dessa lista é justamente esse, a fuga da prisão, tentativa de reencontro do ser humano com um de seus direitos mais básicos que dando certo ou não sempre rende histórias interessantes na ficção. E vamos a lista!

 

Deadman Wonderland

Deadman Wonderland

Uma prisão não tão diferente de tudo que se conhece: privada, cheia de detentos perigosos, à mercê da barbárie. Um verdadeiro circo de horrores. Essa é a Deadman Wonderland!

Ganta é um estudante normal até ser acusado por um massacre que não cometeu. Ele é condenado e vai parar na Deadman Wonderland, onde encontra Shiro, sua suposta amiga de infância, e começa a desvendar os segredos da prisão ao passo em que se aproxima do verdadeiro assassino e da verdade sobre os poderes que a ele foram dados.

Deadman Wonderland mistura horror e ação, e se gosta de ação talvez goste da próxima indicação também.

 

Riki-Oh: Toukatsu Jigoku

Riki-Oh: Toukatsu Jigoku

Toukatsu Jigoku, A Muralha do Inferno, é um arco do mangá de artes marciais oitentista Riki-Oh, e em sua adaptação para OVA vemos o protagonista que dá título à obra ser encarcerado por ter quebrado a cara de um chefe do crime.

Na prisão, Riki-Oh combate o mal que há lá dentro e salva o dia mais uma vez, como o herói super-másculo de poucas palavras e golpes certeiros que é. O OVA tem todos os traços característicos dos anos 1980 e, assim como a indicação seguinte, não foi uma série de TV, mas uma joia que deveria estar nessa lista.

Leia a resenha de Riki-Oh: Toukatsu Jigoku.

 

Dead Leaves

Dead Leaves

Dead Leaves é um filme anime de 2004, que é notável por ser a estreia na direção de Hiroyuki Imaishi, que se tornaria marcado por seu estilo cartunesco, super distorcido, com cores berrantes e histórias absurdas.

Esse viria a ser o mesmo Imaishi de Gurren Lagann, Panty & Stocking with Garterbelt, na Gainax, e Kill la Kill e Space Patrol Luluco, já pelo Trigger, estúdio que ele fundou.

Em Dead Leaves, um homem e uma mulher despertam nus e sem memória em uma cidade qualquer. Depois de roubar roupas, comida, e de uma alucinada perseguição, acabam sendo enviados para Dead Leaves, um presídio na Lua, no qual experimentos estranhos são realizados.

Leia a resenha de Dead Leaves.

 

Nanbaka

Nanbaka

A ideia de uma prisão que disponha de toda sorte de luxos e confortos para seus prisioneiros pode parecer nonsense, mas ao misturar o cotidiano no complexo de segurança máxima Nanba com protagonistas para lá de peculiares Nanbaka apresenta uma forma divertida de fuga da prisão cujo apelo está na comédia em sua maior parte, mas sem abrir mão da seriedade e do companheirismo quando é necessário.

Abordar com irreverência o tema da fuga também é algo feito pela indicação seguinte.

Leia as primeiras impressões de Nanbaka.

 

Prison School

Prison School

Os únicos cinco garotos da escola são presos por tentarem espiar o banho feminino.

Eles não vão para uma prisão nem nada disso, seria ridículo demais, não seria? Ao invés, uma prisão improvisada é construída para eles no terreno da própria escola – assim eles podem continuar estudando, o que é muito importante! Suas carcereiras são as garotas do Conselho Estudantil, cuja presidente sempre foi contra o colégio deixar de ser apenas feminino porque sabia que algo assim iria acontecer se deixassem garotos entrarem lá.

Ok, e qual é a graça? Bom, toda ela. Os planos que os garotos fazem para dar escapulidas, enquanto tentam evitar serem descobertos e terem suas penas ampliadas, são insanos. Para ser razoável, os planos em si até que são bastante pé no chão, mas a quantidade de imprevistos que acontecem e a forma como reagem é pura insanidade!

 

Evil or Live

Evil or Live

Mais protagonistas adolescentes na prisão, mas dessa vez a comédia fica de lado, dando lugar ao drama com direito a uma gama de agressões físicas e psicológicas que ao invés de reabilitarem o dependente virtual o levam apenas a pensar na fuga.

Dependência virtual é um tema interessante e é uma pena que ele não seja abordado a fundo, mas em compensação a fuga da prisão é o que dá o ritmo dessa obra chinesa e justifica ela estar aqui. É um anime mais dark, como a próxima indicação.

Leia a resenha de Evil or Live.

 

Satsuriku no Tenshi

Satsuriku no Tenshi

Um dia Rachel Gardner acorda em uma prisão cheia de andares e pessoas desequilibradas e seu único desejo é a morte, mas não é qualquer pessoa que pode matá-la, apenas Isaac Foster, mais conhecido como Zakk, um assassino que a acompanha nessa jornada para sair do lugar enquanto desvendam os seus mistérios e descobrem mais sobre si mesmos.

Satsuriku no Tenshi, também conhecido como Angels of Death, é um thriller psicológico que dá a sensação de ser mais sério do que realmente é, mas nem por isso é uma escolha ruim. Agora se você está procurando um anime que vai mais a fundo no tema proposto o próximo é uma baita indicação.

Leia as primeiras impressões de Satsuriku no Tenshi.

 

The Promised Neverland

The Promised Neverland

Emma, Norman e Ray cresceram em um orfanato cheio de amor e recursos no qual tem uma infância dos sonhos de qualquer criança, mas o local possui um segredo aterrador que os força a buscarem a fuga em circunstâncias extremamente desfavoráveis.

The Promised Neverland, também chamado de Yakusoku no Neverland, é uma história de busca pela liberdade que nos faz torcer por crianças de pouco mais de 10 anos que enfrentam o sistema e a mentalidade que aprisiona mais que quaisquer limites físicos. O sucesso estelar da Shonen Jump teve anime agora em 2019 e não fez feio no quesito seriedade em comparação a obra que fecha essa lista.

Leia a resenha de The Promised Neverland.

 

Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin

Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin

Década de 1950, Japão pós-guerra, uma nação ainda lambendo as feridas da derrota, tentando se levantar com as próprias pernas ao mesmo tempo em que a maioria da população ainda tem queimado no fundo da retina os horrores da guerra.

Seis adolescentes são enviados para um reformatório, por coisas que variam de pequenos furtos e golpes praticados pelo órfão Noburo Maeda, o “Suppon” (tartaruga), ao espancamento do namorado violento de sua mãe, que é o caso de Tadayoshi Tooyama, o “Heitai” (soldado). São trancafiados na mesma cela que um sétimo garoto um pouco mais velho, Rokurouta Sakuragi.

Tratados como animais fora do reformatório e dentro dele, a primeira coisa que Mario Minakami faz, como toda fera acuada, é atacar. Os seis são espancados por Sakuragi, mas logo aprendem com ele a única coisa que pode permitir a eles transcender não apenas as barras de sua cela, mas os grilhões da sociedade selvagem que existe lá fora, bem como reclamar sua humanidade: a camaradagem incondicional entre os sete.

Leia a resenha de Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin.

 

E aí, curtiu as indicações? Se quiser ser X9 e indicar mais algum anime que remeta ao tema pode ficar à vontade, aqui no Anime21 você tem toda a liberdade para isso. Aliás, que aproveitemos com afinco a liberdade da qual dispomos, afinal, nunca se sabe quando podemos ser privados dela. Até mais ver!

 

Comentários